Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes de Oliveira, Cibele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833
Resumo: Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. 
id FEBAB-1_88b7a70d556a5b70652b9bbee7cf1e88
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/833
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SPServiço virtualBiblioteca universitáriaWhatsApp.Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1034-10431980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833/861Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes de Oliveira, Cibele2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/833Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
title Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
spellingShingle Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
Fernandes de Oliveira, Cibele
Serviço virtual
Biblioteca universitária
WhatsApp.
title_short Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
title_full Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
title_fullStr Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
title_full_unstemmed Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
title_sort Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
author Fernandes de Oliveira, Cibele
author_facet Fernandes de Oliveira, Cibele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes de Oliveira, Cibele
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço virtual
Biblioteca universitária
WhatsApp.
topic Serviço virtual
Biblioteca universitária
WhatsApp.
description Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833/861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1034-1043
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777194704896