Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833 |
Resumo: | Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. |
id |
FEBAB-1_88b7a70d556a5b70652b9bbee7cf1e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/833 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SPServiço virtualBiblioteca universitáriaWhatsApp.Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1034-10431980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833/861Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes de Oliveira, Cibele2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/833Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
title |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
spellingShingle |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP Fernandes de Oliveira, Cibele Serviço virtual Biblioteca universitária WhatsApp. |
title_short |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
title_full |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
title_fullStr |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
title_full_unstemmed |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
title_sort |
Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP |
author |
Fernandes de Oliveira, Cibele |
author_facet |
Fernandes de Oliveira, Cibele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes de Oliveira, Cibele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço virtual Biblioteca universitária WhatsApp. |
topic |
Serviço virtual Biblioteca universitária WhatsApp. |
description |
Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP decidiu implementar o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. É por meio do WhatsApp que divulgamos nossos serviços e atividades culturais, respondemos sobre dúvidas, realizamos cobrança dos materiais em atraso e, como carro chefe: avisamos quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca. Atualmente o gerenciamento é realizado por dois funcionários que, diariamente, estão on-line no horário de funcionamento da Biblioteca. O serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento. A popularização deste serviço aproximou os usuários da Biblioteca, afinal, em poucos minutos, enviamos uma resposta às suas perguntas, além de eles poderem acompanhar o que acontece no setor, como a aquisição de novos títulos e as atividades culturais. Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no próximo semestre, iniciaremos o serviço de WhatsApp com um novo número para a outra Biblioteca da Instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/833/861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cibele Fernandes de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1034-1043 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777194704896 |