O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriana Maria de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457
Resumo: O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.
id FEBAB-1_dccc8ad4ce8ada82004063bb1796e307
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/457
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informaçãoCoaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 12 n. 2 (2016); 91-1121980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457/548Copyright (c) 2016 Adriana Maria de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriana Maria de2016-12-28T11:48:42Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/457Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2016-12-28T11:48:42RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
title O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
spellingShingle O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
Souza, Adriana Maria de
Coaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.
title_short O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
title_full O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
title_fullStr O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
title_full_unstemmed O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
title_sort O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação
author Souza, Adriana Maria de
author_facet Souza, Adriana Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriana Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Coaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.
topic Coaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.
description O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457/548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana Maria de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana Maria de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 12 n. 2 (2016); 91-112
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319776305512448