Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12929
Resumo: As organizações, perante um contexto cada vez mais turbulento, instável e competitivo, têm, para fazer face aos desafios e pressões externas, recorrido a acções capazes de ajudar e orientar as suas estratégias, no que diz respeito à gestão dos seus recursos humanos, já que a instabilidade é tida como a regra do mercado, em geral. Práticas como a mentoria e outras práticas relacionadas com a mentoria, como sejam a supervisão, a tutoria, o coaching e o aconselhamento (counseling) têm sido utilizadas como apoio ao processo de transferência de conhecimentos e informação no meio empresarial e no académico, fazendo-se através daquele que orienta para o que é orientado. Neste trabalho definimos os conceitos, verificamos que alguns autores divergem quanto aos seus limites, constatamos que existe uma nova prática em mentoria, a efectuada via electrónica, cada vez mais utilizada, mas pouco, ou nada, explorada no que se refere às diferenças entre a formal e a informal. Debruçamo-nos nas figuras do orientador e do orientando em contexto académico, não no sentido de analisar o tipo de instrumento utilizado na relação, mas sim investigar as práticas utilizadas na gestão da relação entre ambos, que desafios se lhes deparam, de que forma conseguem alcançar as metas a que se propõem. Desta forma, que lições podemos tirar da prática da relação académica que possam ser aplicadas na mentoria nas empresas. Este estudo é composto pela introdução, o enquadramento teórico da problemática, englobando a revisão da literatura sobre o conceito mentoria e conceitos relacionados - tais como supervisão, coaching, tutoria e aconselhamento (counseling) - a metodologia aplicada, análise e discussão dos dados, resultados obtidos e conclusões. A nossa abordagem foi qualitativa, exploratória, sendo a recolha de dados feita por entrevista, escolha de conveniência, e a análise de dados através da Grounded Theory.
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