Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a). |
id |
FEBAB-1_e0cf80df11097e70df181eaaa5869700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1699 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemiaBiblioteca escolarMediação da leituraCovid-19.Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a).Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 (2022); 1-241980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699/1348Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Raquel do RosárioSousa, Ana Claudia Medeiros deBortolin, Sueli2022-12-23T17:21:21Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1699Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-12-23T17:21:21RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia Santos, Raquel do Rosário Biblioteca escolar Mediação da leitura Covid-19. |
title_short |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_full |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_sort |
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia |
author |
Santos, Raquel do Rosário |
author_facet |
Santos, Raquel do Rosário Sousa, Ana Claudia Medeiros de Bortolin, Sueli |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Ana Claudia Medeiros de Bortolin, Sueli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel do Rosário Sousa, Ana Claudia Medeiros de Bortolin, Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Mediação da leitura Covid-19. |
topic |
Biblioteca escolar Mediação da leitura Covid-19. |
description |
Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699/1348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 (2022); 1-24 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1820240354276802560 |