Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Thiago Giordano de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Vanusa Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624
Resumo: Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas.  Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.  
id FEBAB-1_e8cabc3dc2e909c7334f6d9ae1f766ee
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Protagonismo no ensino de competência em informação no AmazonasCompetência em InformaçãoCompetência em Informação InstrumentalProtagonismo LocalEnsino SuperiorFerramentas para Ensino.Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas.  Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.  Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-171980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624/1300Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Thiago Giordano de SouzaBorges, Vanusa Jardim2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
title Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
spellingShingle Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
Siqueira, Thiago Giordano de Souza
Competência em Informação
Competência em Informação Instrumental
Protagonismo Local
Ensino Superior
Ferramentas para Ensino.
title_short Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
title_full Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
title_fullStr Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
title_full_unstemmed Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
title_sort Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
author Siqueira, Thiago Giordano de Souza
author_facet Siqueira, Thiago Giordano de Souza
Borges, Vanusa Jardim
author_role author
author2 Borges, Vanusa Jardim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Thiago Giordano de Souza
Borges, Vanusa Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação
Competência em Informação Instrumental
Protagonismo Local
Ensino Superior
Ferramentas para Ensino.
topic Competência em Informação
Competência em Informação Instrumental
Protagonismo Local
Ensino Superior
Ferramentas para Ensino.
description Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas.  Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624/1300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-17
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319779925196800