Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624 |
Resumo: | Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina. |
id |
FEBAB-1_e8cabc3dc2e909c7334f6d9ae1f766ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Protagonismo no ensino de competência em informação no AmazonasCompetência em InformaçãoCompetência em Informação InstrumentalProtagonismo LocalEnsino SuperiorFerramentas para Ensino.Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-171980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624/1300Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Thiago Giordano de SouzaBorges, Vanusa Jardim2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
title |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
spellingShingle |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas Siqueira, Thiago Giordano de Souza Competência em Informação Competência em Informação Instrumental Protagonismo Local Ensino Superior Ferramentas para Ensino. |
title_short |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
title_full |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
title_fullStr |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
title_full_unstemmed |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
title_sort |
Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas |
author |
Siqueira, Thiago Giordano de Souza |
author_facet |
Siqueira, Thiago Giordano de Souza Borges, Vanusa Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Vanusa Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Thiago Giordano de Souza Borges, Vanusa Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação Competência em Informação Instrumental Protagonismo Local Ensino Superior Ferramentas para Ensino. |
topic |
Competência em Informação Competência em Informação Instrumental Protagonismo Local Ensino Superior Ferramentas para Ensino. |
description |
Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624/1300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-17 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319779925196800 |