Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601 |
Resumo: | Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social. |
id |
UFMG-2_6b6998b1a24636eeeb772a6e90ff73e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22601 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo socialCompetência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa participante, técnica de análise de conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 4-24Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 4-24Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-241981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Giovanna GuedesVarela, Aida VarelaFreire, Isa Maria2020-06-26T12:18:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22601Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:18:38Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
title |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
spellingShingle |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social Farias, Maria Giovanna Guedes Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento. |
title_short |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
title_full |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
title_fullStr |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
title_full_unstemmed |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
title_sort |
Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social |
author |
Farias, Maria Giovanna Guedes |
author_facet |
Farias, Maria Giovanna Guedes Varela, Aida Varela Freire, Isa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Varela, Aida Varela Freire, Isa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Maria Giovanna Guedes Varela, Aida Varela Freire, Isa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento. |
topic |
Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento. |
description |
Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa participante, técnica de análise de conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 4-24 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 4-24 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-24 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080289665024 |