Competência em informação e as diferentes gerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658 |
Resumo: | A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades. |
id |
FEBAB-1_eaf28c9c205db2b84c57d9ae86865bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1658 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação e as diferentes geraçõescompetência em informaçãoformação para a competência em informaçãoGeraçõesA competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658/1277Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Aurea Celeste Pires deAlcará, Adriana Rosecler2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1658Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação e as diferentes gerações |
title |
Competência em informação e as diferentes gerações |
spellingShingle |
Competência em informação e as diferentes gerações Souza, Aurea Celeste Pires de competência em informação formação para a competência em informação Gerações |
title_short |
Competência em informação e as diferentes gerações |
title_full |
Competência em informação e as diferentes gerações |
title_fullStr |
Competência em informação e as diferentes gerações |
title_full_unstemmed |
Competência em informação e as diferentes gerações |
title_sort |
Competência em informação e as diferentes gerações |
author |
Souza, Aurea Celeste Pires de |
author_facet |
Souza, Aurea Celeste Pires de Alcará, Adriana Rosecler |
author_role |
author |
author2 |
Alcará, Adriana Rosecler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Aurea Celeste Pires de Alcará, Adriana Rosecler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência em informação formação para a competência em informação Gerações |
topic |
competência em informação formação para a competência em informação Gerações |
description |
A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658/1277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780066754560 |