Competência em informação e as diferentes gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aurea Celeste Pires de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alcará, Adriana Rosecler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658
Resumo: A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.
id FEBAB-1_eaf28c9c205db2b84c57d9ae86865bc1
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1658
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Competência em informação e as diferentes geraçõescompetência em informaçãoformação para a competência em informaçãoGeraçõesA competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658/1277Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Aurea Celeste Pires deAlcará, Adriana Rosecler2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1658Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação e as diferentes gerações
title Competência em informação e as diferentes gerações
spellingShingle Competência em informação e as diferentes gerações
Souza, Aurea Celeste Pires de
competência em informação
formação para a competência em informação
Gerações
title_short Competência em informação e as diferentes gerações
title_full Competência em informação e as diferentes gerações
title_fullStr Competência em informação e as diferentes gerações
title_full_unstemmed Competência em informação e as diferentes gerações
title_sort Competência em informação e as diferentes gerações
author Souza, Aurea Celeste Pires de
author_facet Souza, Aurea Celeste Pires de
Alcará, Adriana Rosecler
author_role author
author2 Alcará, Adriana Rosecler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Aurea Celeste Pires de
Alcará, Adriana Rosecler
dc.subject.por.fl_str_mv competência em informação
formação para a competência em informação
Gerações
topic competência em informação
formação para a competência em informação
Gerações
description A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658/1277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780066754560