Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Daniele de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sabbag, Deise Maria Antonio, Galdino, Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942
Resumo: Apresenta e contextualiza historicamente fandoms e fanfictions. Foram utilizados os conceitos cunhados por Jenkins (2009) e Levy (1998), respectivamente: convergência de mídia, cultura participativa e inteligência coletiva, que formam o tripé do trabalho colaborativo, fenômeno que possibilita as atividades do Fandom. Sob a perspectiva do trabalho colaborativo, coloca-os como uma alternativa para biblioteca e para seus profissionais. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou compreender o universo dos fãs e as atividades inerentes a ele, relacionando-o com a Ciência da informação. Tendo como base teórica a obra de Foucault (1969) “O que é um autor?” questiona-se a noção de autoria a partir de seu conceito “função-autor”. A partir de aplicação de questionário, caracterizou-se os escritores, usuários e o sistema de classificação do site de fanfictions Nyah!. Por fim, buscou fazer um mapeamento das oportunidades e desafios que as comunidades de fãs representam ao profissional da informação. Conclui-se que os fandoms, no contexto da biblioteca, tem o potencial de integrar pessoas, de aproximar a comunidade, de fazer a população se reconhecer nesse ambiente e explorá-lo ao máximo. As fanfictions representam um ótimo caminho para introduzir a comunidade de fãs na biblioteca. Cabe ao bibliotecário, como mediador desses espaços, estar atento às novas tendências e práticas para as bibliotecas do futuro.
id FEBAB-1_fe44d9c0da15c2de335af5a38a247a62
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/942
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informaçãoCultura da convergênciaFanfictionsFandomsFunção-autorBibliotecas.Apresenta e contextualiza historicamente fandoms e fanfictions. Foram utilizados os conceitos cunhados por Jenkins (2009) e Levy (1998), respectivamente: convergência de mídia, cultura participativa e inteligência coletiva, que formam o tripé do trabalho colaborativo, fenômeno que possibilita as atividades do Fandom. Sob a perspectiva do trabalho colaborativo, coloca-os como uma alternativa para biblioteca e para seus profissionais. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou compreender o universo dos fãs e as atividades inerentes a ele, relacionando-o com a Ciência da informação. Tendo como base teórica a obra de Foucault (1969) “O que é um autor?” questiona-se a noção de autoria a partir de seu conceito “função-autor”. A partir de aplicação de questionário, caracterizou-se os escritores, usuários e o sistema de classificação do site de fanfictions Nyah!. Por fim, buscou fazer um mapeamento das oportunidades e desafios que as comunidades de fãs representam ao profissional da informação. Conclui-se que os fandoms, no contexto da biblioteca, tem o potencial de integrar pessoas, de aproximar a comunidade, de fazer a população se reconhecer nesse ambiente e explorá-lo ao máximo. As fanfictions representam um ótimo caminho para introduzir a comunidade de fãs na biblioteca. Cabe ao bibliotecário, como mediador desses espaços, estar atento às novas tendências e práticas para as bibliotecas do futuro.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1255-12741980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942/875Copyright (c) 2017 Bruna Daniele de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna Daniele de OliveiraSabbag, Deise Maria AntonioGaldino, Rejane2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/942Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
title Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
spellingShingle Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
Silva, Bruna Daniele de Oliveira
Cultura da convergência
Fanfictions
Fandoms
Função-autor
Bibliotecas.
title_short Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
title_full Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
title_fullStr Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
title_full_unstemmed Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
title_sort Fandoms e Fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação
author Silva, Bruna Daniele de Oliveira
author_facet Silva, Bruna Daniele de Oliveira
Sabbag, Deise Maria Antonio
Galdino, Rejane
author_role author
author2 Sabbag, Deise Maria Antonio
Galdino, Rejane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Daniele de Oliveira
Sabbag, Deise Maria Antonio
Galdino, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da convergência
Fanfictions
Fandoms
Função-autor
Bibliotecas.
topic Cultura da convergência
Fanfictions
Fandoms
Função-autor
Bibliotecas.
description Apresenta e contextualiza historicamente fandoms e fanfictions. Foram utilizados os conceitos cunhados por Jenkins (2009) e Levy (1998), respectivamente: convergência de mídia, cultura participativa e inteligência coletiva, que formam o tripé do trabalho colaborativo, fenômeno que possibilita as atividades do Fandom. Sob a perspectiva do trabalho colaborativo, coloca-os como uma alternativa para biblioteca e para seus profissionais. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou compreender o universo dos fãs e as atividades inerentes a ele, relacionando-o com a Ciência da informação. Tendo como base teórica a obra de Foucault (1969) “O que é um autor?” questiona-se a noção de autoria a partir de seu conceito “função-autor”. A partir de aplicação de questionário, caracterizou-se os escritores, usuários e o sistema de classificação do site de fanfictions Nyah!. Por fim, buscou fazer um mapeamento das oportunidades e desafios que as comunidades de fãs representam ao profissional da informação. Conclui-se que os fandoms, no contexto da biblioteca, tem o potencial de integrar pessoas, de aproximar a comunidade, de fazer a população se reconhecer nesse ambiente e explorá-lo ao máximo. As fanfictions representam um ótimo caminho para introduzir a comunidade de fãs na biblioteca. Cabe ao bibliotecário, como mediador desses espaços, estar atento às novas tendências e práticas para as bibliotecas do futuro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Bruna Daniele de Oliveira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Bruna Daniele de Oliveira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1255-1274
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777629863936