Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Anísio Alves de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089
Resumo: Este trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
id FECAP-0_030474f832625e8da2b99af8d3189ffa
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/1089
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresasPreços - Determinação - Pequenas e médias empresasCustoPricesCostCIÊNCIAS CONTÁBEISEste trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.This work seeks to contribute to expanding and differentiating the understanding of the setting of sales prices for products and services in companies, regardless of their size, the nature of their products or the economic sector in which they operate. Given this context, the study's main objective is to analyze and verify the relationship between costing methods and price formation of small and medium-sized companies, in view of the competitive environment resulting from the intensification of market globalization and constant technological changes. Therefore, this work initially addresses the main market aspects and relevant tax aspects incident on the sales prices of goods and services. It then performs an analysis of costing methods and pricing models, which can guide the price manager in his decisions and help companies achieve their different objectives such as: keeping and attracting customers, maintaining long-term growth term, develop new customers, maximize profits and beat the competition. In order to contribute to a better understanding of costing methods and pricing practices used in small and medium-sized companies, in chapter 6, a field research was developed based on the primary sources of the field research works of the students of the USP - University of São Paulo, Faculty of Economics, Administration and Accounting.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1ROBLES JR., Anísio Alves de.MIYABARA, WalterFERNANDES, Francisco CarlosMEDEIROS, Anísio Alves de2023-09-11T14:10:03Z2023-09-112023-09-11T14:10:03Z2003-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089porMEDEIROS, Anísio Alves de. Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas. 2003. 173 f. Dissertação (mestrado) -Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Controladoria e Contabilidade Estratégica, São Paulo, 2003.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-11T19:55:37Zoai:tede.fecap.br:123456789/1089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-11T19:55:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
title Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
spellingShingle Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
MEDEIROS, Anísio Alves de
Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas
Custo
Prices
Cost
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
title_full Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
title_fullStr Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
title_full_unstemmed Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
title_sort Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
author MEDEIROS, Anísio Alves de
author_facet MEDEIROS, Anísio Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBLES JR., Anísio Alves de
.
MIYABARA, Walter
FERNANDES, Francisco Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Anísio Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas
Custo
Prices
Cost
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas
Custo
Prices
Cost
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Este trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-08
2023-09-11T14:10:03Z
2023-09-11
2023-09-11T14:10:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MEDEIROS, Anísio Alves de. Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas. 2003. 173 f. Dissertação (mestrado) -Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Controladoria e Contabilidade Estratégica, São Paulo, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327808147456