Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terribili Filho, Armando
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas.
id FECAP-0_09223598bf8ecdde11f81057220280c6
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/297
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresasBusiness management - Study and teaching (Higher)Motivation in educationAdministração - Estudo e ensino (Superior)Motivação na educaçãoADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASA presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas.the porposal of this research was identify and condut an assessment of general aspects (not directly related with diploma nor knowledge) that can impact the motivation of the studentes of a college nightly course in to go to the school, based in a research madewich 244 Business Administration nightly course studentes. Those students from a private school, located in North zone of Sao Paulo City were in 2°, 3° and 5° semesters level. In order to conduct this research, an instrument was created and validated. Four sections compose this instrument: the student (atributes), in the school way (transportation, distance and time spent to arrive there), the school (infrastructure items) and in the school (relationships with teachers, colleagues and school employees). The research results made evident that besides motivational reasons of students attendancerelated with quality of teachers and pedagogical methods applied, there are other motivational reasons for those students that can be categorized in there different areas: (1) external school aspects (location, ways of transportation, traffic, and infrastructure and safety in the neighbourhood where the school is located), (2) infrastructure school aspect (laboratories, library, sport and other facilities, cleanness and features of classroom) and (3) social aspects (integration with other students and integration with teachers), making the environmental cliamte school. It's possible conclude analysing the data of this research that: State (responsible for public safety, public transportation and cities traffic management); the School Manager (responsible for to create and to maintain the school infrastructure: library, laboratories, make available services to students and school physical features); and the Teacher (relationship with the student) have responsabilities that impact the student motivation in to go to the school and to attend classes. Those responsabilities transcend the efficient use of pedagogical concepts and learning techniques.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Rocha, Ricardo Luis de Azevedo daCPF:59585439700http://lattes.cnpq.br/5660360751410581Godoy, Arilda SchmidtCPF:57549737800http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Terribili Filho, Armando2015-12-03T18:32:51Z2010-06-262002-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:13:08Zoai:tede.fecap.br:tede/297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
title Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
spellingShingle Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
Terribili Filho, Armando
Business management - Study and teaching (Higher)
Motivation in education
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Motivação na educação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
title_full Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
title_fullStr Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
title_full_unstemmed Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
title_sort Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
author Terribili Filho, Armando
author_facet Terribili Filho, Armando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da
CPF:59585439700
http://lattes.cnpq.br/5660360751410581
Godoy, Arilda Schmidt
CPF:57549737800
http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.author.fl_str_mv Terribili Filho, Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Business management - Study and teaching (Higher)
Motivation in education
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Motivação na educação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Business management - Study and teaching (Higher)
Motivation in education
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Motivação na educação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description A presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-27
2010-06-26
2015-12-03T18:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297
identifier_str_mv TERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329310756864