Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas. |
id |
FECAP-0_09223598bf8ecdde11f81057220280c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/297 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresasBusiness management - Study and teaching (Higher)Motivation in educationAdministração - Estudo e ensino (Superior)Motivação na educaçãoADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASA presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas.the porposal of this research was identify and condut an assessment of general aspects (not directly related with diploma nor knowledge) that can impact the motivation of the studentes of a college nightly course in to go to the school, based in a research madewich 244 Business Administration nightly course studentes. Those students from a private school, located in North zone of Sao Paulo City were in 2°, 3° and 5° semesters level. In order to conduct this research, an instrument was created and validated. Four sections compose this instrument: the student (atributes), in the school way (transportation, distance and time spent to arrive there), the school (infrastructure items) and in the school (relationships with teachers, colleagues and school employees). The research results made evident that besides motivational reasons of students attendancerelated with quality of teachers and pedagogical methods applied, there are other motivational reasons for those students that can be categorized in there different areas: (1) external school aspects (location, ways of transportation, traffic, and infrastructure and safety in the neighbourhood where the school is located), (2) infrastructure school aspect (laboratories, library, sport and other facilities, cleanness and features of classroom) and (3) social aspects (integration with other students and integration with teachers), making the environmental cliamte school. It's possible conclude analysing the data of this research that: State (responsible for public safety, public transportation and cities traffic management); the School Manager (responsible for to create and to maintain the school infrastructure: library, laboratories, make available services to students and school physical features); and the Teacher (relationship with the student) have responsabilities that impact the student motivation in to go to the school and to attend classes. Those responsabilities transcend the efficient use of pedagogical concepts and learning techniques.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Rocha, Ricardo Luis de Azevedo daCPF:59585439700http://lattes.cnpq.br/5660360751410581Godoy, Arilda SchmidtCPF:57549737800http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Terribili Filho, Armando2015-12-03T18:32:51Z2010-06-262002-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:13:08Zoai:tede.fecap.br:tede/297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
title |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
spellingShingle |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas Terribili Filho, Armando Business management - Study and teaching (Higher) Motivation in education Administração - Estudo e ensino (Superior) Motivação na educação ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
title_full |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
title_fullStr |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
title_sort |
Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas |
author |
Terribili Filho, Armando |
author_facet |
Terribili Filho, Armando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da CPF:87300176887 http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da CPF:59585439700 http://lattes.cnpq.br/5660360751410581 Godoy, Arilda Schmidt CPF:57549737800 http://lattes.cnpq.br/8335648990336274 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terribili Filho, Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business management - Study and teaching (Higher) Motivation in education Administração - Estudo e ensino (Superior) Motivação na educação ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Business management - Study and teaching (Higher) Motivation in education Administração - Estudo e ensino (Superior) Motivação na educação ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-11-27 2010-06-26 2015-12-03T18:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297 |
identifier_str_mv |
TERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850329310756864 |