Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carboni, Irenice de Fátima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente.
id FECAP-0_fb5ab23ac72d6c0a4a233306f72b22b8
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/298
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São PauloBusiness management - Study and teaching (Higher)Informatics - Study and teaching (Higher)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)Informática - Estudo e ensino (Superior)ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente.The objective of this work is to do a comparison of the programs of the discipline informatics of the graduation courses in administration of the higher education institutions of the city of São Paulo, trying to identify the differences and likeness among the programs of the institutions, the likeness and differences separating institutions for the evaluation of the National Exam of Courses/2000 and between the higher education institutions and the Law of Guidelines and Bases n. 9.394, the Guidelines curricula of the graduation courses in administration of the Ministry of the Education and of the National Exam of Course, Basic Bibliography and Essential Bibliography for the graduation courses in Administration. Starting from the bibliographical research we told the history of the higher education and of graduation in administration in Brazil, where we told the main moments of the Brazilian superior education and of administration. We still told the period that embraces Law of Guidelines and Bases n. 9.394 and the indexes that show the evolution of the Brazilian superior education and of the administration higher education. Showing its tendencies and perspectives. We still commented the importance of the informatics discipline for the administration teaching. Of the forty eight institutions that participated of the National Exam of Courses/2000, eighteen institutions they agreed in giving copy of its program for this study. Of those, fifteen only possessed the informatics discipline. We proceeded the comparative analysis of the programs of the institutions in agreement with the following aspects: comparison of the denominations, period in that is happens, hourly and percentile load relative of the hours/class with the total of the course, comparison of the objectives, comparison of the contentes, comparison of the objectives with the presented content, strategies and teaching maids' methodologies, approaches of the students' evaluation, used basic bibliography and works among disciplines evidence. The results of this research indicate several similar and different aspects to each other and with relationship the current legislation and other documents. Finally we made suggestion of a form program to avoid contradictions in relation to effective legislationFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Rocha, Ricardo Luis de Azevedo daCPF:59585439700http://lattes.cnpq.br/5660360751410581Nunes, Rogério da SilvaCPF:29618428087http://lattes.cnpq.br/5028652040342131Carboni, Irenice de Fátima2015-12-03T18:32:51Z2010-06-262002-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:09:42Zoai:tede.fecap.br:tede/298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:09:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
title Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
spellingShingle Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
Carboni, Irenice de Fátima
Business management - Study and teaching (Higher)
Informatics - Study and teaching (Higher)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Informática - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
title_full Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
title_fullStr Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
title_sort Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
author Carboni, Irenice de Fátima
author_facet Carboni, Irenice de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da
CPF:59585439700
http://lattes.cnpq.br/5660360751410581
Nunes, Rogério da Silva
CPF:29618428087
http://lattes.cnpq.br/5028652040342131
dc.contributor.author.fl_str_mv Carboni, Irenice de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Business management - Study and teaching (Higher)
Informatics - Study and teaching (Higher)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Informática - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Business management - Study and teaching (Higher)
Informatics - Study and teaching (Higher)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Informática - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-22
2010-06-26
2015-12-03T18:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298
identifier_str_mv CARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328591433728