Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente. |
id |
FECAP-0_fb5ab23ac72d6c0a4a233306f72b22b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/298 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São PauloBusiness management - Study and teaching (Higher)Informatics - Study and teaching (Higher)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)Informática - Estudo e ensino (Superior)ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente.The objective of this work is to do a comparison of the programs of the discipline informatics of the graduation courses in administration of the higher education institutions of the city of São Paulo, trying to identify the differences and likeness among the programs of the institutions, the likeness and differences separating institutions for the evaluation of the National Exam of Courses/2000 and between the higher education institutions and the Law of Guidelines and Bases n. 9.394, the Guidelines curricula of the graduation courses in administration of the Ministry of the Education and of the National Exam of Course, Basic Bibliography and Essential Bibliography for the graduation courses in Administration. Starting from the bibliographical research we told the history of the higher education and of graduation in administration in Brazil, where we told the main moments of the Brazilian superior education and of administration. We still told the period that embraces Law of Guidelines and Bases n. 9.394 and the indexes that show the evolution of the Brazilian superior education and of the administration higher education. Showing its tendencies and perspectives. We still commented the importance of the informatics discipline for the administration teaching. Of the forty eight institutions that participated of the National Exam of Courses/2000, eighteen institutions they agreed in giving copy of its program for this study. Of those, fifteen only possessed the informatics discipline. We proceeded the comparative analysis of the programs of the institutions in agreement with the following aspects: comparison of the denominations, period in that is happens, hourly and percentile load relative of the hours/class with the total of the course, comparison of the objectives, comparison of the contentes, comparison of the objectives with the presented content, strategies and teaching maids' methodologies, approaches of the students' evaluation, used basic bibliography and works among disciplines evidence. The results of this research indicate several similar and different aspects to each other and with relationship the current legislation and other documents. Finally we made suggestion of a form program to avoid contradictions in relation to effective legislationFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Rocha, Ricardo Luis de Azevedo daCPF:59585439700http://lattes.cnpq.br/5660360751410581Nunes, Rogério da SilvaCPF:29618428087http://lattes.cnpq.br/5028652040342131Carboni, Irenice de Fátima2015-12-03T18:32:51Z2010-06-262002-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:09:42Zoai:tede.fecap.br:tede/298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:09:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
title |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo Carboni, Irenice de Fátima Business management - Study and teaching (Higher) Informatics - Study and teaching (Higher) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Informática - Estudo e ensino (Superior) ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
title_full |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
title_sort |
Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo |
author |
Carboni, Irenice de Fátima |
author_facet |
Carboni, Irenice de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da CPF:87300176887 http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da CPF:59585439700 http://lattes.cnpq.br/5660360751410581 Nunes, Rogério da Silva CPF:29618428087 http://lattes.cnpq.br/5028652040342131 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carboni, Irenice de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business management - Study and teaching (Higher) Informatics - Study and teaching (Higher) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Informática - Estudo e ensino (Superior) ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Business management - Study and teaching (Higher) Informatics - Study and teaching (Higher) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Informática - Estudo e ensino (Superior) ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-22 2010-06-26 2015-12-03T18:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298 |
identifier_str_mv |
CARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328591433728 |