Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Vanderley Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469
Resumo: Notadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas.
id FECAP-0_13db7a8e67fdfc3fd44b18f5fae52663
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/469
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e AraçatubaAccounting - Study and teaching (Higher)Management - Study and teaching (Higher)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISNotadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas.Notably, the current market is increasingly competitive and that requires more skilled professionals; therefore, some important aspects should be explored in the training of these professionals so that they can develop what is expected of them. So, the general objective of this research was to identify and evaluate the educational content of Accounting in Business courses in the micro-region of Araçatuba and Birigui, stressing that this is an excellent tool to aid in decision-making processes. The teaching conditions were analyzed and the perceptions of teachers who teach Accounting subjects were obtained, as well as the perception of the coordinators of the courses of Business Administration. Techniques were applied to literature, documentation, content analysis to evaluate the teaching plans of each accounting discipline, in addition to descriptive statistics, combined with cluster analysis and multidimensional scaling for data collected with questionnaires. The analysis of the programs revealed that the two micro-regions have a very similar curricular grid and structure in the teaching plans, with good variation in teaching strategies, a variety of evaluation criteria and emphasis on certain content groups. In the perception of the respondents there is a higher turnover of the coordinators, who have quite a few years' experience in higher teaching. On the other hand, most of the teachers said they that they know the pedagogical project of the IES they teach and all exercise another professional activity. In the assertions, all of the interviews agreed that the professional experience of the teacher contributes to update programs and that the contents of the courses are related to the objectives of the course of Business Administration and are important for the future Administrator. Most of them further agree that the provision of Accounting disciplines reveals an alternative in the profession performance for the future Administrator and students identify the integration of Accounting disciplines with other disciplines of the course.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Rocco Junior, Ary JoséCPF:00005547030http://lattes.cnpq.br/6368172108000961Santos, Neusa Maria Bastos FernandesCPF:85937819853http://lattes.cnpq.br/8447239091986129Guerra, Vanderley Rodrigues2015-12-03T18:35:15Z2011-02-152010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:31Zoai:tede.fecap.br:tede/469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
title Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
spellingShingle Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
Guerra, Vanderley Rodrigues
Accounting - Study and teaching (Higher)
Management - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
title_full Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
title_fullStr Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
title_full_unstemmed Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
title_sort Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
author Guerra, Vanderley Rodrigues
author_facet Guerra, Vanderley Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Rocco Junior, Ary José
CPF:00005547030
http://lattes.cnpq.br/6368172108000961
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
CPF:85937819853
http://lattes.cnpq.br/8447239091986129
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Vanderley Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting - Study and teaching (Higher)
Management - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting - Study and teaching (Higher)
Management - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Notadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
2011-02-15
2015-12-03T18:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469
identifier_str_mv GUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329203802112