Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469 |
Resumo: | Notadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas. |
id |
FECAP-0_13db7a8e67fdfc3fd44b18f5fae52663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/469 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e AraçatubaAccounting - Study and teaching (Higher)Management - Study and teaching (Higher)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISNotadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas.Notably, the current market is increasingly competitive and that requires more skilled professionals; therefore, some important aspects should be explored in the training of these professionals so that they can develop what is expected of them. So, the general objective of this research was to identify and evaluate the educational content of Accounting in Business courses in the micro-region of Araçatuba and Birigui, stressing that this is an excellent tool to aid in decision-making processes. The teaching conditions were analyzed and the perceptions of teachers who teach Accounting subjects were obtained, as well as the perception of the coordinators of the courses of Business Administration. Techniques were applied to literature, documentation, content analysis to evaluate the teaching plans of each accounting discipline, in addition to descriptive statistics, combined with cluster analysis and multidimensional scaling for data collected with questionnaires. The analysis of the programs revealed that the two micro-regions have a very similar curricular grid and structure in the teaching plans, with good variation in teaching strategies, a variety of evaluation criteria and emphasis on certain content groups. In the perception of the respondents there is a higher turnover of the coordinators, who have quite a few years' experience in higher teaching. On the other hand, most of the teachers said they that they know the pedagogical project of the IES they teach and all exercise another professional activity. In the assertions, all of the interviews agreed that the professional experience of the teacher contributes to update programs and that the contents of the courses are related to the objectives of the course of Business Administration and are important for the future Administrator. Most of them further agree that the provision of Accounting disciplines reveals an alternative in the profession performance for the future Administrator and students identify the integration of Accounting disciplines with other disciplines of the course.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Rocco Junior, Ary JoséCPF:00005547030http://lattes.cnpq.br/6368172108000961Santos, Neusa Maria Bastos FernandesCPF:85937819853http://lattes.cnpq.br/8447239091986129Guerra, Vanderley Rodrigues2015-12-03T18:35:15Z2011-02-152010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:31Zoai:tede.fecap.br:tede/469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
title |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
spellingShingle |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba Guerra, Vanderley Rodrigues Accounting - Study and teaching (Higher) Management - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
title_full |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
title_fullStr |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
title_full_unstemmed |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
title_sort |
Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba |
author |
Guerra, Vanderley Rodrigues |
author_facet |
Guerra, Vanderley Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo CPF:01402220812 http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 Rocco Junior, Ary José CPF:00005547030 http://lattes.cnpq.br/6368172108000961 Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes CPF:85937819853 http://lattes.cnpq.br/8447239091986129 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Vanderley Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting - Study and teaching (Higher) Management - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Accounting - Study and teaching (Higher) Management - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Notadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 2011-02-15 2015-12-03T18:35:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850329203802112 |