Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/975 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi avaliar os discentes do curso de Administração de Empresas das cidades de Mogi Mirim e São João da Boa Vista, na região da Baixa Mogiana, Estado de São Paulo, sobre a percepção que esses estudantes possuem a respeito da importância das disciplinas contábeis para sua profissão. A pesquisa foi motivada pela importância desses conteúdos no contexto administrativo, uma vez que a contabilidade é um dos instrumentos mais utilizados para subsidiar a administração das empresas, e pelo fato de que os administradores precisam ter adequada compreensão do processo contábil e de seus efeitos. A amostra pesquisada é composta por alunos de três instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Administração de Empresas na região pesquisada. As instituições foram selecionadas em função da importância e do reconhecimento que o Curso de Administração tem para essa região. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado e aplicado um questionário, composto de duas partes: uma que procurou caracterizar o perfil da amostra, e outra que continha assertivas, no formato de Escala de Likert. Os aspectos que se quis avaliar na percepção dos alunos foram: utilidade e expectativas, conteúdo, carga horária, estratégias de ensino, atuação dos docentes e condições de oferta dos cursos. A pesquisa é exploratória e de campo, e os dados obtidos foram tratados pela Estatística Descritiva, complementada pela Classificação e Regressão por Árvore - Método de Chaid. Também foi usada a Estatística Inferencial, por meio das técnicas de Análise de Correspondência, Análise de Componentes Principais e Análise de Concordância. Pela análise dos resultados percebeu-se que os alunos reconhecem a importância da Contabilidade para sua profissão, e acreditam que ela é útil. Entretanto, os discentes salientaram a necessidade de estudarem de forma mais prática a Contabilidade em sala de aula. |
id |
FECAP-0_b73213165c01bd60faee1e288d4d7238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/975 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi MirimContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Administração de empresas - estudo e ensino (Superior) - BrasilAccountancy - Study and teaching (Higher)Business administration - Study and teaching (Higher) - BrazilCIÊNCIAS CONTÁBEISO objetivo desta pesquisa foi avaliar os discentes do curso de Administração de Empresas das cidades de Mogi Mirim e São João da Boa Vista, na região da Baixa Mogiana, Estado de São Paulo, sobre a percepção que esses estudantes possuem a respeito da importância das disciplinas contábeis para sua profissão. A pesquisa foi motivada pela importância desses conteúdos no contexto administrativo, uma vez que a contabilidade é um dos instrumentos mais utilizados para subsidiar a administração das empresas, e pelo fato de que os administradores precisam ter adequada compreensão do processo contábil e de seus efeitos. A amostra pesquisada é composta por alunos de três instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Administração de Empresas na região pesquisada. As instituições foram selecionadas em função da importância e do reconhecimento que o Curso de Administração tem para essa região. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado e aplicado um questionário, composto de duas partes: uma que procurou caracterizar o perfil da amostra, e outra que continha assertivas, no formato de Escala de Likert. Os aspectos que se quis avaliar na percepção dos alunos foram: utilidade e expectativas, conteúdo, carga horária, estratégias de ensino, atuação dos docentes e condições de oferta dos cursos. A pesquisa é exploratória e de campo, e os dados obtidos foram tratados pela Estatística Descritiva, complementada pela Classificação e Regressão por Árvore - Método de Chaid. Também foi usada a Estatística Inferencial, por meio das técnicas de Análise de Correspondência, Análise de Componentes Principais e Análise de Concordância. Pela análise dos resultados percebeu-se que os alunos reconhecem a importância da Contabilidade para sua profissão, e acreditam que ela é útil. Entretanto, os discentes salientaram a necessidade de estudarem de forma mais prática a Contabilidade em sala de aula.The objective of this research was to evaluate the students of the Business Administration course in the cities of Mogi Mirim and São João da Boa Vista, in the region of Baixa Mogiana, State of São Paulo, about the perception that these students have about the importance of of accounting disciplines for your profession. The research was motivated by the importance of these contents in the administrative context, since accounting is one of the most used instruments to support the administration of companies, and by the fact that administrators need to have an adequate understanding of the accounting process and its effects. The researched sample is composed of students from three higher education institutions that offer the Business Administration course in the researched region. The institutions were selected based on the importance and recognition that the Business Administration Course has for this region. As a data collection instrument, a questionnaire was prepared and applied, composed of two parts: one that sought to characterize the profile of the sample, and another that contained assertions, in the Likert Scale format. The aspects that we wanted to evaluate in the students' perception were: usefulness and expectations, content, workload, teaching strategies, professors' performance and conditions for offering courses. The research is exploratory and field, and the data obtained were treated by Descriptive Statistics, complemented by Classification and Regression by Tree - Chaid Method. Inferential Statistics was also used, through the techniques of Correspondence Analysis, Principal Components Analysis and Concordance Analysis. By analyzing the results, it was noticed that students recognize the importance of Accounting for their profession, and believe that it is useful. However, the students highlighted the need to study Accounting in a more practical way in the classroom.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1FARIA, Ana Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/0812507610373175BELLI, Juarez TorinoPELEIAS, Ivam RicardoJACINTO, Adriana Maria Domingues2023-02-14T19:13:44Z2023-02-142023-02-14T19:13:44Z2005-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/975porJACINTO, Adriana Maria Domingues. Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-11T19:44:54Zoai:tede.fecap.br:123456789/975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-11T19:44:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
title |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
spellingShingle |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim JACINTO, Adriana Maria Domingues Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - estudo e ensino (Superior) - Brasil Accountancy - Study and teaching (Higher) Business administration - Study and teaching (Higher) - Brazil CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
title_full |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
title_fullStr |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
title_full_unstemmed |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
title_sort |
Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim |
author |
JACINTO, Adriana Maria Domingues |
author_facet |
JACINTO, Adriana Maria Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FARIA, Ana Cristina de http://lattes.cnpq.br/0812507610373175 BELLI, Juarez Torino PELEIAS, Ivam Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JACINTO, Adriana Maria Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - estudo e ensino (Superior) - Brasil Accountancy - Study and teaching (Higher) Business administration - Study and teaching (Higher) - Brazil CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas - estudo e ensino (Superior) - Brasil Accountancy - Study and teaching (Higher) Business administration - Study and teaching (Higher) - Brazil CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os discentes do curso de Administração de Empresas das cidades de Mogi Mirim e São João da Boa Vista, na região da Baixa Mogiana, Estado de São Paulo, sobre a percepção que esses estudantes possuem a respeito da importância das disciplinas contábeis para sua profissão. A pesquisa foi motivada pela importância desses conteúdos no contexto administrativo, uma vez que a contabilidade é um dos instrumentos mais utilizados para subsidiar a administração das empresas, e pelo fato de que os administradores precisam ter adequada compreensão do processo contábil e de seus efeitos. A amostra pesquisada é composta por alunos de três instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Administração de Empresas na região pesquisada. As instituições foram selecionadas em função da importância e do reconhecimento que o Curso de Administração tem para essa região. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado e aplicado um questionário, composto de duas partes: uma que procurou caracterizar o perfil da amostra, e outra que continha assertivas, no formato de Escala de Likert. Os aspectos que se quis avaliar na percepção dos alunos foram: utilidade e expectativas, conteúdo, carga horária, estratégias de ensino, atuação dos docentes e condições de oferta dos cursos. A pesquisa é exploratória e de campo, e os dados obtidos foram tratados pela Estatística Descritiva, complementada pela Classificação e Regressão por Árvore - Método de Chaid. Também foi usada a Estatística Inferencial, por meio das técnicas de Análise de Correspondência, Análise de Componentes Principais e Análise de Concordância. Pela análise dos resultados percebeu-se que os alunos reconhecem a importância da Contabilidade para sua profissão, e acreditam que ela é útil. Entretanto, os discentes salientaram a necessidade de estudarem de forma mais prática a Contabilidade em sala de aula. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-15 2023-02-14T19:13:44Z 2023-02-14 2023-02-14T19:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/975 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
JACINTO, Adriana Maria Domingues. Estudo da percepção dos alunos sobre disciplinas contábeis oferecidas nos cursos de Administração de empresas das cidades de São João da Boa Vista e Mogi Mirim. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328616599552 |