Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
Resumo: O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura
id FECAP-0_23400d4fb3578f72c6b73c993bf5d8e8
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/960
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®Finanças pessoaisEducação financeiraFinanças pessoais – PlanejamentoFinance, PersonalFinancial literacyFinancial literacy - PlanningADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestruturaGame Based Learning has been gaining ground as a teaching method. Due to the scarcity of resources and time, this study aims to analyze how teachers read the application of the Monopoly® game for financial education of young people in higher education, taking advantage of the fact that it is the most appropriate board game for this purpose nowadays and, therefore, it is easier to find it and track people who have already played. Teachers and professionals from the business areas were interviewed regarding the elements of financial education and Game Based Learning that most stand out in the game, as well as the ideal period time for its application. The study demonstrates a qualitative research, exploratory nature and datas were collected from a semi-structured interview script. The results indicate that Challenge followed by Goals and Rewards were the elements on the Game Based Learning that most stands out in Monopoly®. Taking in consideration the financial education, the element that most stands out in the Monopoly® is Decision Making, followed by Investment. The ideal time frame to apply the game during classes does not follow a pattern. It was concluded that Game-Based Learning has several challenges to be used in universities, among them, cultural barriers and lack of infrastructure.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1BARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663CAMPOS JÚNIOR, Henrique deWU, Marcio JolhbenFIGUEIRÓ, Fabio Aparecido2022-06-28T13:52:09Z2022-06-282022-06-28T13:52:09Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960porFIGUEIRÓ, Fábio Aparecido. Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®. 32 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-26T20:19:25Zoai:tede.fecap.br:123456789/960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-26T20:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
title Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
spellingShingle Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
Finanças pessoais
Educação financeira
Finanças pessoais – Planejamento
Finance, Personal
Financial literacy
Financial literacy - Planning
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
title_full Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
title_fullStr Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
title_full_unstemmed Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
title_sort Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
author FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
author_facet FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBERO, Edson Ricardo
http://lattes.cnpq.br/6184493974682663
CAMPOS JÚNIOR, Henrique de
WU, Marcio Jolhben
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças pessoais
Educação financeira
Finanças pessoais – Planejamento
Finance, Personal
Financial literacy
Financial literacy - Planning
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Finanças pessoais
Educação financeira
Finanças pessoais – Planejamento
Finance, Personal
Financial literacy
Financial literacy - Planning
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
2022-06-28T13:52:09Z
2022-06-28
2022-06-28T13:52:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIGUEIRÓ, Fábio Aparecido. Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®. 32 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330310049792