Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960 |
Resumo: | O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura |
id |
FECAP-0_23400d4fb3578f72c6b73c993bf5d8e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/960 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®Finanças pessoaisEducação financeiraFinanças pessoais – PlanejamentoFinance, PersonalFinancial literacyFinancial literacy - PlanningADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestruturaGame Based Learning has been gaining ground as a teaching method. Due to the scarcity of resources and time, this study aims to analyze how teachers read the application of the Monopoly® game for financial education of young people in higher education, taking advantage of the fact that it is the most appropriate board game for this purpose nowadays and, therefore, it is easier to find it and track people who have already played. Teachers and professionals from the business areas were interviewed regarding the elements of financial education and Game Based Learning that most stand out in the game, as well as the ideal period time for its application. The study demonstrates a qualitative research, exploratory nature and datas were collected from a semi-structured interview script. The results indicate that Challenge followed by Goals and Rewards were the elements on the Game Based Learning that most stands out in Monopoly®. Taking in consideration the financial education, the element that most stands out in the Monopoly® is Decision Making, followed by Investment. The ideal time frame to apply the game during classes does not follow a pattern. It was concluded that Game-Based Learning has several challenges to be used in universities, among them, cultural barriers and lack of infrastructure.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1BARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663CAMPOS JÚNIOR, Henrique deWU, Marcio JolhbenFIGUEIRÓ, Fabio Aparecido2022-06-28T13:52:09Z2022-06-282022-06-28T13:52:09Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960porFIGUEIRÓ, Fábio Aparecido. Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®. 32 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-26T20:19:25Zoai:tede.fecap.br:123456789/960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-26T20:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
title |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
spellingShingle |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido Finanças pessoais Educação financeira Finanças pessoais – Planejamento Finance, Personal Financial literacy Financial literacy - Planning ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
title_full |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
title_fullStr |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
title_full_unstemmed |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
title_sort |
Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® |
author |
FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido |
author_facet |
FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARBERO, Edson Ricardo http://lattes.cnpq.br/6184493974682663 CAMPOS JÚNIOR, Henrique de WU, Marcio Jolhben |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças pessoais Educação financeira Finanças pessoais – Planejamento Finance, Personal Financial literacy Financial literacy - Planning ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Finanças pessoais Educação financeira Finanças pessoais – Planejamento Finance, Personal Financial literacy Financial literacy - Planning ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 2022-06-28T13:52:09Z 2022-06-28 2022-06-28T13:52:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FIGUEIRÓ, Fábio Aparecido. Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®. 32 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 . |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850330310049792 |