Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. |
id |
FECAP-0_23d5f37cb009e1ad5a8f83309ae47d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:jspui/721 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.Ensino superior - Pesquisa. Currículos. CompetênciasCIÊNCIAS CONTÁBEISO objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.The aim of this research was to analyze the consistency between the Teaching Project, the legislation relevant to the university education in Brazil, and the teaching practices, in the view of the coordinator and professors from an Accounting Sciences graduation course in the city of São Paulo. It was a qualitative research. Firstly, it was applied an interview scrip. Secondly, with the professors. The results from the first stage show that, according to the coordinator, the competency approach is dealt with since the beginning of the course, and in all disciplines: basic, professional, theoretical and practical. The results from the second stage show that, despite working the competency approach, most professors do not know the concept of competency-based education, but apply this concept, although not knowing the theory. This stage also verified that the Teaching Project is in accordance with the National Curricular Guidelines.FECAPFundação Escola de Comercio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisPELEIAS, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686NUNES, Simone Costahttp://lattes.cnpq.br/3716255889958071CARVALHO, Ronaldo Frois deDIAS, Ana Lucia de Souza2016-12-30T19:03:55Z2016-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-09T20:33:22Zoai:tede.fecap.br:jspui/721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-09T20:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
title |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
spellingShingle |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. DIAS, Ana Lucia de Souza Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies. Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
title_full |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
title_fullStr |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
title_full_unstemmed |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
title_sort |
Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. |
author |
DIAS, Ana Lucia de Souza |
author_facet |
DIAS, Ana Lucia de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PELEIAS, Ivam Ricardo http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 NUNES, Simone Costa http://lattes.cnpq.br/3716255889958071 CARVALHO, Ronaldo Frois de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Ana Lucia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies. Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies. Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30T19:03:55Z 2016-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721 |
identifier_str_mv |
DIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850329295028224 |