Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Ana Lucia de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
id FECAP-0_23d5f37cb009e1ad5a8f83309ae47d5c
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/721
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.Ensino superior - Pesquisa. Currículos. CompetênciasCIÊNCIAS CONTÁBEISO objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.The aim of this research was to analyze the consistency between the Teaching Project, the legislation relevant to the university education in Brazil, and the teaching practices, in the view of the coordinator and professors from an Accounting Sciences graduation course in the city of São Paulo. It was a qualitative research. Firstly, it was applied an interview scrip. Secondly, with the professors. The results from the first stage show that, according to the coordinator, the competency approach is dealt with since the beginning of the course, and in all disciplines: basic, professional, theoretical and practical. The results from the second stage show that, despite working the competency approach, most professors do not know the concept of competency-based education, but apply this concept, although not knowing the theory. This stage also verified that the Teaching Project is in accordance with the National Curricular Guidelines.FECAPFundação Escola de Comercio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisPELEIAS, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686NUNES, Simone Costahttp://lattes.cnpq.br/3716255889958071CARVALHO, Ronaldo Frois deDIAS, Ana Lucia de Souza2016-12-30T19:03:55Z2016-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-09T20:33:22Zoai:tede.fecap.br:jspui/721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-09T20:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
title Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
spellingShingle Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
DIAS, Ana Lucia de Souza
Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.
Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
title_full Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
title_fullStr Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
title_full_unstemmed Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
title_sort Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.
author DIAS, Ana Lucia de Souza
author_facet DIAS, Ana Lucia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PELEIAS, Ivam Ricardo
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
NUNES, Simone Costa
http://lattes.cnpq.br/3716255889958071
CARVALHO, Ronaldo Frois de
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Ana Lucia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.
Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Education, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.
Ensino superior - Pesquisa. Currículos. Competências
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description O objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30T19:03:55Z
2016-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721
identifier_str_mv DIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329295028224