Metodologias ativas: O estudo dirigido apoiado no uso de planilha ele-trônica e seus reflexos no desempenho acadêmico dos estudantes de con-tabilidade para não contadores EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lourdes Souza Utrilla da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/782
Resumo: Os cursos oferecidos na modalidade a distância podem contribuir para a redução da desigual-dade de acesso à educação, já que a EaD ultrapassa os limites das salas de aulas convencionais e assegura a inclusão aos estudos de pessoas que por diversas razões tem dificuldades para ingressar em um curso superior presencial. O objetivo do presente estudo foi conhecer as alte-rações no desempenho acadêmico dos estudantes da disciplina de contabilidade para não con-tadores, oferecida na modalidade EaD de uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Para tanto optou-se por uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite criar um vínculo entre a teoria e a prática, no sentido de intervir em cada etapa do pro-cesso, gerando contribuições tanto para a IES como para os estudantes. Como contribuição empírica, a presente pesquisa gerou resultados positivos, comprovados ao longo do estudo, com a proposta de implementação das técnicas do estudo dirigido, apoiadas no uso de planilha eletrônica e atividades avaliativas práticas com foco no ensino de contabilidade para não con-tadores. Os benefícios estão refletidos na melhoria do desempenho dos estudantes, já que o índice de reprovação que antes da ação era de 41% caiu para 29%. Os resultados do estudo indicam a preferência dos estudantes pela utilização da planilha do Microsoft Excel em con-junto com as ferramentas do Blackboard. De acordo com as entrevistas realizadas junto aos atores da EaD, o uso da planilha levou os estudantes a se interessarem pela disciplina de con-tabilidade geral e permitiu que eles se dedicassem mais pelo processo de aprendizado, refle-tindo em melhoria no desempenho acadêmico dos mesmos. Espera-se que o presente estudo possa incentivar a discussão e o interesse dos atores da EaD pelas características da teoria da Teoria da Distância Transacional (Moore, 1993) destacada nesta pesquisa. Como contribuições teóricas do estudo, criou-se uma visão sistêmica da EaD praticada na IES pesquisada, que não existia antes desse estudo, além de identificar que a planilha eletrônica abarca os três elemen-tos fundamentais da teoria da distância transacional: a Estrutura, o Diálogo e a Autonomia do estudante, que podem promover a redução da distância transacional entre o processo de aprendizagem da IES e os estudantes. Mediante os estudos apresentados nesta pesquisa, des-tacam-se os atores da área pedagógica: professores, tutores e coordenadores, como os princi-pais mediadores dos elementos da teoria da distância transacional, que podem promover o sucesso da EaD com a redução da distância transacional e a consequente retenção dos estu-dantes. Para futuras pesquisas, recomenda-se investigar ações capazes de promover o equilí-brio entre os elementos da distância transacional: o diálogo, a estrutura e a autonomia dos es-tudantes.
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Para tanto optou-se por uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite criar um vínculo entre a teoria e a prática, no sentido de intervir em cada etapa do pro-cesso, gerando contribuições tanto para a IES como para os estudantes. Como contribuição empírica, a presente pesquisa gerou resultados positivos, comprovados ao longo do estudo, com a proposta de implementação das técnicas do estudo dirigido, apoiadas no uso de planilha eletrônica e atividades avaliativas práticas com foco no ensino de contabilidade para não con-tadores. Os benefícios estão refletidos na melhoria do desempenho dos estudantes, já que o índice de reprovação que antes da ação era de 41% caiu para 29%. Os resultados do estudo indicam a preferência dos estudantes pela utilização da planilha do Microsoft Excel em con-junto com as ferramentas do Blackboard. De acordo com as entrevistas realizadas junto aos atores da EaD, o uso da planilha levou os estudantes a se interessarem pela disciplina de con-tabilidade geral e permitiu que eles se dedicassem mais pelo processo de aprendizado, refle-tindo em melhoria no desempenho acadêmico dos mesmos. Espera-se que o presente estudo possa incentivar a discussão e o interesse dos atores da EaD pelas características da teoria da Teoria da Distância Transacional (Moore, 1993) destacada nesta pesquisa. Como contribuições teóricas do estudo, criou-se uma visão sistêmica da EaD praticada na IES pesquisada, que não existia antes desse estudo, além de identificar que a planilha eletrônica abarca os três elemen-tos fundamentais da teoria da distância transacional: a Estrutura, o Diálogo e a Autonomia do estudante, que podem promover a redução da distância transacional entre o processo de aprendizagem da IES e os estudantes. Mediante os estudos apresentados nesta pesquisa, des-tacam-se os atores da área pedagógica: professores, tutores e coordenadores, como os princi-pais mediadores dos elementos da teoria da distância transacional, que podem promover o sucesso da EaD com a redução da distância transacional e a consequente retenção dos estu-dantes. Para futuras pesquisas, recomenda-se investigar ações capazes de promover o equilí-brio entre os elementos da distância transacional: o diálogo, a estrutura e a autonomia dos es-tudantes.The courses offered in the distance modality can contribute to the reduction of the inequality of access to education, since the distance education exceeds the limits of conventional class-rooms and ensures the inclusion of students who for various reasons have difficulties to join a course face-to-face meeting. The objective of the present study was to know the changes in the academic performance of the students of the accounting discipline for non-accountants, offered in the distance education mode of a Private Higher Education Institution of the state of São Paulo. For this, we opted for an action research with a qualitative approach, which al-lows us to create a link between theory and practice, in order to intervene in each stage of the process, generating contributions both for HEI and for students. As an empirical contribution, the present research generated positive results, proven throughout the study, with the proposal of implementation of the guided study techniques, supported in the use of spreadsheet and practical evaluation activities focused on teaching accounting to not accountants. The benefits are reflected in improved student performance, as the pre-action failure rate of 41% dropped to 29%. The results of the study indicate students' preference for using the Microsoft Excel worksheet in conjunction with Blackboard tools. According to the interviews conducted with the actors of distance education, the use of the spreadsheet led the students to become inter-ested in the general accounting discipline and allowed them to devote more time to the learn-ing process, reflecting their improvement in academic performance. It is hoped that the present study may stimulate the discussion and interest of EDA actors by the characteristics of the theory of Transactional Distance Theory (Moore, 1993) highlighted in this research. As a theo-retical contribution of the study, a systemic view of the EaD practiced in the HEI studied was created, which did not exist before this study, besides identifying that the electronic spread-sheet covers the three fundamental elements of the transactional distance theory: Structure, Dialogue and the autonomy of the student, that can promote the reduction of the transactional distance between the learning process of the HEI and the students. Through the studies pre-sented by this research, we highlight the actors in the pedagogical area: teachers, tutors and coordinators, as the main mediators of the elements of the transactional distance theory, which can promote the success of distance education by reducing the transactional distance and con-sequent student retention. For future research, it is recommended to investigate actions that can promote the balance between the elements of the transactional distance: the dialogue, the structure and the autonomy of the students.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em ciências ContábeisPELEIAS, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686GONZALES, AlexandrePARISI, Claudiohttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460SILVA, Lourdes Souza Utrilla da2018-11-12T18:10:41Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Lourdes Souza Utrilla da. Metodologias ativas: O estudo dirigido apoiado no uso de planilha ele-trônica e seus reflexos no desempenho acadêmico dos estudantes de con-tabilidade para não contadores EaD. 2018. 111f. Dissertação ( Mestrado em ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/782porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-21T12:42:54Zoai:tede.fecap.br:jspui/782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-21T12:42:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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