O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lames, Edilei Rodrigues de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/522
Resumo: O presente trabalho é estimulado pelas investigações atuais sobre a formação de docentes universitários que, ao lado de estudos sobre o cotidiano escolar, constituem o conjunto de temas considerados como mobilizadores da reflexão didática e da prática de ensino superior. Saber como o professor vem utilizando seus materiais e recursos e como vem construindo suas atividades pedagógicas têm a ver diretamente com a significação da função docente. Essa pesquisa teve como objetivo delinear o perfil do conhecimento experiencial do professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando identificar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória - qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação e de entrevista, buscando identificar aspectos da vida profissional e da prática pedagógica do professor, sob a forma de descrição e interpretação de suas experiências vivenciadas, de seu habitus e de seus saberes procedimentais. Constatou-se que a construção do saber experiencial do professor acontece por meio do domínio de campos didáticos tais como: a) o modo como o professor apresenta a matéria aos alunos; b) o planejamento de ensino; c) a gestão da sala de aula; d) a gestão do conteúdo. Pode-se perceber que o saber docente do professor se estrutura a partir das experiências por ele vivenciadas no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e organizacional. Seu modo de ser e de estar na docência, seu habitus professoral, tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Estas disposições se fazem presentes nas aulas do professor, seja em forma de um saber fazer, seja como instrumento de expectativas e/ou padrões de julgamento e de avaliação de alunos e de comportamentos. Conclui-se que o processo de construção do saber experiencial do professor não ocorre no vazio, seu desenvolvimento profissional e suas atuações pedagógicas estão inseridos em contexto real e específico, com os quais suas práticas devem estar em sintonia e para os quais devem dar respostas. Neste sentido, este trabalho contribui com dados para a criação de propostas de acompanhamento e de fomento às experiências dos professores para que possam desenvolver a criatividade e a originalidade da prática cotidiana e da geração de um habitus reflexivo indispensável para o aprimoramento dos saberes docentes.
id FECAP-0_6cc0d0b81bf614430e73a8b2e6875131
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/522
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências ContábeisTeachers - In-service trainingDidaticsAccounting - Study and teaching (Higher)Professores FormaçãoDidáticaContabilidade Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO presente trabalho é estimulado pelas investigações atuais sobre a formação de docentes universitários que, ao lado de estudos sobre o cotidiano escolar, constituem o conjunto de temas considerados como mobilizadores da reflexão didática e da prática de ensino superior. Saber como o professor vem utilizando seus materiais e recursos e como vem construindo suas atividades pedagógicas têm a ver diretamente com a significação da função docente. Essa pesquisa teve como objetivo delinear o perfil do conhecimento experiencial do professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando identificar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória - qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação e de entrevista, buscando identificar aspectos da vida profissional e da prática pedagógica do professor, sob a forma de descrição e interpretação de suas experiências vivenciadas, de seu habitus e de seus saberes procedimentais. Constatou-se que a construção do saber experiencial do professor acontece por meio do domínio de campos didáticos tais como: a) o modo como o professor apresenta a matéria aos alunos; b) o planejamento de ensino; c) a gestão da sala de aula; d) a gestão do conteúdo. Pode-se perceber que o saber docente do professor se estrutura a partir das experiências por ele vivenciadas no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e organizacional. Seu modo de ser e de estar na docência, seu habitus professoral, tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Estas disposições se fazem presentes nas aulas do professor, seja em forma de um saber fazer, seja como instrumento de expectativas e/ou padrões de julgamento e de avaliação de alunos e de comportamentos. Conclui-se que o processo de construção do saber experiencial do professor não ocorre no vazio, seu desenvolvimento profissional e suas atuações pedagógicas estão inseridos em contexto real e específico, com os quais suas práticas devem estar em sintonia e para os quais devem dar respostas. Neste sentido, este trabalho contribui com dados para a criação de propostas de acompanhamento e de fomento às experiências dos professores para que possam desenvolver a criatividade e a originalidade da prática cotidiana e da geração de um habitus reflexivo indispensável para o aprimoramento dos saberes docentes.The present work is stimulated by current investigations about university teacher's formation that, besides daily school life studies, constitute a set of topics considered mobilizers of the didactic reflection and superior teaching practice. To know how the teacher has been using the materials and resources and how has been constructing the pedagogical activities, has to do directly with the significance of the teaching function. This research had as an objective delineate the experiential knowledge outline of the professor who teaches the discipline of Cost Management in the Account Science course offered by a Higher Education Institution in the state of Sao Paulo, trying to identify the processes which structure and give meaning to their pedagogics practices in the university context. To this end, there was an exploratory research - qualitative. Data were collected through observation and interviews in order to identify aspects of professional life and the teacher's pedagogic practice, under the form of description and interpretation of their lived experiences, their habitus and their procedural knowledge. It was verified that the construction of the teacher's experiential knowledge happens through the mastery of educational fields such as: a) the way teacher presents the material to learners, b) the planning of education, c) the management of the classroom, d) the management of content. We can notice that the teacher's teaching knowledge is structured from the experiences he lived in the personal, academic, professional and organizational. His way of being and living as a teacher, his professorial habitus tends to set the rules, or ways of acting in pedagogical practice. These rules are present in the teacher's class, whether as a know-how, or as an instrument of expectations and/or standards judging and evaluating of students and their behaviors. It is concluded that the process of building experiential knowledge of the teacher does not occur in emptiness, their professional development and their teaching performances are inserted in a real and specific context, where their practices must be in line and responding. In this sense, this work contribute with data for the creation of proposals of monitoring and promoting to the experiences of teachers so that they can develop their creativity and originality of daily practice and the generation of a reflexive habitus indispensable for the improvement of teacher's knowledgeFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisSlomski, Vilma GeniCPF:55203418934http://lattes.cnpq.br/4037547425398159Fazenda, Ivani Catarina ArantesCPF:53596447887http://lattes.cnpq.br/9538159500171350Peleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Lames, Edilei Rodrigues de2015-12-03T18:35:27Z2014-01-232011-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLAMES, Edilei Rodrigues de. O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:19Zoai:tede.fecap.br:tede/522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
title O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
spellingShingle O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
Lames, Edilei Rodrigues de
Teachers - In-service training
Didatics
Accounting - Study and teaching (Higher)
Professores Formação
Didática
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
title_full O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
title_fullStr O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
title_sort O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis
author Lames, Edilei Rodrigues de
author_facet Lames, Edilei Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Slomski, Vilma Geni
CPF:55203418934
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
CPF:53596447887
http://lattes.cnpq.br/9538159500171350
Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
dc.contributor.author.fl_str_mv Lames, Edilei Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers - In-service training
Didatics
Accounting - Study and teaching (Higher)
Professores Formação
Didática
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Teachers - In-service training
Didatics
Accounting - Study and teaching (Higher)
Professores Formação
Didática
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O presente trabalho é estimulado pelas investigações atuais sobre a formação de docentes universitários que, ao lado de estudos sobre o cotidiano escolar, constituem o conjunto de temas considerados como mobilizadores da reflexão didática e da prática de ensino superior. Saber como o professor vem utilizando seus materiais e recursos e como vem construindo suas atividades pedagógicas têm a ver diretamente com a significação da função docente. Essa pesquisa teve como objetivo delinear o perfil do conhecimento experiencial do professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando identificar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória - qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação e de entrevista, buscando identificar aspectos da vida profissional e da prática pedagógica do professor, sob a forma de descrição e interpretação de suas experiências vivenciadas, de seu habitus e de seus saberes procedimentais. Constatou-se que a construção do saber experiencial do professor acontece por meio do domínio de campos didáticos tais como: a) o modo como o professor apresenta a matéria aos alunos; b) o planejamento de ensino; c) a gestão da sala de aula; d) a gestão do conteúdo. Pode-se perceber que o saber docente do professor se estrutura a partir das experiências por ele vivenciadas no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e organizacional. Seu modo de ser e de estar na docência, seu habitus professoral, tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Estas disposições se fazem presentes nas aulas do professor, seja em forma de um saber fazer, seja como instrumento de expectativas e/ou padrões de julgamento e de avaliação de alunos e de comportamentos. Conclui-se que o processo de construção do saber experiencial do professor não ocorre no vazio, seu desenvolvimento profissional e suas atuações pedagógicas estão inseridos em contexto real e específico, com os quais suas práticas devem estar em sintonia e para os quais devem dar respostas. Neste sentido, este trabalho contribui com dados para a criação de propostas de acompanhamento e de fomento às experiências dos professores para que possam desenvolver a criatividade e a originalidade da prática cotidiana e da geração de um habitus reflexivo indispensável para o aprimoramento dos saberes docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-09
2014-01-23
2015-12-03T18:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMES, Edilei Rodrigues de. O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/522
identifier_str_mv LAMES, Edilei Rodrigues de. O perfil do conhecimento experiencial do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330933952512