O processo de institucionalização do programa seis sigma em uma empresa multinacional do setor automotivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/357 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o Processo de Institucionalização do Seis Sigma em uma empresa do setor automotivo localizada no Grande ABC - Estado de São Paulo e apresentar um instrumento de pesquisa que auxilie a mensuração da institucionalidade do programa. Pesquisas recentes demonstram que as práticas dos movimentos contemporâneos da Qualidade nem sempre são efetivamente aplicadas nas organizações, mostrando que aspectos não apenas racionais estariam ligados à legitimação destas escolhas estratégicas. Entender os mecanismos de legitimação de tais práticas poderia minimizar os esforços técnicos e humanos exigidos na implantação de novas tecnologias. Nos últimos anos foram propostos esquemas teóricos que auxiliaram a interpretação dos fenômenos organizacionais, entre eles os programas de qualidade, através da Teoria Institucional. Entretanto, a maioria destes estudos está baseada na visão de sociólogos, de cientistas políticos e de economistas que muito contribuíram para o desenvolvimento da teoria. A colaboração deste trabalho está em oferecer uma outra visão - a do administrador, inserindo no debate da construção teórica deste movimento, novas perspectivas. O objeto desta análise - o Programa Seis Sigma é um modelo relativamente novo para as automobilísticas, portanto de interesse para àqueles que investigam novos paradigmas organizacionais. Para tanto, devido a baixa freqüência de trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais que testassem o processo de institucionalização de programas da qualidade sob a ótica da escola neo-institucionalista, procurou-se delinear um questionário contendo as variáveis-chave das etapas que levariam a legitimação do programa. Dando sustentação aos resultados desta fase quantitativa, optou-se pela conjugação de outros dois instrumentos qualitativos: um grupo de foco e algumas entrevistas individuais, gerando uma triangulação metodológica. Os resultados apontaram que modelos professados nem sempre são efetivamente praticados nas organizações, sugerindo distanciamento entre discursos institucionais e práticas do dia-a-dia. Através da análise da triangulação metodológica pode-se constatar que o programa Seis Sigma, nesta organização, superou a etapa de habitualização, mas não se sedimentou. Esta fase intermediária é denominada objetificação ou etapa semi-institucional. Os instrumentos de pesquisa aplicados mostraram-se adequados ao estudo e podem contribuir, deste que devidamente adaptados, para a análise do processo de institucionalização de outros programas institucionais. O ciclo desta pesquisa, assim como a própria Teoria Institucional, não se encerra. Ele apenas se amplia instigando novas contribuições acadêmicas no campo dos estudos organizacionais. |
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O processo de institucionalização do programa seis sigma em uma empresa multinacional do setor automotivoProduction managementQuality controlInstitution buildingQuality controlQuality controlAutomobile industry and tradeIndústria automobilística - Controle de qualidade - Desenvolvimento institucionalControle de qualidade - Métodos estatísticosAdministração da produção - Controle de qualidadeADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEste trabalho tem por objetivo analisar o Processo de Institucionalização do Seis Sigma em uma empresa do setor automotivo localizada no Grande ABC - Estado de São Paulo e apresentar um instrumento de pesquisa que auxilie a mensuração da institucionalidade do programa. Pesquisas recentes demonstram que as práticas dos movimentos contemporâneos da Qualidade nem sempre são efetivamente aplicadas nas organizações, mostrando que aspectos não apenas racionais estariam ligados à legitimação destas escolhas estratégicas. Entender os mecanismos de legitimação de tais práticas poderia minimizar os esforços técnicos e humanos exigidos na implantação de novas tecnologias. Nos últimos anos foram propostos esquemas teóricos que auxiliaram a interpretação dos fenômenos organizacionais, entre eles os programas de qualidade, através da Teoria Institucional. Entretanto, a maioria destes estudos está baseada na visão de sociólogos, de cientistas políticos e de economistas que muito contribuíram para o desenvolvimento da teoria. A colaboração deste trabalho está em oferecer uma outra visão - a do administrador, inserindo no debate da construção teórica deste movimento, novas perspectivas. O objeto desta análise - o Programa Seis Sigma é um modelo relativamente novo para as automobilísticas, portanto de interesse para àqueles que investigam novos paradigmas organizacionais. Para tanto, devido a baixa freqüência de trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais que testassem o processo de institucionalização de programas da qualidade sob a ótica da escola neo-institucionalista, procurou-se delinear um questionário contendo as variáveis-chave das etapas que levariam a legitimação do programa. Dando sustentação aos resultados desta fase quantitativa, optou-se pela conjugação de outros dois instrumentos qualitativos: um grupo de foco e algumas entrevistas individuais, gerando uma triangulação metodológica. Os resultados apontaram que modelos professados nem sempre são efetivamente praticados nas organizações, sugerindo distanciamento entre discursos institucionais e práticas do dia-a-dia. Através da análise da triangulação metodológica pode-se constatar que o programa Seis Sigma, nesta organização, superou a etapa de habitualização, mas não se sedimentou. Esta fase intermediária é denominada objetificação ou etapa semi-institucional. Os instrumentos de pesquisa aplicados mostraram-se adequados ao estudo e podem contribuir, deste que devidamente adaptados, para a análise do processo de institucionalização de outros programas institucionais. O ciclo desta pesquisa, assim como a própria Teoria Institucional, não se encerra. Ele apenas se amplia instigando novas contribuições acadêmicas no campo dos estudos organizacionais.This study has for objective to analyze the Six Sigma Process of Institutionalization in an automotive company located in Grande ABC - São Paulo state and to present a research instrument that assists measurement of the institutionality of this program. Recent research demonstrates that the practicality of the contemporaries Quality movements is not always effectively applied in the organizations, showing that rational aspects not only would be on the legitimation of these strategical choices. To understand the mechanisms of legitimation of such practice could minimize the efforts technicians and human beings demanded in the implantation of new technologies. In the last few years, theoretical projects have been considered that assist the interpretation of the organizational phenomena, between them the quality programs, through the Institutional Theory. However, the majority of these studies is based on the vision of sociologists, scientists politicians and economists who have contributed much for the development of the theory. The contribution of this work is to offer another vision: of the administrator, inserting new perspectives in the speech of the theoretical construction of this movement. The object of this analysis - the Six Sigma Program is a relatively new model for the automobile, therefore is of interest for those who investigate the new organizational paradigms. This way, due to low the frequency of national and international academic works that tested the institutionalization process of quality programs under the optics of the new-institutionalist school, it was looked to delineate a questionnaire contend variable-key of the stages that would take the legitimation of the program. Giving sustentation to the results of this quantitative phase, we opted to the contribution two other qualitative instruments: a focus group and some individual interviews, generating a triangulation method. The results pointed out that professed models are not always effectively practiced in the organizations, suggesting gaps between institutional and practical act of day-by-day. Through the analysis of the triangulation it can be evidenced that the Six Sigma program, in this organization, surpassed the stage of habitualization, but it was not sedimented. This intermediate phase is called objetification or half-institutional stage. The applied instruments of research have revealed good to the study and can contribute, since duly is suitable, for the institutionalization process analysis of other institutional programs. The cycle of this research, as well as the proper Institutional Theory, is not locked in. It only extends itself instigating new academic contributions in the field of organizational studies.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasNunes, Rogério da SilvaCPF:29618428087http://lattes.cnpq.br/5028652040342131Queiroz, Ana Carolina SpolidoroCPF:12533776858http://lattes.cnpq.br/0049800199208312Coda, RobertoCPF:83951075872http://lattes.cnpq.br/6458635489922755Quinello, Robson2015-12-03T18:33:06Z2012-02-282005-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfQUINELLO, Robson. O processo de institucionalização do programa seis sigma em uma empresa multinacional do setor automotivo. 2005. 252 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T21:18:39Zoai:tede.fecap.br:tede/357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T21:18:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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