Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Arthur Fricks
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Genaro, Julio Galves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10208
Resumo: Os problemas de qualidade do setor automobilístico que ocorrem em campo durante o uso do veículo afetam diretamente a satisfação do cliente e, portanto, devem ser solucionados com a maior prontidão possível. Entretanto, no cenário atual das organizações há invariavelmente mais problemas do que capital humano para resolvê-los. Portanto, compreender a criticidade de cada problema é fundamental para que a solução deles seja corretamente priorizada. Para se avaliar de uma forma objetiva quais casos devem ser priorizados, um índice de criticidade deve ser aplicado nos problemas reportados pelo mercado consumidor. Esse índice permite que a criticidade dos problemas seja mensurada com base em diversos fatores e posteriormente comparada. O presente trabalho visa analisar alguns dos principais índices de criticidade utilizados pela indústria e com base nas oportunidades de melhoria detectadas propor um novo índice. Para tal objetivo foi realizado um levantamento dos índices de referência assim como a fundamentação teórica necessária para compreender os mesmos. Após isso, foi aplicada uma análise SWOT nos índices atuais. Foram detectados três grupos de critérios que comporão o índice proposto, os qualitativos, quantitativos e de detecção. Nos aspectos da detecção de problemas foi utilizada a análise de confiabilidade, não considerada anteriormente por outros índices de criticidade. Foi realizada a comparação par-a-par de todos os critérios para ponderar o peso que cada um deles possuirá no índice. Por fim, o índice proposto foi verificado por meio da aplicação em casos reais da indústria automobilística e comparado com a percepção de criticidade atual de uma montadora de veículos. Nos casos analisados o novo índice identificou problemas com difícil detecção e com maior impacto ao cliente, em comparação com a visão de criticidade da montadora. A nova visão de criticidade foi considerada teoricamente válida pela montadora de veículos pesados.
id UTFPR-12_a09b4a9748483093041c617c447f1e60
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/10208
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T18:23:52Z2020-11-12T18:23:52Z2014-11-18GOMES, Arthur Fricks. GENARO, Julio Galves. Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10208Os problemas de qualidade do setor automobilístico que ocorrem em campo durante o uso do veículo afetam diretamente a satisfação do cliente e, portanto, devem ser solucionados com a maior prontidão possível. Entretanto, no cenário atual das organizações há invariavelmente mais problemas do que capital humano para resolvê-los. Portanto, compreender a criticidade de cada problema é fundamental para que a solução deles seja corretamente priorizada. Para se avaliar de uma forma objetiva quais casos devem ser priorizados, um índice de criticidade deve ser aplicado nos problemas reportados pelo mercado consumidor. Esse índice permite que a criticidade dos problemas seja mensurada com base em diversos fatores e posteriormente comparada. O presente trabalho visa analisar alguns dos principais índices de criticidade utilizados pela indústria e com base nas oportunidades de melhoria detectadas propor um novo índice. Para tal objetivo foi realizado um levantamento dos índices de referência assim como a fundamentação teórica necessária para compreender os mesmos. Após isso, foi aplicada uma análise SWOT nos índices atuais. Foram detectados três grupos de critérios que comporão o índice proposto, os qualitativos, quantitativos e de detecção. Nos aspectos da detecção de problemas foi utilizada a análise de confiabilidade, não considerada anteriormente por outros índices de criticidade. Foi realizada a comparação par-a-par de todos os critérios para ponderar o peso que cada um deles possuirá no índice. Por fim, o índice proposto foi verificado por meio da aplicação em casos reais da indústria automobilística e comparado com a percepção de criticidade atual de uma montadora de veículos. Nos casos analisados o novo índice identificou problemas com difícil detecção e com maior impacto ao cliente, em comparação com a visão de criticidade da montadora. A nova visão de criticidade foi considerada teoricamente válida pela montadora de veículos pesados.The field quality issues, which occur during the product utilization, are the most direct responsible for damage on the customer satisfaction and should be treated with absolute promptness. However, in actual business scenario, companies have more issues than manpower to solve them. Therefore, the correct understanding of the criticality of each problem is paramount for the right prioritization of their solution. To evaluate in an objective way which cases should be prioritized, a criticality index should be applied to issues reported by the consumer market. This index allows the criticality of the issue to be measured based on many factors and to be compared. This work aims to analyze some of the main criticality indexes used by the industry and based on the identified opportunities of improvement a new index is going to be proposed. In order to do it, the applied methodology was to summarize the benchmark criticality indexes and also the theoretical background needed to understand those indexes. The SWOT analysis was applied on the current indexes to identify improvement opportunities. Three groups of criteria, which are going to compose the new index, were identified, concerning qualitative, quantitative and detection items. On the detection group the reliability was included, which was not taken into account before. A Pairwise Comparison was done with all selected criteria in order to establish the weight of each one on the new index. Finally, the new index is going to be applied on real field quality issues from the automotive industry and compared to the industry current criticality understanding. On the analyzed cases the new index highlighted issues that are hardly detected and with bigger impact for the customer, comparing to the current criticality index used by the automaker. The heady duty vehicle company considered the new criticality view theoretically valid.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOGestão da qualidade totalIndústria automobilística - Controle de qualidadeControle de produçãoTotal quality managementAutomobile industry and trade - Quality controlProduction controlProposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaWeller, Tiago RodriguesMikos, Walter LuísWeller, Tiago RodriguesMikos, Walter LuísReaes, Paulo AntonioHinckel, EdmarGomes, Arthur FricksGenaro, Julio Galvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COEME_2014-2_18.pdf.txtExtracted texttext/plain148389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/1/CT_COEME_2014-2_18.pdf.txt26b294261f6cccbaeb54f8eb90dd5965MD51THUMBNAILCT_COEME_2014-2_18.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/2/CT_COEME_2014-2_18.pdf.jpg9e74e9bd8a2fb9bbee1d80cf3e407bd6MD52ORIGINALCT_COEME_2014-2_18.pdfapplication/pdf3474539http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/3/CT_COEME_2014-2_18.pdf4e26a5a518b8f9890f0011a05c8c74f1MD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/102082020-11-12 16:23:52.542oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T18:23:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
title Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
spellingShingle Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
Gomes, Arthur Fricks
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Gestão da qualidade total
Indústria automobilística - Controle de qualidade
Controle de produção
Total quality management
Automobile industry and trade - Quality control
Production control
title_short Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
title_full Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
title_fullStr Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
title_full_unstemmed Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
title_sort Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
author Gomes, Arthur Fricks
author_facet Gomes, Arthur Fricks
Genaro, Julio Galves
author_role author
author2 Genaro, Julio Galves
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weller, Tiago Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mikos, Walter Luís
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Weller, Tiago Rodrigues
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mikos, Walter Luís
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reaes, Paulo Antonio
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Hinckel, Edmar
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Arthur Fricks
Genaro, Julio Galves
contributor_str_mv Weller, Tiago Rodrigues
Mikos, Walter Luís
Weller, Tiago Rodrigues
Mikos, Walter Luís
Reaes, Paulo Antonio
Hinckel, Edmar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Gestão da qualidade total
Indústria automobilística - Controle de qualidade
Controle de produção
Total quality management
Automobile industry and trade - Quality control
Production control
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Indústria automobilística - Controle de qualidade
Controle de produção
Total quality management
Automobile industry and trade - Quality control
Production control
description Os problemas de qualidade do setor automobilístico que ocorrem em campo durante o uso do veículo afetam diretamente a satisfação do cliente e, portanto, devem ser solucionados com a maior prontidão possível. Entretanto, no cenário atual das organizações há invariavelmente mais problemas do que capital humano para resolvê-los. Portanto, compreender a criticidade de cada problema é fundamental para que a solução deles seja corretamente priorizada. Para se avaliar de uma forma objetiva quais casos devem ser priorizados, um índice de criticidade deve ser aplicado nos problemas reportados pelo mercado consumidor. Esse índice permite que a criticidade dos problemas seja mensurada com base em diversos fatores e posteriormente comparada. O presente trabalho visa analisar alguns dos principais índices de criticidade utilizados pela indústria e com base nas oportunidades de melhoria detectadas propor um novo índice. Para tal objetivo foi realizado um levantamento dos índices de referência assim como a fundamentação teórica necessária para compreender os mesmos. Após isso, foi aplicada uma análise SWOT nos índices atuais. Foram detectados três grupos de critérios que comporão o índice proposto, os qualitativos, quantitativos e de detecção. Nos aspectos da detecção de problemas foi utilizada a análise de confiabilidade, não considerada anteriormente por outros índices de criticidade. Foi realizada a comparação par-a-par de todos os critérios para ponderar o peso que cada um deles possuirá no índice. Por fim, o índice proposto foi verificado por meio da aplicação em casos reais da indústria automobilística e comparado com a percepção de criticidade atual de uma montadora de veículos. Nos casos analisados o novo índice identificou problemas com difícil detecção e com maior impacto ao cliente, em comparação com a visão de criticidade da montadora. A nova visão de criticidade foi considerada teoricamente válida pela montadora de veículos pesados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T18:23:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T18:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Arthur Fricks. GENARO, Julio Galves. Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10208
identifier_str_mv GOMES, Arthur Fricks. GENARO, Julio Galves. Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/1/CT_COEME_2014-2_18.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/2/CT_COEME_2014-2_18.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/3/CT_COEME_2014-2_18.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10208/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26b294261f6cccbaeb54f8eb90dd5965
9e74e9bd8a2fb9bbee1d80cf3e407bd6
4e26a5a518b8f9890f0011a05c8c74f1
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043933639868416