Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637 |
Resumo: | Esta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil. |
id |
FECAP-0_830aca6130a8e92872429a1a82c50c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/637 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmicaCognitionAccountingAccountingTeaching methodsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CogniçãoContabilidade - Métodos de ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEsta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.This thesis, addressed the wrapped up professionals and participants of the process of higher education of the Accounting, proposes an reflection with relationship to curriculum proposal for the higher education of Accounting, based in systemic approach. Methodologically, this work was accomplished starting from an exploratory study and of documented research in primary sources, being used of bibliographical research the national and foreign authors in Education and Accounting; glimpses accomplished, with the specialist in higher education of Accounting, Prof. Dr. Martinho Mauricio Gomes of Ornelas; it consults to the Academic-pedagogic projects and the curriculum-full ones and Lines of Research in Accounting of FEAlPUC-SP. As result, this work presents the practical application of the pioneering proposal of the systemic teaching of the Accounting, implemented by the Pontiflcia Universidade Catolica de Sao Paulo, by means of FEAlPUC-SP, thankfully, an important institution researcher in the teaching of the Accounting in Brazil.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Pereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Godoy, Arilda SchmidtCPF:57549737800http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Costa, Jonas Freire da2015-12-04T11:45:32Z2010-02-112003-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:09Zoai:tede.fecap.br:tede/637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
title |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
spellingShingle |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica Costa, Jonas Freire da Cognition Accounting Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Cognição Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
title_full |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
title_fullStr |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
title_full_unstemmed |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
title_sort |
Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica |
author |
Costa, Jonas Freire da |
author_facet |
Costa, Jonas Freire da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo CPF:01402220812 http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 Pereira, Anisio Candido CPF:04122291887 http://lattes.cnpq.br/5798574967417360 Godoy, Arilda Schmidt CPF:57549737800 http://lattes.cnpq.br/8335648990336274 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jonas Freire da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognition Accounting Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Cognição Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Cognition Accounting Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Cognição Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Esta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-26 2010-02-11 2015-12-04T11:45:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637 |
identifier_str_mv |
COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850330925563904 |