A conexão entre educação financeira e seguros para jovens na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/830 |
Resumo: | O desenvolvimento do sistema financeiro e das políticas de inclusão tem procurado oferecer diversos instrumentos financeiros a uma quantidade maior da população, tais como: cartões de crédito, cheque especial, seguros e outros produtos sofisticados. No entanto, a oferta nem sempre se traduz em bom uso dos produtos financeiros, devido à falta de educação financeira. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento da educação financeira de jovens e, especificamente, de seus conhecimentos e usos do produto financeiro seguros. Para isso, aplicou-se um questionário baseado em outros já testados na literatura em duas entidades de ensino: uma escola profissionalizante de jovens aprendizes e um colégio particular, ambas na cidade de São Paulo, totalizando 191 homens e mulheres entre 17 e 22 anos. A maioria dos jovens autoavalia-se com conhecimento financeiro intermediário a fraco. Entretanto, evidenciou-se que seus acertos do índice padronizado desta pesquisa foi de 63,96, demonstrando uma depreciação quanto à sua autoavaliação. Nas questões de juros, inflação e diversificação de risco, identificou-se que um terço não conhecia o tema. No aspecto atitude, aproximadamente um terço demonstrou atitude imediatista quanto a comprar parcelado e gastar dinheiro, em vez de poupar a longo prazo. Também se evidenciou, estatisticamente, que o público feminino demonstra maior insatisfação financeira do que o masculino. A vertente comportamento trouxe a menor média do índice (45,90) e registrou que somente 47 jovens teriam preparo financeiro em algum gasto inesperado, sendo o público masculino mais bem preparado estatisticamente do que o feminino. Ainda, evidenciou-se um desinteresse no produtos seguros, e as principais justificativas são não possuir objeto segurável, alto custo do seguro e não entender como ele funciona. Análise estatística utilizando modelos de forma reduzida sugerem que estudo de regressão, somente o índice de conhecimento é importante para a propensão de adquirir seguros. Isso sugere que a expansão do mercado segurador para o público jovem demandará um esforço adicional não apenas para proliferar o conceito do produto de seguros, os tipos disponíveis e outros itens específicos, como também abordar até mesmo questões mais básicas de conhecimentos financeiros, como juros, inflação e diversificação de risco. |
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A conexão entre educação financeira e seguros para jovens na cidade de São PauloEducação financeiraJovens - Finanças pessoais - São PauloJovens - Seguros - AnaliseFinancial educationYouth - Personal finance - São Paulo.Youth - Insurance - AnalysisADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO desenvolvimento do sistema financeiro e das políticas de inclusão tem procurado oferecer diversos instrumentos financeiros a uma quantidade maior da população, tais como: cartões de crédito, cheque especial, seguros e outros produtos sofisticados. No entanto, a oferta nem sempre se traduz em bom uso dos produtos financeiros, devido à falta de educação financeira. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento da educação financeira de jovens e, especificamente, de seus conhecimentos e usos do produto financeiro seguros. Para isso, aplicou-se um questionário baseado em outros já testados na literatura em duas entidades de ensino: uma escola profissionalizante de jovens aprendizes e um colégio particular, ambas na cidade de São Paulo, totalizando 191 homens e mulheres entre 17 e 22 anos. A maioria dos jovens autoavalia-se com conhecimento financeiro intermediário a fraco. Entretanto, evidenciou-se que seus acertos do índice padronizado desta pesquisa foi de 63,96, demonstrando uma depreciação quanto à sua autoavaliação. Nas questões de juros, inflação e diversificação de risco, identificou-se que um terço não conhecia o tema. No aspecto atitude, aproximadamente um terço demonstrou atitude imediatista quanto a comprar parcelado e gastar dinheiro, em vez de poupar a longo prazo. Também se evidenciou, estatisticamente, que o público feminino demonstra maior insatisfação financeira do que o masculino. A vertente comportamento trouxe a menor média do índice (45,90) e registrou que somente 47 jovens teriam preparo financeiro em algum gasto inesperado, sendo o público masculino mais bem preparado estatisticamente do que o feminino. Ainda, evidenciou-se um desinteresse no produtos seguros, e as principais justificativas são não possuir objeto segurável, alto custo do seguro e não entender como ele funciona. Análise estatística utilizando modelos de forma reduzida sugerem que estudo de regressão, somente o índice de conhecimento é importante para a propensão de adquirir seguros. Isso sugere que a expansão do mercado segurador para o público jovem demandará um esforço adicional não apenas para proliferar o conceito do produto de seguros, os tipos disponíveis e outros itens específicos, como também abordar até mesmo questões mais básicas de conhecimentos financeiros, como juros, inflação e diversificação de risco.Financial development and financial inclusion policies have sought to offer several financial products and services to the population, such as: credit cards, overdraft facilities, insurance and other sophisticated products. However, the lack of financial education may lead to an ineffective use of financial products, worsening the financial lives of the population. This study aims to analyze the financial education of young people and, specifically, their knowledge and use of insurance products. Based on previously validated questionnaires already used in the literature, I have applied the instrument in two teaching entities, one being a vocational school for young apprentices, and the other a private school, both in the city of São Paulo. There is a total of 191 respondents, aged between 17 and 22 years old. Most of them believe their financial knowledge is weak or intermediate. However, it was verified that their standardized index values in this research was 63,96, showing a depreciation in terms of self-assessment. One third of the respondents could not correctly answer questions related to interest rate, inflation and risk diversification. In the attitude aspect, approximately one third of the respondents showed a myopic attitude in terms of buying in installments and spending money instead of saving for the long run. Women show greater financial dissatisfaction than men. The behavior aspect of financial education received the lowest average of the index (45,90) and recorded that only 47 would have been financial prepared to face an unexpected expense, with the male audience being statistically better prepared than the female. Moreover, we find a lack of interest in the insurance product, and the main reasons are not having an insurable object, the high cost of insurance and not understanding how it works. Based on a reduced form model, I find that only the knowledge index is significantly related to the purchase of insurance products. This suggests that expanding the insurance market to young audiences will require additional efforts, not only to proliferate the insurance product concept, the types available and other specific items, but also to address even the most basic questions of financial knowledge, such as interest rates, inflation and risk diversification.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1OLIVEIRA, Raquel de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7295896195225268YOSHINAGA, Claudia EmikoSILVEIRA, Alexandre Di Miceli daPINHEIRO, Sérgio Bezerra2021-03-11T11:11:50Z2021-03-112021-03-11T11:11:50Z2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/830porPINHEIRO, Sérgio Bezerra. A conexão entre educação financeira e seguros para jovens na cidade de São Paulo. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-12T14:30:13Zoai:tede.fecap.br:123456789/830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-12T14:30:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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