Análise crítica da literatura didática brasileira sobre princípios contábeis e sua relação com a formação do bacharel em Ciências Contábeis : estudo sobre instituições de ensino superior da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez Junior, José Hernandez
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/626
Resumo: Atualmente, no Brasil, há três versões de Princípios Contábeis (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos emanados da Legislação Societária, Princípios Fundamentais de Contabilidade emanados do Conselho Federal de Contabilidade e Princípios Fundamentais de Contabilidade emanados do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e da CVM - Comissão de Valores Mobiliários). Essa diversidade de versões confunde os autores de livros didáticos e técnicos de contabilidade e, conseqüentemente, afeta o ensino dessa importante matéria nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. O exame de Suficiência Profissional, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade como requisito para o registro profissional de Contadores no Conselho Regional de Contabilidade, tem apresentado uma quantidade cada vez menor de questões específicas sobre Princípios Contábeis não servindo como instrumento de avaliação do grau de conhecimento dos candidatos sobre esse tema. Uma solução para esse problema seria a indicação de um único órgão responsável pela definição dos Princípios Contábeis aplicáveis no Brasil e adequação de toda literatura contábil brasileira como requisito para sua adoção nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis
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O exame de Suficiência Profissional, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade como requisito para o registro profissional de Contadores no Conselho Regional de Contabilidade, tem apresentado uma quantidade cada vez menor de questões específicas sobre Princípios Contábeis não servindo como instrumento de avaliação do grau de conhecimento dos candidatos sobre esse tema. Uma solução para esse problema seria a indicação de um único órgão responsável pela definição dos Princípios Contábeis aplicáveis no Brasil e adequação de toda literatura contábil brasileira como requisito para sua adoção nos cursos de Graduação em Ciências ContábeisThere are currently three different versions of accounting principles used in Brazil (generally accepted accounting principles determined by Brazilian corporate legislation, fundamental accounting principles determined by the Federal Accounting Council and fundamental accounting principles determined by the Brazilian Institute of Independent Accountants - IBRACON and the Brazilian Securities Commission - CVM). These different versions confuse the authors of related textbooks and technical literature and consequently affect the teaching quality of accounting at undergraduate level. The Professional Competence Examination, set by the Federal Accounting Council and which must be passed for the purpose of professional certification by the Regional Accounting Council, formulates few specific questions relating to accounting principles and accordingly no longer serves as an instrument for appraising the examinees' knowledge of this subject. A solution for this problem lies in the indication of an organ responsible for defining accounting principles applicable in Brazil and the standardization of all Brazilian accounting literature as a prerequisite for use by undergraduate accounting degree programsThere are currently three different versions of accounting principles used in Brazil (generally accepted accounting principles determined by Brazilian corporate legislation, fundamental accounting principles determined by the Federal Accounting Council and fundamental accounting principles determined by the Brazilian Institute of Independent Accountants - IBRACON and the Brazilian Securities Commission - CVM). These different versions confuse the authors of related textbooks and technical literature and consequently affect the teaching quality of accounting at undergraduate level. The Professional Competence Examination, set by the Federal Accounting Council and which must be passed for the purpose of professional certification by the Regional Accounting Council, formulates few specific questions relating to accounting principles and accordingly no longer serves as an instrument for appraising the examinees' knowledge of this subject. A solution for this problem lies in the indication of an organ responsible for defining accounting principles applicable in Brazil and the standardization of all Brazilian accounting literature as a prerequisite for use by undergraduate accounting degree programsFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Ornelas, Martinho Maurício Gomes deCPF:02185407872http://lattes.cnpq.br/0534372721867524Cei, Nena GeruzaCPF:88888888888Perez Junior, José Hernandez2015-12-04T11:45:29Z2010-03-202002-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREZ JUNIOR, José Hernandez. Análise crítica da literatura didática brasileira sobre princípios contábeis e sua relação com a formação do bacharel em Ciências Contábeis : estudo sobre instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2002. 124 f. 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