A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/345 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de satisfação do cliente, pessoa física, com a qualidade do serviço bancário, quanto às dimensões da qualidade: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia e tangibilidade. O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica visando oferecer subsídios para uma melhor compreensão do comportamento e das expectativas das pessoas enquanto consumidoras de serviços. Na segunda fase foi aplicada uma pesquisa junto a 150 sujeitos, clientes de uma Instituição Financeira na cidade de São Paulo, Capital. O resultado geral mostra que a satisfação dos clientes difere em função das variáveis demográficas e socioeconômicas. Constata-se também que a satisfação do cliente difere quanto às dimensões da qualidade. Tais resultados parecem indicar que esses grupos de clientes possuem características, valores e necessidades diversas, e que merecem ser conhecidas e analisadas cuidadosamente pelas empresas, pelos profissionais que nelas atuam e pelas instituições de ensino. |
id |
FECAP-0_f140b5f76af691187b86c6ec46a08eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/345 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancárioConsumer satisfactionBanks and bankingCustomer servicesSatisfação do consumidorBancos - Serviços ao clienteADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEste estudo teve como objetivo avaliar o grau de satisfação do cliente, pessoa física, com a qualidade do serviço bancário, quanto às dimensões da qualidade: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia e tangibilidade. O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica visando oferecer subsídios para uma melhor compreensão do comportamento e das expectativas das pessoas enquanto consumidoras de serviços. Na segunda fase foi aplicada uma pesquisa junto a 150 sujeitos, clientes de uma Instituição Financeira na cidade de São Paulo, Capital. O resultado geral mostra que a satisfação dos clientes difere em função das variáveis demográficas e socioeconômicas. Constata-se também que a satisfação do cliente difere quanto às dimensões da qualidade. Tais resultados parecem indicar que esses grupos de clientes possuem características, valores e necessidades diversas, e que merecem ser conhecidas e analisadas cuidadosamente pelas empresas, pelos profissionais que nelas atuam e pelas instituições de ensino.The objective of this study is to analyze how much the customer, physical person, is satisfied with the quality of bank services, concerning quality dimensions such as: tangibles, reliability, responsibility, assurance and empathy. This study was made in two phases. First, a bibliography revision was made to offer subsidy to a better comprehension of people behavior and expectations as service's consumers. Second, a research was made with 150 people, clients of a financial institution in São Paulo. The general result shows that client's satisfaction changes in accordance with demographics, social and economical differences and it changes as regard quality dimensions. These results seen to indicate that this group of clients have different characteristics, values and needs that deserve to be known and carefully analyzed by companies, their professionals and education institutions.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasGarcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Flores, Dalva ReginaCPF:01083348809http://lattes.cnpq.brGodoy, Arilda SchmidtCPF:57549737800http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Mariz, Maria Elisa de Almeida2015-12-03T18:33:03Z2012-01-192002-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARIZ, Maria Elisa de Almeida. A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T21:27:18Zoai:tede.fecap.br:tede/345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T21:27:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
title |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
spellingShingle |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário Mariz, Maria Elisa de Almeida Consumer satisfaction Banks and banking Customer services Satisfação do consumidor Bancos - Serviços ao cliente ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
title_full |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
title_fullStr |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
title_full_unstemmed |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
title_sort |
A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário |
author |
Mariz, Maria Elisa de Almeida |
author_facet |
Mariz, Maria Elisa de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Mauro Neves CPF:06009751853 http://lattes.cnpq.br/6202169991924202 Flores, Dalva Regina CPF:01083348809 http://lattes.cnpq.br Godoy, Arilda Schmidt CPF:57549737800 http://lattes.cnpq.br/8335648990336274 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariz, Maria Elisa de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumer satisfaction Banks and banking Customer services Satisfação do consumidor Bancos - Serviços ao cliente ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Consumer satisfaction Banks and banking Customer services Satisfação do consumidor Bancos - Serviços ao cliente ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de satisfação do cliente, pessoa física, com a qualidade do serviço bancário, quanto às dimensões da qualidade: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia e tangibilidade. O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica visando oferecer subsídios para uma melhor compreensão do comportamento e das expectativas das pessoas enquanto consumidoras de serviços. Na segunda fase foi aplicada uma pesquisa junto a 150 sujeitos, clientes de uma Instituição Financeira na cidade de São Paulo, Capital. O resultado geral mostra que a satisfação dos clientes difere em função das variáveis demográficas e socioeconômicas. Constata-se também que a satisfação do cliente difere quanto às dimensões da qualidade. Tais resultados parecem indicar que esses grupos de clientes possuem características, valores e necessidades diversas, e que merecem ser conhecidas e analisadas cuidadosamente pelas empresas, pelos profissionais que nelas atuam e pelas instituições de ensino. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-22 2012-01-19 2015-12-03T18:33:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARIZ, Maria Elisa de Almeida. A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/345 |
identifier_str_mv |
MARIZ, Maria Elisa de Almeida. A satisfação do cliente com a qualidade do servico bancário. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Administração estratégica BR FECAP Mestrado em Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328462458880 |