Social Innovation in Brazilian Social Entrepreneurships: A Proposed Scale for its Classification
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4037 |
Resumo: | Purpose – Social entrepreneurship and social innovation have attracted particular attention from policy makers, academics, and practitioners since the year 2000. As this area of knowledge is still incipient in the present literature, this study aims to develop and validate a scale to understand how social entrepreneurs identify social innovations generated by their entrepreneurships. Design/methodology/approach – In order to validate the scale, we applied it to 264 social enterprises in the 27 confederative units of Brazil. The statistical techniques used, besides the descriptive analysis of frequencies and central tendency and variability measures, were exploratory and confirmatory factor analysis. Findings – The results point to a validated scale consisting of 23 items that classify and identify social innovations of the product, organizational, and marketing types, and of incremental, disruptive, and institutional depths. Originality/value – The contribution to the understanding lies in the fact that the scale may stimulate social entrepreneurs or new entrants to better allocate their resources or their attention to certain types of social innovations in order to achieve better results for their entrepreneurships. |
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Social Innovation in Brazilian Social Entrepreneurships: A Proposed Scale for its ClassificationInovação social nos empreendimentos sociais brasileiros: uma proposta de escala para sua classificaçãoInovação social nos empreendimentos sociais brasileiros: uma proposta de escala para sua classificaçãoSocial innovationscalesocial entrepreneurshipsInovação socialescalaempreendimentos sociais.Inovação socialescalaempreendimentos sociais.Purpose – Social entrepreneurship and social innovation have attracted particular attention from policy makers, academics, and practitioners since the year 2000. As this area of knowledge is still incipient in the present literature, this study aims to develop and validate a scale to understand how social entrepreneurs identify social innovations generated by their entrepreneurships. Design/methodology/approach – In order to validate the scale, we applied it to 264 social enterprises in the 27 confederative units of Brazil. The statistical techniques used, besides the descriptive analysis of frequencies and central tendency and variability measures, were exploratory and confirmatory factor analysis. Findings – The results point to a validated scale consisting of 23 items that classify and identify social innovations of the product, organizational, and marketing types, and of incremental, disruptive, and institutional depths. Originality/value – The contribution to the understanding lies in the fact that the scale may stimulate social entrepreneurs or new entrants to better allocate their resources or their attention to certain types of social innovations in order to achieve better results for their entrepreneurships. Objetivo – O empreendedorismo social e a inovação social têm recebido atenção especial de formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais desde o ano 2000. Como essa área de conhecimento ainda é incipiente na literatura atual, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma escala para entender como as organizações sociais empreendedoras identificam as inovações sociais geradas por seus empreendimentos. Metodologia – Para validá-lo, aplicamos a pesquisa em 264 empresas sociais nas 27 unidades federativas do Brasil. As técnicas estatísticas utilizadas, além da análise descritiva de frequências e medidas de tendência central e variabilidade, foram a análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados – Os resultados apontam para uma escala validada composta por 23 itens que classificam e identificam inovações sociais de tipos de produtos, organizacionais e de marketing, de profundidade incremental, disruptiva e institucional. Contribuições – A contribuição desse entendimento é o fato de que ele pode estimular empreendedores sociais ou novos empreendedores a alocar melhor seus recursos ou sua atenção em certos tipos de inovações sociais, a fim de obter melhores resultados para seus empreendimentos.Objetivo – O empreendedorismo social e a inovação social têm recebido atenção especial de formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais desde o ano 2000. Como essa área de conhecimento ainda é incipiente na literatura atual, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma escala para entender como as organizações sociais empreendedoras identificam as inovações sociais geradas por seus empreendimentos. Metodologia – Para validá-lo, aplicamos a pesquisa em 264 empresas sociais nas 27 unidades federativas do Brasil. As técnicas estatísticas utilizadas, além da análise descritiva de frequências e medidas de tendência central e variabilidade, foram a análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados – Os resultados apontam para uma escala validada composta por 23 itens que classificam e identificam inovações sociais de tipos de produtos, organizacionais e de marketing, de profundidade incremental, disruptiva e institucional. Contribuições – A contribuição desse entendimento é o fato de que ele pode estimular empreendedores sociais ou novos empreendedores a alocar melhor seus recursos ou sua atenção em certos tipos de inovações sociais, a fim de obter melhores resultados para seus empreendimentos.FECAP2020-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/403710.7819/rbgn.v22i1.4037Review of Business Management; Vol. 22 No. 1 (2020); 104-122RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 22 Núm. 1 (2020); 104-122RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 22 n. 1 (2020); 104-1221983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4037/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4037/pdf_1Copyright (c) 2019 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessD`Amario, Edison QuirinoComini, Graziella Maria2021-07-21T15:52:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4037Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T15:52:10Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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