Critical success factors for Big Data adoption in the virtual retail: Magazine Luiza case study
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3627 |
Resumo: | Purpose – The objective of this research was to identify critical successfactors for the adoption of Big Data in the virtual retail, through a casestudy of Magazine Luiza. The use of Big Data, in this case, focused onimproving its system of recommendations for a better understandingof consumer behavior.Design/methodology/approach – The case study was done throughinterviews, observation of the shopping recommendation system andanalyzes of institutional presentations of the Bob project. A semistructuredinterview script was used in the interviews.Findings – Based on the results, we outline some propositions relatedto the opportunities and obstacles for the implementation of Big Datain the virtual retail in Brazil. Some of these propositions are in linewith what literature, especially BI, has been discussing. However, theystill need to be discussed in the context of Big Data.Originality/value – The main contribution of the research was theidentification of relevant factors to the adoption of Big Data that werenot considered as critical for the adoption of previous technologies. |
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Critical success factors for Big Data adoption in the virtual retail: Magazine Luiza case studyFatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine LuizaFatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine LuizaBig DataVirtual retailCase studyMagazine Luiza.Big DataVarejo virtualEstudo de casoMagazine Luiza.Big DataVarejo virtualEstudo de casoMagazine Luiza.EstratégiaPurpose – The objective of this research was to identify critical successfactors for the adoption of Big Data in the virtual retail, through a casestudy of Magazine Luiza. The use of Big Data, in this case, focused onimproving its system of recommendations for a better understandingof consumer behavior.Design/methodology/approach – The case study was done throughinterviews, observation of the shopping recommendation system andanalyzes of institutional presentations of the Bob project. A semistructuredinterview script was used in the interviews.Findings – Based on the results, we outline some propositions relatedto the opportunities and obstacles for the implementation of Big Datain the virtual retail in Brazil. Some of these propositions are in linewith what literature, especially BI, has been discussing. However, theystill need to be discussed in the context of Big Data.Originality/value – The main contribution of the research was theidentification of relevant factors to the adoption of Big Data that werenot considered as critical for the adoption of previous technologies.Objetivo – O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores críticosde sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual, por meio deum estudo do caso do Magazine Luiza. O uso de Big Data, no casoem análise, teve como foco o aprimoramento de seu sistema derecomendações para melhor compreensão do comportamento doconsumidor.Metodologia – O estudo do caso se deu por meio de entrevistas,observação do sistema de recomendação de compras e análises deapresentações institucionais do projeto Bob. Um roteiro de entrevistasemiestruturado foi utilizado nas entrevistas.Resultados – Mediante os resultados apresentados, traçamosalgumas proposições relacionadas às oportunidades e barreiras para aimplementação de Big Data no varejo virtual no Brasil. Algumas dessasproposições se alinham ao que a literatura, principalmente de BI, jávinha discutindo. De qualquer forma, elas ainda precisam ser discutidasno contexto do Big Data.Contribuições – A principal contribuição da pesquisa foi a identificaçãode fatores relevantes para a adoção de Big Data que não eram apontadoscomo críticos para a adoção de tecnologias anteriores.Objetivo – O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores críticosde sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual, por meio deum estudo do caso do Magazine Luiza. O uso de Big Data, no casoem análise, teve como foco o aprimoramento de seu sistema derecomendações para melhor compreensão do comportamento doconsumidor.Metodologia – O estudo do caso se deu por meio de entrevistas,observação do sistema de recomendação de compras e análises deapresentações institucionais do projeto Bob. Um roteiro de entrevistasemiestruturado foi utilizado nas entrevistas.Resultados – Mediante os resultados apresentados, traçamosalgumas proposições relacionadas às oportunidades e barreiras para aimplementação de Big Data no varejo virtual no Brasil. Algumas dessasproposições se alinham ao que a literatura, principalmente de BI, jávinha discutindo. De qualquer forma, elas ainda precisam ser discutidasno contexto do Big Data.Contribuições – A principal contribuição da pesquisa foi a identificaçãode fatores relevantes para a adoção de Big Data que não eram apontadoscomo críticos para a adoção de tecnologias anteriores.FECAP2017-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/362710.7819/rbgn.v20i1.3627Review of Business Management; Vol. 20 No. 1 (2018); 112-126RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 1 (2018); 112-126RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 1 (2018); 112-1261983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3627/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3627/pdf_1Copyright (c) 2017 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz Félix, BrunoTavares, ElaineCavalcante, Ney Wagner Freitas2021-07-21T16:05:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3627Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:05:58Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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