Brand crisis management: the use of information for prevention, identification and management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Alexandre Borba
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ikeda, Ana Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3583
Resumo: Purpose – To understand, from the management perspective, the useof information on brand crisis management in moments involvingprevention, identification and management.Design/methodology/approach – This article is the result of anexploratory, qualitative study. Primary data was collected throughinterviews with marketing executives and crisis management specialists.Findings – We concluded that managers use information in verydifferent ways, and, taking possession of information and decisionmakingattitudes into account, four groups of crisis managers werefound.Originality/value – In order to contribute to the expansion ofacademic knowledge in the field of marketing administration andbrand crisis management, this study presented the crossing of threedifferent fields (information systems, brand crisis management andorganizational development) to structure knowledge concerning brandcrisis management. From the managerial perspective, certain crisescould be avoided by monitoring internal and external information,and by identifying problems in their early stages. From the socialperspective, reducing brand crisis cases positively affects society as awhole (organizations and individuals).
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Primary data was collected throughinterviews with marketing executives and crisis management specialists.Findings – We concluded that managers use information in verydifferent ways, and, taking possession of information and decisionmakingattitudes into account, four groups of crisis managers werefound.Originality/value – In order to contribute to the expansion ofacademic knowledge in the field of marketing administration andbrand crisis management, this study presented the crossing of threedifferent fields (information systems, brand crisis management andorganizational development) to structure knowledge concerning brandcrisis management. From the managerial perspective, certain crisescould be avoided by monitoring internal and external information,and by identifying problems in their early stages. From the socialperspective, reducing brand crisis cases positively affects society as awhole (organizations and individuals).Objetivo – Compreender, pela perspectiva gerencial, o uso deinformações na gestão de crise de marca nos momentos de prevenção,identificação e gestão.Metodologia – Este artigo é fruto de estudo exploratório e qualitativo.Os dados primários foram levantados por meio de entrevistas emprofundidade com executivos de marketing e especialistas em gestãode crise.Resultados – Concluiu-se que os gestores utilizam as informaçõesde forma bastante distinta e, considerando-se a posse de informaçãoe a atitude na tomada de decisão, reconheceram-se quatro grupos degestores de crise.Contribuições – De forma a contribuir para a ampliação doconhecimento acadêmico no campo da administração de marketinge gestão de crise de marca, este estudo apresentou os cruzamentos detrês diferentes áreas (sistemas de informações, gestão de crise de marcae desenvolvimento organizacional) para estruturar o conhecimento degestão de crise de marca. Sob a perspectiva gerencial, algumas crisespoderiam ser evitadas com monitoramento das informações internase externas e identificação de problemas em estágios iniciais. Pelaperspectiva social, a redução dos casos de crise de marca afeta de formapositiva a sociedade como um todo (organizações e pessoas).Objetivo – Compreender, pela perspectiva gerencial, o uso deinformações na gestão de crise de marca nos momentos de prevenção,identificação e gestão.Metodologia – Este artigo é fruto de estudo exploratório e qualitativo.Os dados primários foram levantados por meio de entrevistas emprofundidade com executivos de marketing e especialistas em gestãode crise.Resultados – Concluiu-se que os gestores utilizam as informaçõesde forma bastante distinta e, considerando-se a posse de informaçãoe a atitude na tomada de decisão, reconheceram-se quatro grupos degestores de crise.Contribuições – De forma a contribuir para a ampliação doconhecimento acadêmico no campo da administração de marketinge gestão de crise de marca, este estudo apresentou os cruzamentos detrês diferentes áreas (sistemas de informações, gestão de crise de marcae desenvolvimento organizacional) para estruturar o conhecimento degestão de crise de marca. Sob a perspectiva gerencial, algumas crisespoderiam ser evitadas com monitoramento das informações internase externas e identificação de problemas em estágios iniciais. 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