Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88691 |
Resumo: | A web tornou-se um importante ponto de contato entre as marcas e seus consumidores. Em um ambiente onde todos conversam ao mesmo tempo, torna-se difícil controlar o que os usuários discutem sobre determinada marca ou produto. Dentro deste cenário, este estudo visa analisar os caminhos que as marcas podem seguir em situações de crise na web, através da análise de quatro casos envolvendo diferentes marcas: Spoleto, Brastemp, Samsung e Bradesco durante o período de 2011 e 2012. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, gestão de crise, tecnologias digitais e wikibrands. A fim de encontrar informações sobre os casos descritos, também se recorreu à pesquisa documental na web, em jornais online, grandes portais e sites de comunicação, Depois desta coleta estudamos cada acontecimento de forma isolada através de análise de conteúdo. Por fim, relacionamos os quatro acontecimentos, com a finalidade de indicar decisões que possam ser adotadas diante de uma situação de crise. Entendemos, pelos casos estudados, que as empresas que seguem um gerenciamento de crise na web de modo mais estratégico, focado não só na solução, mas também na criação/estreitamento de relacionamento, possuem maiores chances de obter retornos satisfatórios. |
id |
UFRGS-2_a4086048d805312960e28be5d30389ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88691 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pavão, Cintia FerminoMachado, Maria Berenice da Costa2014-03-20T01:48:51Z2013http://hdl.handle.net/10183/88691000913413A web tornou-se um importante ponto de contato entre as marcas e seus consumidores. Em um ambiente onde todos conversam ao mesmo tempo, torna-se difícil controlar o que os usuários discutem sobre determinada marca ou produto. Dentro deste cenário, este estudo visa analisar os caminhos que as marcas podem seguir em situações de crise na web, através da análise de quatro casos envolvendo diferentes marcas: Spoleto, Brastemp, Samsung e Bradesco durante o período de 2011 e 2012. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, gestão de crise, tecnologias digitais e wikibrands. A fim de encontrar informações sobre os casos descritos, também se recorreu à pesquisa documental na web, em jornais online, grandes portais e sites de comunicação, Depois desta coleta estudamos cada acontecimento de forma isolada através de análise de conteúdo. Por fim, relacionamos os quatro acontecimentos, com a finalidade de indicar decisões que possam ser adotadas diante de uma situação de crise. Entendemos, pelos casos estudados, que as empresas que seguem um gerenciamento de crise na web de modo mais estratégico, focado não só na solução, mas também na criação/estreitamento de relacionamento, possuem maiores chances de obter retornos satisfatórios.application/pdfporGestão de marcasGerenciamento de crisesMarcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913413.pdf000913413.pdfTexto completoapplication/pdf1323365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/1/000913413.pdf55eee5fc5600702f42c5a7c867b74815MD51TEXT000913413.pdf.txt000913413.pdf.txtExtracted Texttext/plain167102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/2/000913413.pdf.txt6563f1d289ae18ddba9fcc6f10772d80MD52THUMBNAIL000913413.pdf.jpg000913413.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/3/000913413.pdf.jpgfe78e85b5a2a1086f10bd2e3cbf6ff99MD5310183/886912018-10-18 08:27:41.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
title |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
spellingShingle |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação Pavão, Cintia Fermino Gestão de marcas Gerenciamento de crises |
title_short |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
title_full |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
title_fullStr |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
title_full_unstemmed |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
title_sort |
Marcas na Web: gestão de crise e oportunidades de interação |
author |
Pavão, Cintia Fermino |
author_facet |
Pavão, Cintia Fermino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavão, Cintia Fermino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
contributor_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marcas Gerenciamento de crises |
topic |
Gestão de marcas Gerenciamento de crises |
description |
A web tornou-se um importante ponto de contato entre as marcas e seus consumidores. Em um ambiente onde todos conversam ao mesmo tempo, torna-se difícil controlar o que os usuários discutem sobre determinada marca ou produto. Dentro deste cenário, este estudo visa analisar os caminhos que as marcas podem seguir em situações de crise na web, através da análise de quatro casos envolvendo diferentes marcas: Spoleto, Brastemp, Samsung e Bradesco durante o período de 2011 e 2012. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, gestão de crise, tecnologias digitais e wikibrands. A fim de encontrar informações sobre os casos descritos, também se recorreu à pesquisa documental na web, em jornais online, grandes portais e sites de comunicação, Depois desta coleta estudamos cada acontecimento de forma isolada através de análise de conteúdo. Por fim, relacionamos os quatro acontecimentos, com a finalidade de indicar decisões que possam ser adotadas diante de uma situação de crise. Entendemos, pelos casos estudados, que as empresas que seguem um gerenciamento de crise na web de modo mais estratégico, focado não só na solução, mas também na criação/estreitamento de relacionamento, possuem maiores chances de obter retornos satisfatórios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-20T01:48:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88691 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913413 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88691 |
identifier_str_mv |
000913413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/1/000913413.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/2/000913413.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88691/3/000913413.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55eee5fc5600702f42c5a7c867b74815 6563f1d289ae18ddba9fcc6f10772d80 fe78e85b5a2a1086f10bd2e3cbf6ff99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224461902413824 |