Sex and gender identity differences in psychological job outcomes among salespeople

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanrikulu, Ceyda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/499
Resumo: Purpose – The purpose of this study was to determine whether there was any difference among sex and gender identity groups for salespeople in terms of psychological job outcomes, namely job stress, organizational commitment, intention to leave, and job satisfaction.Design/methodology/approach – Data was collected from salespeople using a survey. The questionnaire used was administered to a convenience sample of pharmaceutical salespeople from south-central region of Turkey, through a self-administered questionnaire.Findings – The findings suggested that there were differences between sex groups in psychological job outcomes except job stress, while there were differences between gender identity groups in all of them. There already exist sex differences and also gender identity differences regarding the job outcomes in sales force. Androgynous individuals have the most appropriate gender identity for sales profession, considering that they had a high level of job satisfaction and organizational commitment and a low level of job stress and intention to leave.Originality/value – The major contribution of this study to the literature and administrative implications is the enrichment of information concerning gender-based similarities and/or differences among salespeople in terms of job outcomes with a new and different approach.
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The questionnaire used was administered to a convenience sample of pharmaceutical salespeople from south-central region of Turkey, through a self-administered questionnaire.Findings – The findings suggested that there were differences between sex groups in psychological job outcomes except job stress, while there were differences between gender identity groups in all of them. There already exist sex differences and also gender identity differences regarding the job outcomes in sales force. Androgynous individuals have the most appropriate gender identity for sales profession, considering that they had a high level of job satisfaction and organizational commitment and a low level of job stress and intention to leave.Originality/value – The major contribution of this study to the literature and administrative implications is the enrichment of information concerning gender-based similarities and/or differences among salespeople in terms of job outcomes with a new and different approach.Objetivo – O objetivo do presente estudo é determinar se há diferenças entre sexo e identidade de gênero para grupos de vendedores em termos de resultados psicológicos relacionados ao trabalho, principalmente o estresse no trabalho, comprometimento organizacional, intenção de sair e satisfação no trabalho.Metodologia – Os dados foram coletados dos vendedores por meio de um questionário. Este foi administrado com uma amostra conveniente de vendedores da área farmacêutica da região centro-sul da Turquia, por meio de um questionário autoaplicável.Resultados – Os resultados sugerem a existência de diferenças entre os grupos sexuais nos resultados psicológicos relacionados ao trabalho, exceto pelo estresse no trabalho, ao passo que existem diferenças entre os grupos de identidade de gênero em todos eles. Há diferenças entre os sexos e diferenças entre identidades de gênero em relação ao trabalho na área de vendas. Indivíduos andrógenos contam com a identidade de gênero mais apropriada para a profissão de vendas, considerando que têm um alto nível de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional e um baixo nível de estresse no trabalho e intenção de sair.Originalidade/valor – A principal contribuição do estudo para a literatura e as implicações administrativas é o enriquecimento de informações relacionadas às semelhanças e/ou diferenças baseadas em gênero entre vendedores em termos de resultados de trabalho com uma abordagem nova e diferente.Objetivo – O objetivo do presente estudo é determinar se há diferenças entre sexo e identidade de gênero para grupos de vendedores em termos de resultados psicológicos relacionados ao trabalho, principalmente o estresse no trabalho, comprometimento organizacional, intenção de sair e satisfação no trabalho. Metodologia – Os dados foram coletados dos vendedores por meio de um questionário. Este foi administrado com uma amostra conveniente de vendedores da área farmacêutica da região centro-sul da Turquia, por meio de um questionário autoaplicável.Resultados – Os resultados sugerem a existência de diferenças entre os grupos sexuais nos resultados psicológicos relacionados ao trabalho, exceto pelo estresse no trabalho, ao passo que existem diferenças entre os grupos de identidade de gênero em todos eles. Há diferenças entre os sexos e diferenças entre identidades de gênero em relação ao trabalho na área de vendas. Indivíduos andrógenos contam com a identidade de gênero mais apropriada para a profissão de vendas, considerando que têm um alto nível de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional e um baixo nível de estresse no trabalho e intenção de sair.Originalidade/valor – A principal contribuição do estudo para a literatura e as implicações administrativas é o enriquecimento de informações relacionadas às semelhanças e/ou diferenças baseadas em gênero entre vendedores em termos de resultados de trabalho com uma abordagem nova e diferente.FECAP2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/49910.7819/rbgn.v0i0.2302Review of Business Management; Vol. 19 No. 66 (2017); 519RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 19 Núm. 66 (2017); 519RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 19 n. 66 (2017); 5191983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/499/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/499/pdf_1Copyright (c) 2017 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessTanrikulu, Ceyda2021-07-21T16:19:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2302Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:19:11Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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