Transformação digital e as mudanças na criação de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais Filho, Marivaldo José de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4495
Resumo: A Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digital
id FEI_12056b65a1f1f2a8ee9aed51c26a157d
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4495
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Transformação digital e as mudanças na criação de valorestudo de caso no setor de varejotransformação digitalcriação de valorvarejoestratégia digitalA Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digitalDigital Transformation has influenced people, companies and systems, and this revolution is changing the way companies run their businesses, develop relationships within and across ecosystems (for example, with consumers and suppliers), offering new management opportunities and challenges. The influence of emerging technologies on product and service innovation significantly increases research and management practices aimed at digital transformation, which represent a constantly evolving problem; therefore, there are still gaps that need to be studied, among them, the understanding of how digital transformation can change practices in value creation. In this context, the general objective of the study is to understand how companies are implementing Digital Transformation, the technologies applied, the practices used in the Digital Transformation process, and how they can create value for companies. The research method was a study of multiple cases carried out with companies in the retail segment. As a contribution of the research, the practices used by companies are highlighted, emphasizing ways of conducting organizational functions that evolve according to the dynamics of the business environment, underlining the digital transformationCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoMattos, Cláudia Aparecida deNovais Filho, Marivaldo José de2022-05-21T17:19:05Z2022-05-21T17:19:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOVAIS FILHO, Marivaldo José de. <b> Transformação digital e as mudanças na criação de valor: </b> estudo de caso no setor de varejo. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440.https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4495porpt_BRProduçãoreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:50:06Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação digital e as mudanças na criação de valor
estudo de caso no setor de varejo
title Transformação digital e as mudanças na criação de valor
spellingShingle Transformação digital e as mudanças na criação de valor
Novais Filho, Marivaldo José de
transformação digital
criação de valor
varejo
estratégia digital
title_short Transformação digital e as mudanças na criação de valor
title_full Transformação digital e as mudanças na criação de valor
title_fullStr Transformação digital e as mudanças na criação de valor
title_full_unstemmed Transformação digital e as mudanças na criação de valor
title_sort Transformação digital e as mudanças na criação de valor
author Novais Filho, Marivaldo José de
author_facet Novais Filho, Marivaldo José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Cláudia Aparecida de
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais Filho, Marivaldo José de
dc.subject.por.fl_str_mv transformação digital
criação de valor
varejo
estratégia digital
topic transformação digital
criação de valor
varejo
estratégia digital
description A Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digital
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-21T17:19:05Z
2022-05-21T17:19:05Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAIS FILHO, Marivaldo José de. <b> Transformação digital e as mudanças na criação de valor: </b> estudo de caso no setor de varejo. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440.
https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4495
identifier_str_mv NOVAIS FILHO, Marivaldo José de. <b> Transformação digital e as mudanças na criação de valor: </b> estudo de caso no setor de varejo. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440.
url https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4495
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Produção
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225177968410624