Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambilla, Gustavo Colombo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/70
Resumo: Historicamente, a reclamação de clientes referente à perda de potência do motor apresenta o segundo maior índice nas pesquisas de satisfação de clientes de veículos de passeio no mercado brasileiro, fato este que motivou o interesse em desenvolver este trabalho. O objetivo deste trabalho é propor uma métrica de desempenho longitudinal veicular que represente a percepção do condutor e cliente quanto à potência subjetiva do veículo no uso diário. Esta métrica será definida através do estudo das principais métricas utilizadas para descrever o desempenho longitudinal de um veículo de passeio e da correlação destas métricas com os resultados de pesquisas de satisfação realizadas com os clientes de diversas marcas e modelos presentes no mercado brasileiro. Além das principais métricas divulgadas por fabricantes de veículos e revistas especializadas, será explorada neste trabalho a métrica Performance Feel Index (PFI), que é calculada através da ponderação da aceleração longitudinal máxima do veículo em cada marcha. A métrica proposta deve ser adequada para que durante a investigação e aprovação de novos projetos seja possível prever a aceitação do cliente brasileiro para a aplicação veicular em questão, ou seja, prever o índice de reclamação do cliente para este veículo. A aplicação desta métrica durante a fase de investigação de projetos tem como meta evitar a aprovação de aplicações veiculares que não atendem a expectativa dos consumidores brasileiros quanto à percepção de desempenho longitudinal do veículo e que, por consequência, geram a insatisfação dos clientes, vendas abaixo do planejado, degradação da imagem da marca e prejuízos financeiros.
id FEI_3c6d7c434b138d5db0e3efa59888b226
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/70
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículoAutomóveisSatisfação do consumidorDesempenho veicularAceleração longitudinalHistoricamente, a reclamação de clientes referente à perda de potência do motor apresenta o segundo maior índice nas pesquisas de satisfação de clientes de veículos de passeio no mercado brasileiro, fato este que motivou o interesse em desenvolver este trabalho. O objetivo deste trabalho é propor uma métrica de desempenho longitudinal veicular que represente a percepção do condutor e cliente quanto à potência subjetiva do veículo no uso diário. Esta métrica será definida através do estudo das principais métricas utilizadas para descrever o desempenho longitudinal de um veículo de passeio e da correlação destas métricas com os resultados de pesquisas de satisfação realizadas com os clientes de diversas marcas e modelos presentes no mercado brasileiro. Além das principais métricas divulgadas por fabricantes de veículos e revistas especializadas, será explorada neste trabalho a métrica Performance Feel Index (PFI), que é calculada através da ponderação da aceleração longitudinal máxima do veículo em cada marcha. A métrica proposta deve ser adequada para que durante a investigação e aprovação de novos projetos seja possível prever a aceitação do cliente brasileiro para a aplicação veicular em questão, ou seja, prever o índice de reclamação do cliente para este veículo. A aplicação desta métrica durante a fase de investigação de projetos tem como meta evitar a aprovação de aplicações veiculares que não atendem a expectativa dos consumidores brasileiros quanto à percepção de desempenho longitudinal do veículo e que, por consequência, geram a insatisfação dos clientes, vendas abaixo do planejado, degradação da imagem da marca e prejuízos financeiros.Historically, customer’s complaint regarding engine power loss has the second highest rate in passenger car customer satisfaction surveys in the Brazilian market, a fact that motivated the interest in developing this work. The objective of this study is to propose a vehicular longitudinal performance metric capable of representing the customer’s perception regarding a vehicle subjective power under a daily use condition. This metric will be defined through the study of the key metrics most commonly used to represent the power of a passenger vehicle and the correlation of these metrics with the results from customer’s satisfaction surveys from a wide range of vehicle’s brands and models sold in the Brazilian market. Out of the key metrics published by car manufactures and specialized magazines, the metric Performance Feel Index (PFI) will also be explored in this research as a key metric to represent the vehicle power perception of customers, which is calculated through the weighting of the maximal longitudinal acceleration obtained for each driving gear. The proposed metric is admitted appropriate to be used as a technical target parameter during the investigation and approval of new projects, since it will be possible to foresee the acceptance of the Brazilian customer. Applying this metric during investigation phase of the project aims to avoid the approval of a vehicle project that does not comply with Brazilian customer’s expectation regarding longitudinal performance and, consequently, leads to a high customer’s dissatisfaction rate, sales below plan, degradation of brand image and financial losses.Centro Universitário FEI, São Bernardo do CampoFleury, Agenor T.Brambilla, Gustavo Colombo2019-03-15T17:37:13Z2019-03-15T17:37:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAMBILLA, Gustavo Colombo. <b> Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo. </b> 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.128386>. Acesso em: 5 out. 2018.10.31414/EM.2016.D.128386https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/70porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:54:27Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/70Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
title Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
spellingShingle Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
Brambilla, Gustavo Colombo
Automóveis
Satisfação do consumidor
Desempenho veicular
Aceleração longitudinal
title_short Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
title_full Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
title_fullStr Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
title_full_unstemmed Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
title_sort Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo
author Brambilla, Gustavo Colombo
author_facet Brambilla, Gustavo Colombo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleury, Agenor T.
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambilla, Gustavo Colombo
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis
Satisfação do consumidor
Desempenho veicular
Aceleração longitudinal
topic Automóveis
Satisfação do consumidor
Desempenho veicular
Aceleração longitudinal
description Historicamente, a reclamação de clientes referente à perda de potência do motor apresenta o segundo maior índice nas pesquisas de satisfação de clientes de veículos de passeio no mercado brasileiro, fato este que motivou o interesse em desenvolver este trabalho. O objetivo deste trabalho é propor uma métrica de desempenho longitudinal veicular que represente a percepção do condutor e cliente quanto à potência subjetiva do veículo no uso diário. Esta métrica será definida através do estudo das principais métricas utilizadas para descrever o desempenho longitudinal de um veículo de passeio e da correlação destas métricas com os resultados de pesquisas de satisfação realizadas com os clientes de diversas marcas e modelos presentes no mercado brasileiro. Além das principais métricas divulgadas por fabricantes de veículos e revistas especializadas, será explorada neste trabalho a métrica Performance Feel Index (PFI), que é calculada através da ponderação da aceleração longitudinal máxima do veículo em cada marcha. A métrica proposta deve ser adequada para que durante a investigação e aprovação de novos projetos seja possível prever a aceitação do cliente brasileiro para a aplicação veicular em questão, ou seja, prever o índice de reclamação do cliente para este veículo. A aplicação desta métrica durante a fase de investigação de projetos tem como meta evitar a aprovação de aplicações veiculares que não atendem a expectativa dos consumidores brasileiros quanto à percepção de desempenho longitudinal do veículo e que, por consequência, geram a insatisfação dos clientes, vendas abaixo do planejado, degradação da imagem da marca e prejuízos financeiros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-03-15T17:37:13Z
2019-03-15T17:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAMBILLA, Gustavo Colombo. <b> Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo. </b> 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.128386>. Acesso em: 5 out. 2018.
10.31414/EM.2016.D.128386
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/70
identifier_str_mv BRAMBILLA, Gustavo Colombo. <b> Estudo da correlação entre a percepção do cliente quanto à potência veicular e as métricas que definem o desempenho do veículo. </b> 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.128386>. Acesso em: 5 out. 2018.
10.31414/EM.2016.D.128386
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225179049492480