Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino, Carinne Namba
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gabriela Alves da, Scorvo, Mariana Generoso, Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253
Resumo: Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz.
id FEI_508de14daef88a28ed8744cd66c37a68
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3253
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitaisanálise da gestão de processos em uma startup de deliveryprocessos de negócioplataforma digitalgestão de processosBusiness process modeling notationBusiness process managementEm constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz.Constantly on the rise and, because they are relatively newto the market, delivery startups demand new studies on business process management and mapping. Through a broad view of all processes, management tools allow you to monitor their progress quickly and with greater clarity, in addition to facilitating theirunderstanding, allowing you to identify bottlenecks and rework, and therefore generate improvements. The work aimed to analyze the process management practices in a company based on digital platforms in its dimensions (restaurant, delivery man and final consumer) and propose improvements. Initially, the relationship between the company and its three pillars was identified, providing the knowledge base for mapping business processes through two tools, the Service Blueprint and the Business Process Modeling Notation (BPMN). The study promoted the vision of the company's processes and, when compared to the theory, allowed the analysis of the current situation, identification of bottlenecks and proposition of improvement actions. Finally, it was possible to conclude that the studied organization advances in continuous improvement to adjust to an effective management model.Não houveSilva, Gabriela Scurhttp://lattes.cnpq.br/2475812157828635https://orcid.org/0000-0003-1498-1172Marcolino, Carinne NambaSilva, Gabriela Alves daScorvo, Mariana GenerosoFerreira, Matheus Rampazzo Bragança2021-07-02T13:37:55Z2021-07-02T13:37:55Z2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis123application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253Engenharia organizacional gestão de processosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEI2023-03-14T12:47:50Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:47:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
análise da gestão de processos em uma startup de delivery
title Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
spellingShingle Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
Marcolino, Carinne Namba
processos de negócio
plataforma digital
gestão de processos
Business process modeling notation
Business process management
title_short Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
title_full Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
title_fullStr Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
title_full_unstemmed Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
title_sort Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
author Marcolino, Carinne Namba
author_facet Marcolino, Carinne Namba
Silva, Gabriela Alves da
Scorvo, Mariana Generoso
Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança
author_role author
author2 Silva, Gabriela Alves da
Scorvo, Mariana Generoso
Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Gabriela Scur
http://lattes.cnpq.br/2475812157828635
https://orcid.org/0000-0003-1498-1172
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino, Carinne Namba
Silva, Gabriela Alves da
Scorvo, Mariana Generoso
Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança
dc.subject.por.fl_str_mv processos de negócio
plataforma digital
gestão de processos
Business process modeling notation
Business process management
topic processos de negócio
plataforma digital
gestão de processos
Business process modeling notation
Business process management
description Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
2021-07-02T13:37:55Z
2021-07-02T13:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Engenharia organizacional gestão de processos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225177710460928