Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOUZA, Maria Tereza Saraiva de, HERNANDEZ, José Mauro da Costa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3372
Resumo: O comportamento do professor é ainda um tema incipiente com poucos estudos quantitativos. As escolhas de tecnologias, metodologias e práticas de ensino do professor afetam tanto os docentes quanto a aprendiza-gem dos discentes, tornando um tema de interesse crescente de pesquisas em diversas áreas da educação. O objetivo desta pesquisa é analisar como as teorias de inovação podem ser aplicadas para identificar os deter-minantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino, buscando identificar novas variáveis e construtos, para o desenvolvimento e ampliação de modelos teóricos. O artigo inicia com a apresentação das teorias de bases amplamente difundidas em outras áreas do conhecimento: a Teoria do Comportamento Planejado (TPB); a Teoria da Difusão da Inovação (IDT); o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM); e a Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB), para o entendimento da aplicação em estudos sobre o comportamento do professor. Na sequência, são apresentados alguns estudos quantitativos realizados em diversos países, cursos e níveis de ensino, para ilustrar essa aplicação. Estas teorias e modelos podem ser usados para se prever a adoção de novas tecnologias como uma plataforma de educação à distância, métodos e práticas de ensino como as metodologias ativas de ensino e temas transversais como a Sustentabilidade
id FEI_77ff4a3a01bdc8d2eccf20973e2f0fe6
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3372
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1640. Acesso em 07 out. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSOSOUZA, Maria Tereza Saraiva deHERNANDEZ, José Mauro da Costahttps://orcid.org/0000-0003-4514-2021https://orcid.org/0000-0002-0704-00352021-10-07T17:52:15Z2021-10-07T17:52:15Z2019-09-01ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO; SOUZA, SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; HERNANDEZ, José Mauro da Costa. Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 20, n. 3, p. 609-639, 2019.2358-0917https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/337210.13058/raep.2019.v20n3.1640O comportamento do professor é ainda um tema incipiente com poucos estudos quantitativos. As escolhas de tecnologias, metodologias e práticas de ensino do professor afetam tanto os docentes quanto a aprendiza-gem dos discentes, tornando um tema de interesse crescente de pesquisas em diversas áreas da educação. O objetivo desta pesquisa é analisar como as teorias de inovação podem ser aplicadas para identificar os deter-minantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino, buscando identificar novas variáveis e construtos, para o desenvolvimento e ampliação de modelos teóricos. O artigo inicia com a apresentação das teorias de bases amplamente difundidas em outras áreas do conhecimento: a Teoria do Comportamento Planejado (TPB); a Teoria da Difusão da Inovação (IDT); o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM); e a Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB), para o entendimento da aplicação em estudos sobre o comportamento do professor. Na sequência, são apresentados alguns estudos quantitativos realizados em diversos países, cursos e níveis de ensino, para ilustrar essa aplicação. Estas teorias e modelos podem ser usados para se prever a adoção de novas tecnologias como uma plataforma de educação à distância, métodos e práticas de ensino como as metodologias ativas de ensino e temas transversais como a SustentabilidadeThe professor's behavior is still an emerging issue with few quantitative studies. The choices of technologies, methodologies and teaching practices of a professor affect both professors and learning of students, turning out to be an increasing interest in researches in many areas of education. The main objetive of this research is to analyze how innovation theories can be applied to identify the determinants of professor’s behavior in the adoption of teaching technologies, methods and practices, seeking to identify new variables and constructs, for the development and expansion of theoretical models. This article begins with an explanation of base theories widespread in other areas of knowledge, Theory of Planned behavior (TPB), Theory of Diffusion of Innovation (IDT), the Technology of Acceptance Model (TAM) and the Decomposed Theory of Planned Behavior (DTPB), to understand the application in studies on professor’s behavior. There are some researches in various courses and levels of education to illustrate the application of these theories to identify the determinants of the use of technologies, methodologies and teaching practice by professors. These theories and models can be used to predict the adoption of new technologies as a platform for e-learning, teaching methods and practices such as active teaching methodologies and cross-cutting themes such as Sustainability.203609639ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP)Comportamento do ProfessorTeoria do Comportamento PlanejadoTeoria da Difusão da InovaçãoModelo de Aceitação de TecnologiaTeoria do Comportamento Planejado DecompostoProfessor’s BehavioTheory of Planned BehaviorTheory of Diffusion of Innovation.Technology of Acceptance ModelDecomposed Theory of Planned BehaviorTeorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensinoINNOVATION THEORIES IN HIGHER EDUCATION: DETERMINANTS OF PROFESSORS’ BEHAVIOR IN ADOPTING TEACHING TECHNOLOGIES, METHODS AND PRACTICESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1640ORIGINALSouza_pdf.pdfSouza_pdf.pdfapplication/pdf444502https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/1/Souza_pdf.pdf9e67d04a8e18f2a7eb2cdb87f4393e92MD51TEXTSouza_pdf.pdf.txtSouza_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain62484https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/2/Souza_pdf.pdf.txtb8001dd7bb9fe5299c006f797519df6aMD52THUMBNAILSouza_pdf.pdf.jpgSouza_pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1404https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/3/Souza_pdf.pdf.jpg0e7e86ca3fc940d48b8431ce099eee3dMD53FEI/33722021-10-08 03:00:29.575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
dc.title.none.fl_str_mv INNOVATION THEORIES IN HIGHER EDUCATION: DETERMINANTS OF PROFESSORS’ BEHAVIOR IN ADOPTING TEACHING TECHNOLOGIES, METHODS AND PRACTICES
title Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
spellingShingle Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO
Comportamento do Professor
Teoria do Comportamento Planejado
Teoria da Difusão da Inovação
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Teoria do Comportamento Planejado Decomposto
Professor’s Behavio
Theory of Planned Behavior
Theory of Diffusion of Innovation.
Technology of Acceptance Model
Decomposed Theory of Planned Behavior
title_short Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
title_full Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
title_fullStr Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
title_full_unstemmed Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
title_sort Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino
author ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO
author_facet ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO
SOUZA, Maria Tereza Saraiva de
HERNANDEZ, José Mauro da Costa
author_role author
author2 SOUZA, Maria Tereza Saraiva de
HERNANDEZ, José Mauro da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.authorOrcid.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4514-2021
https://orcid.org/0000-0002-0704-0035
dc.contributor.author.fl_str_mv ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO
SOUZA, Maria Tereza Saraiva de
HERNANDEZ, José Mauro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Professor
Teoria do Comportamento Planejado
Teoria da Difusão da Inovação
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Teoria do Comportamento Planejado Decomposto
Professor’s Behavio
Theory of Planned Behavior
Theory of Diffusion of Innovation.
Technology of Acceptance Model
Decomposed Theory of Planned Behavior
topic Comportamento do Professor
Teoria do Comportamento Planejado
Teoria da Difusão da Inovação
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Teoria do Comportamento Planejado Decomposto
Professor’s Behavio
Theory of Planned Behavior
Theory of Diffusion of Innovation.
Technology of Acceptance Model
Decomposed Theory of Planned Behavior
description O comportamento do professor é ainda um tema incipiente com poucos estudos quantitativos. As escolhas de tecnologias, metodologias e práticas de ensino do professor afetam tanto os docentes quanto a aprendiza-gem dos discentes, tornando um tema de interesse crescente de pesquisas em diversas áreas da educação. O objetivo desta pesquisa é analisar como as teorias de inovação podem ser aplicadas para identificar os deter-minantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino, buscando identificar novas variáveis e construtos, para o desenvolvimento e ampliação de modelos teóricos. O artigo inicia com a apresentação das teorias de bases amplamente difundidas em outras áreas do conhecimento: a Teoria do Comportamento Planejado (TPB); a Teoria da Difusão da Inovação (IDT); o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM); e a Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB), para o entendimento da aplicação em estudos sobre o comportamento do professor. Na sequência, são apresentados alguns estudos quantitativos realizados em diversos países, cursos e níveis de ensino, para ilustrar essa aplicação. Estas teorias e modelos podem ser usados para se prever a adoção de novas tecnologias como uma plataforma de educação à distância, métodos e práticas de ensino como as metodologias ativas de ensino e temas transversais como a Sustentabilidade
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-07T17:52:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-07T17:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO; SOUZA, SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; HERNANDEZ, José Mauro da Costa. Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 20, n. 3, p. 609-639, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3372
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-0917
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.13058/raep.2019.v20n3.1640
identifier_str_mv ALANO, ELSI DO ROCIO CARDOSO; SOUZA, SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; HERNANDEZ, José Mauro da Costa. Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 20, n. 3, p. 609-639, 2019.
2358-0917
10.13058/raep.2019.v20n3.1640
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3372
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/1/Souza_pdf.pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/2/Souza_pdf.pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3372/3/Souza_pdf.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e67d04a8e18f2a7eb2cdb87f4393e92
b8001dd7bb9fe5299c006f797519df6a
0e7e86ca3fc940d48b8431ce099eee3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750993388666880