Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253 |
Resumo: | Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz. |
id |
FEI_814b6f9a250c93163f1cc1076cddd495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3253 |
network_acronym_str |
FEI |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcolino, Carinne NambaSilva, Gabriela Alves daScorvo, Mariana GenerosoFerreira, Matheus Rampazzo Bragançahttp://lattes.cnpq.br/2475812157828635https://orcid.org/0000-0003-1498-1172Profa. Gabriela Scur2021-07-02T13:37:55Z2021-07-02T13:37:55Z2020-12-07https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz.Constantly on the rise and, because they are relatively newto the market, delivery startups demand new studies on business process management and mapping. Through a broad view of all processes, management tools allow you to monitor their progress quickly and with greater clarity, in addition to facilitating theirunderstanding, allowing you to identify bottlenecks and rework, and therefore generate improvements. The work aimed to analyze the process management practices in a company based on digital platforms in its dimensions (restaurant, delivery man and final consumer) and propose improvements. Initially, the relationship between the company and its three pillars was identified, providing the knowledge base for mapping business processes through two tools, the Service Blueprint and the Business Process Modeling Notation (BPMN). The study promoted the vision of the company's processes and, when compared to the theory, allowed the analysis of the current situation, identification of bottlenecks and proposition of improvement actions. Finally, it was possible to conclude that the studied organization advances in continuous improvement to adjust to an effective management model.Não houve123processos de negócioplataforma digitalgestão de processosBusiness process modeling notationBusiness process managementProcessos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitaisanálise da gestão de processos em uma startup de deliveryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia organizacional gestão de processosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEI2020ORIGINALTCC biblioteca PDF.pdfTCC biblioteca PDF.pdfTexto completoapplication/pdf3404689https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/1/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf10e9238f60c6b6a76609ac60e5f61be6MD51FICHA DE AVALIAÇÃO DE TCC_REPOSITÓRIO.docxFICHA DE AVALIAÇÃO DE TCC_REPOSITÓRIO.docxFicha de Avaliaçãoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document604654https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/2/FICHA%20DE%20AVALIA%c3%87%c3%83O%20DE%20TCC_REPOSIT%c3%93RIO.docx7bb33d40a7d8614595e291ef7005c751MD52AUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdfAUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdfAutorização para publicaçãoapplication/pdf250271https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/3/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf4d02695dcd45eb7440c15484ef2fbceeMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81754https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/4/license.txtd73b8a44624b2748e761fe3ad8ab4ca6MD54TEXTTCC biblioteca PDF.pdf.txtTCC biblioteca PDF.pdf.txtExtracted texttext/plain187389https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/5/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf.txt7e428030ffd2e784f90ec80850bc55ecMD55AUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdf.txtAUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdf.txtExtracted texttext/plain2225https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/7/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf.txt8e4461e8558b7bd1c32e3fb03315980eMD57THUMBNAILTCC biblioteca PDF.pdf.jpgTCC biblioteca PDF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/6/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf.jpg6c8dcd4fcf27e3c68c1920a5e7951a69MD56AUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdf.jpgAUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA assinada_encrypted_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1537https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/8/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf.jpg84dbe0498fa75ba43bc7ca51d6a6f468MD58FEI/32532021-07-08 16:33:58.323TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjby1FeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gb3MgdGVybW9zIGUgYWNlaXRhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkJQ29uY2VkZSBhbyBDZW50cm8gVW5pdmVyc2l0w6FyaW8gRkVJIG8gZGlyZWl0byBuw6NvIGV4Y2x1c2l2byBkZSBhcnF1aXZhciwgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IHBvciBxdWFscXVlciBvdXRybyBtZWlvOwpiKQlDb25jZWRlIGFvIENlbnRybyBVbml2ZXJzaXTDoXJpbyBGRUkgbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbnZlcnRlciBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBzZXUgY29udGXDumRvIG9yaWdpbmFsLCBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0bywgYXNzaW0gY29tbywgYSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gcGFyYSBlZmVpdG9zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZS9vdSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvOwpjKQlEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSBkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgc3VibWlzc8OjbyBkbyBkb2N1bWVudG8sIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbyBzZXUgY29uaGVjaW1lbnRvLCBuw6NvIGluZnJpbmdlIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHF1YWxxdWVyIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZTsKZCkJU2UgbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgYXV0b3JpemHDp8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNlZGVyIGFvIENlbnRybyBVbml2ZXJzaXTDoXJpbyBGRUkgY29uZm9ybWUgcmVxdWVyaWRvIHBvciBlc3RhIExpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIHRhbCBtYXRlcmlhbCwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MsIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCmUpCVNlIG8gZG9jdW1lbnRvIHN1Ym1ldGlkbyDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbyBwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBvIENlbnRybyBVbml2ZXJzaXTDoXJpbyBGRUksIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwb3IgdGFsIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3JkbzsKCk8gQ2VudHJvIFVuaXZlcnNpdMOhcmlvIEZFSSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
análise da gestão de processos em uma startup de delivery |
title |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
spellingShingle |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais Marcolino, Carinne Namba processos de negócio plataforma digital gestão de processos Business process modeling notation Business process management |
title_short |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
title_full |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
title_fullStr |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
title_full_unstemmed |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
title_sort |
Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais |
author |
Marcolino, Carinne Namba |
author_facet |
Marcolino, Carinne Namba Silva, Gabriela Alves da Scorvo, Mariana Generoso Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriela Alves da Scorvo, Mariana Generoso Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2475812157828635 |
dc.contributor.advisorOrcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1498-1172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcolino, Carinne Namba Silva, Gabriela Alves da Scorvo, Mariana Generoso Ferreira, Matheus Rampazzo Bragança |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Profa. Gabriela Scur |
contributor_str_mv |
Profa. Gabriela Scur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processos de negócio plataforma digital gestão de processos Business process modeling notation Business process management |
topic |
processos de negócio plataforma digital gestão de processos Business process modeling notation Business process management |
description |
Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-02T13:37:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-02T13:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253 |
url |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 |
dc.coverage.area.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia organizacional gestão de processos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) instacron:FEI |
instname_str |
Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) |
instacron_str |
FEI |
institution |
FEI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/1/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/2/FICHA%20DE%20AVALIA%c3%87%c3%83O%20DE%20TCC_REPOSIT%c3%93RIO.docx https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/3/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/4/license.txt https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/5/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf.txt https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/7/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf.txt https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/6/TCC%20biblioteca%20PDF.pdf.jpg https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3253/8/AUTORIZA%c3%87%c3%83O%20BIBLIOTECA%20assinada_encrypted_.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10e9238f60c6b6a76609ac60e5f61be6 7bb33d40a7d8614595e291ef7005c751 4d02695dcd45eb7440c15484ef2fbcee d73b8a44624b2748e761fe3ad8ab4ca6 7e428030ffd2e784f90ec80850bc55ec 8e4461e8558b7bd1c32e3fb03315980e 6c8dcd4fcf27e3c68c1920a5e7951a69 84dbe0498fa75ba43bc7ca51d6a6f468 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734750992045441024 |