O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, F. H. O.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/268
Resumo: A literatura de atributos ausentes aborda a dificuldade de o consumidor identificar a ausência de uma informação relevante no momento de tomada de decisão de compra. Estudos realizados nesta área demonstram que geralmente os consumidores baseiam suas decisões nas informações disponíveis no momento da compra, negligenciando as informações omitidas. A literatura de confiança no julgamento relata que o conhecimento da ausência de informações relevantes no momento da compra, por parte do consumidor, reduz a confiança no julgamento e a literatura de memória apresenta que a capacidade dos consumidores recordarem de informações relevantes sobre um produto reduz conforme aumenta o intervalo de tempo. O objetivo deste trabalho é identificar como a comparação de produtos com atributos desalinhados juntamente com o intervalo de tempo, influenciam na capacidade do consumidor identificar atributos ausentes, na confiança no julgamento e na escolha. Neste trabalho foram realizados 2 estudos sendo que: (1) No estudo 1 foi investigado a capacidade de identificar atributos ausentes, a confiança no julgamento e a escolha em uma comparação de produtos descritos por atributos desalinhados ao longo do tempo; (2) no estudo 2 foi incluído a análise de recência na escolha e foi investigado também se a quantidade de atributos desalinhados apresentado ao consumidor pode alterar a escolha. Como resultado foi identificado que a confiança no julgamento de um produto aumenta conforme aumenta o intervalo de tempo e que esta tem um efeito direto na decisão de compra do consumidor.
id FEI_9659758088b714b96f7ef857176920cf
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/268
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentesConfiança no julgamentoAtributos desalinhadosDecisão de compraIntervalo de tempoA literatura de atributos ausentes aborda a dificuldade de o consumidor identificar a ausência de uma informação relevante no momento de tomada de decisão de compra. Estudos realizados nesta área demonstram que geralmente os consumidores baseiam suas decisões nas informações disponíveis no momento da compra, negligenciando as informações omitidas. A literatura de confiança no julgamento relata que o conhecimento da ausência de informações relevantes no momento da compra, por parte do consumidor, reduz a confiança no julgamento e a literatura de memória apresenta que a capacidade dos consumidores recordarem de informações relevantes sobre um produto reduz conforme aumenta o intervalo de tempo. O objetivo deste trabalho é identificar como a comparação de produtos com atributos desalinhados juntamente com o intervalo de tempo, influenciam na capacidade do consumidor identificar atributos ausentes, na confiança no julgamento e na escolha. Neste trabalho foram realizados 2 estudos sendo que: (1) No estudo 1 foi investigado a capacidade de identificar atributos ausentes, a confiança no julgamento e a escolha em uma comparação de produtos descritos por atributos desalinhados ao longo do tempo; (2) no estudo 2 foi incluído a análise de recência na escolha e foi investigado também se a quantidade de atributos desalinhados apresentado ao consumidor pode alterar a escolha. Como resultado foi identificado que a confiança no julgamento de um produto aumenta conforme aumenta o intervalo de tempo e que esta tem um efeito direto na decisão de compra do consumidor.Centro Universitário FEI, São PauloHernandez, José Mauro da CostaAguiar, F. H. O.2019-03-15T17:44:50Z2019-03-15T17:44:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAGUIAR, F. H. O. <b> O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes. </b> 2016. 71 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2016. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2016.T.127988&gt;. Acesso em: 24 set. 2018.10.31414/ADM.2016.T.127988https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/268porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:51:40Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:51:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
title O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
spellingShingle O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
Aguiar, F. H. O.
Confiança no julgamento
Atributos desalinhados
Decisão de compra
Intervalo de tempo
title_short O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
title_full O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
title_fullStr O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
title_full_unstemmed O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
title_sort O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes
author Aguiar, F. H. O.
author_facet Aguiar, F. H. O.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernandez, José Mauro da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, F. H. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança no julgamento
Atributos desalinhados
Decisão de compra
Intervalo de tempo
topic Confiança no julgamento
Atributos desalinhados
Decisão de compra
Intervalo de tempo
description A literatura de atributos ausentes aborda a dificuldade de o consumidor identificar a ausência de uma informação relevante no momento de tomada de decisão de compra. Estudos realizados nesta área demonstram que geralmente os consumidores baseiam suas decisões nas informações disponíveis no momento da compra, negligenciando as informações omitidas. A literatura de confiança no julgamento relata que o conhecimento da ausência de informações relevantes no momento da compra, por parte do consumidor, reduz a confiança no julgamento e a literatura de memória apresenta que a capacidade dos consumidores recordarem de informações relevantes sobre um produto reduz conforme aumenta o intervalo de tempo. O objetivo deste trabalho é identificar como a comparação de produtos com atributos desalinhados juntamente com o intervalo de tempo, influenciam na capacidade do consumidor identificar atributos ausentes, na confiança no julgamento e na escolha. Neste trabalho foram realizados 2 estudos sendo que: (1) No estudo 1 foi investigado a capacidade de identificar atributos ausentes, a confiança no julgamento e a escolha em uma comparação de produtos descritos por atributos desalinhados ao longo do tempo; (2) no estudo 2 foi incluído a análise de recência na escolha e foi investigado também se a quantidade de atributos desalinhados apresentado ao consumidor pode alterar a escolha. Como resultado foi identificado que a confiança no julgamento de um produto aumenta conforme aumenta o intervalo de tempo e que esta tem um efeito direto na decisão de compra do consumidor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-03-15T17:44:50Z
2019-03-15T17:44:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, F. H. O. <b> O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes. </b> 2016. 71 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2016. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2016.T.127988&gt;. Acesso em: 24 set. 2018.
10.31414/ADM.2016.T.127988
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/268
identifier_str_mv AGUIAR, F. H. O. <b> O efeito da memória sobre a percepção de atributos ausentes. </b> 2016. 71 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2016. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/ADM.2016.T.127988&gt;. Acesso em: 24 set. 2018.
10.31414/ADM.2016.T.127988
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225178453901312