Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169930 |
Resumo: | Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento. |
id |
UFRGS-2_84d249f70285c4b820aceb74c04dd123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169930 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Acosta, Alice GarciaCallegaro-de-Menezes, Daniela2017-11-01T02:32:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/169930001050734Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento.application/pdfporDecisão de compraAtributos de valorComportamento do consumidorAnálise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050734.pdf001050734.pdfTexto completoapplication/pdf1009518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/1/001050734.pdfb46bfb7906afc4660d70756a3fe60caaMD51TEXT001050734.pdf.txt001050734.pdf.txtExtracted Texttext/plain85392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/2/001050734.pdf.txt2043c8af36596dcc78852b8f0d4743c8MD52THUMBNAIL001050734.pdf.jpg001050734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/3/001050734.pdf.jpge4c9aea6d1fca26c87ccbe98e67ae07dMD5310183/1699302018-10-30 08:04:56.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
title |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
spellingShingle |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense Acosta, Alice Garcia Decisão de compra Atributos de valor Comportamento do consumidor |
title_short |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
title_full |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
title_fullStr |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
title_full_unstemmed |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
title_sort |
Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense |
author |
Acosta, Alice Garcia |
author_facet |
Acosta, Alice Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Alice Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisão de compra Atributos de valor Comportamento do consumidor |
topic |
Decisão de compra Atributos de valor Comportamento do consumidor |
description |
Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-01T02:32:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169930 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001050734 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169930 |
identifier_str_mv |
001050734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/1/001050734.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/2/001050734.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/3/001050734.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b46bfb7906afc4660d70756a3fe60caa 2043c8af36596dcc78852b8f0d4743c8 e4c9aea6d1fca26c87ccbe98e67ae07d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205715116032 |