Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Alice Garcia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169930
Resumo: Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento.
id UFRGS-2_84d249f70285c4b820aceb74c04dd123
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169930
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acosta, Alice GarciaCallegaro-de-Menezes, Daniela2017-11-01T02:32:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/169930001050734Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento.application/pdfporDecisão de compraAtributos de valorComportamento do consumidorAnálise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050734.pdf001050734.pdfTexto completoapplication/pdf1009518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/1/001050734.pdfb46bfb7906afc4660d70756a3fe60caaMD51TEXT001050734.pdf.txt001050734.pdf.txtExtracted Texttext/plain85392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/2/001050734.pdf.txt2043c8af36596dcc78852b8f0d4743c8MD52THUMBNAIL001050734.pdf.jpg001050734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/3/001050734.pdf.jpge4c9aea6d1fca26c87ccbe98e67ae07dMD5310183/1699302018-10-30 08:04:56.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
title Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
spellingShingle Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
Acosta, Alice Garcia
Decisão de compra
Atributos de valor
Comportamento do consumidor
title_short Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
title_full Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
title_fullStr Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
title_full_unstemmed Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
title_sort Análise sobre os atributos que influenciam a decisão de compra de vinho do consumidor Porto Alegrense
author Acosta, Alice Garcia
author_facet Acosta, Alice Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Alice Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compra
Atributos de valor
Comportamento do consumidor
topic Decisão de compra
Atributos de valor
Comportamento do consumidor
description Atuar de forma estratégica no mercado, assim como a compreensão do comportamento do consumidor é fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. Informações como quando, por que, onde, além das variáveis que influenciam a decisão de compra do consumidor são questões essenciais para que o profissional de marketing identifique a melhor forma de colocar seu produto no mercado. Assim, o presente trabalho objetiva verificar quais atributos do vinho, sejam eles relacionados a oferta ou ao vinho em si, influenciam a decisão de compra do consumidor porto alegrense, evidenciado quais aspectos do produto o consumidor está mais interessado e o que lhe chama atenção, tornando possível e palpável a adequação do produto, visando melhorar as vendas da companhia. A pesquisa parte da busca de referências na literatura do comportamento do consumidor, tomada de decisão, comportamento do consumidor de vinho e atributos do vinho, e concretiza-se com a aplicação de um questionário à população de interesse totalizando 145 respostas, revelando como fator determinante na decisão de compra a variedade da uva/tipo de vinho, seguido pela recomendação de alguém e preço. De contribuição para a gestão no meio empresarial esta pesquisa reflete de forma superficial os hábitos de consumo de vinho do porto alegrense bem como sua percepção do vinho na hora da compra. Os resultados sugerem pouco conhecimento sobre vinho por parte da amostra, entretanto um alto envolvimento.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:32:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169930
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001050734
url http://hdl.handle.net/10183/169930
identifier_str_mv 001050734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/1/001050734.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/2/001050734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169930/3/001050734.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b46bfb7906afc4660d70756a3fe60caa
2043c8af36596dcc78852b8f0d4743c8
e4c9aea6d1fca26c87ccbe98e67ae07d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205715116032