Impacto do estilo de condução no consumo de combustível e nas emissões veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo Junqueira Murta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BB2LSJ
Resumo: A indústria automobilística é globalmente uma das grandes responsáveis por emissões de CO2 e NOX, contribuindo por 47,5% das emissões do setor energético brasileiro. Desta forma, a redução de emissões veiculares é fundamental para que os países possam atingir sua Contribuição Nacional Determinada (NDC), estipulada pelo acordo de Paris em Dezembro de 2015. Com esse objetivo, neste trabalho foram estudadas as influências do instante das trocas de marchas no processo de emissões veiculares e aumento no consumo de combustível relacionado com a forma de condução do veículo. Nos testes experimentais foram consideradas três estratégias para mudança das marchas: estratégia FIAT de GSI (Gear Shift Indicator); GSI alternativo, desenvolvido através de leitura de dados via porta OBD-II (On-board Diagnostics); e mudanças de marchas aleatórias, sem sugestões ao longo dos testes. Os resultados obtidos foram então comparados com os testes realizados utilizando o GSI padrão do veículo. Os ensaios com troca de marchas aleatórias obtiveram piora média, em consumo de combustível, de 0,5% para o caso urbano e 0,06% para o teste estrada, onde se obteve maior consumo com diferenças em 3,0% para o caso urbano e 0,7% para o teste estrada. Em relação a emissões de CO2, obteve-se aumento em 1%, aproximadamente, para o teste urbano. Com o sistema de aquisição de dados desenvolvido, foi integrado ao código outro algoritmo de troca de marchas, alternativo, o qual obteve aumento em relação ao GSI já disponível no veículo de 0,75% e 0,33%, para os testes urbano e estrada, respectivamente, representando uma melhora comparando-se com o caso de maior consumo, sem nenhuma informação de trocas de marchas. O trabalho, portanto, demonstrou a importância de obedecer a sugestões de trocas de marcha para diminuição em consumo de combustível e emissões. Desta forma, a integração de sistemas de feedback ao motorista, como o proposto, se tornam soluções de baixo custo e de grande importância para se obter melhorias em eficiência energética e diminuição do efeito estufa
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Nos testes experimentais foram consideradas três estratégias para mudança das marchas: estratégia FIAT de GSI (Gear Shift Indicator); GSI alternativo, desenvolvido através de leitura de dados via porta OBD-II (On-board Diagnostics); e mudanças de marchas aleatórias, sem sugestões ao longo dos testes. Os resultados obtidos foram então comparados com os testes realizados utilizando o GSI padrão do veículo. Os ensaios com troca de marchas aleatórias obtiveram piora média, em consumo de combustível, de 0,5% para o caso urbano e 0,06% para o teste estrada, onde se obteve maior consumo com diferenças em 3,0% para o caso urbano e 0,7% para o teste estrada. Em relação a emissões de CO2, obteve-se aumento em 1%, aproximadamente, para o teste urbano. Com o sistema de aquisição de dados desenvolvido, foi integrado ao código outro algoritmo de troca de marchas, alternativo, o qual obteve aumento em relação ao GSI já disponível no veículo de 0,75% e 0,33%, para os testes urbano e estrada, respectivamente, representando uma melhora comparando-se com o caso de maior consumo, sem nenhuma informação de trocas de marchas. O trabalho, portanto, demonstrou a importância de obedecer a sugestões de trocas de marcha para diminuição em consumo de combustível e emissões. Desta forma, a integração de sistemas de feedback ao motorista, como o proposto, se tornam soluções de baixo custo e de grande importância para se obter melhorias em eficiência energética e diminuição do efeito estufaThe automobile industries are, globally, one of the biggest responsible for CO2 and NOX emissions, contributing with 47,5% of Brazilians energy sector emissions. In fact, reducing vehicle emissions is primordial for countries to achieve their National Determined Contribution (NDC), set by the Paris Agreement, in December 2015. With this goal, in this work it was studied gear shift times influences on vehicle emissions and fuel consumption increase, related to drivers way of driving. Tests were held considering tree gear shift strategies: following a gear shift indicator (GSI) set by FCA; an alternative GSI, proposed for the developed system with OBD-II data monitoring; and random gear shifts, without a specific gear shift strategy. All fuel consumption and emissions results were compared with data obtained when following the vehicle standard GSI available. For this case, the tests without the use of the gearshift indicator obtained a mean worsening in fuel consumption of 0.5% for the urban case and 0.06% for the highway test. The most consuming test obtained an increase of 3.0% for the urban case and 0.7% for the highway test. In relation to CO2 emissions, an increase of approximately 1% was obtained when not following the GSI suggestion. With the developed OBD-II data acquisition system, an alternative GSI strategy was integrated into the code, which tests increased consumption in about 0.75% and 0.33% for the urban and highway tests respectively, representing an improvement by comparing with the most consuming case, with no gear shift information. This work, therefore, showed the importance of following gear shift strategies in order to reduce in fuel consumption and vehicular emissions. In this way, embedded systems to allow feedback suggestions to the user, as proposed, become a low cost and important solution to obtain improvements in energy efficiency and to reduce the greenhouse effectUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAutomóveis Consumo de combustíveisDióxido de carbonoIndustria automobilisticaEngenharia mecânicaConsumo de combustívelEmissões veicularesGSIOBD-IIImpacto do estilo de condução no consumo de combustível e nas emissões veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_bernardo_murta_final.pdfapplication/pdf3653662https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BB2LSJ/1/dissertacao_bernardo_murta_final.pdfad458dd3a0f4555610655467b55f3935MD51TEXTdissertacao_bernardo_murta_final.pdf.txtdissertacao_bernardo_murta_final.pdf.txtExtracted texttext/plain194020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BB2LSJ/2/dissertacao_bernardo_murta_final.pdf.txt7a5fcf6c8182c751b2051d5850d38ae5MD521843/RAOA-BB2LSJ2019-11-14 15:00:23.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BB2LSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:00:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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