Comportamento socialmente responsável do consumidor:um estudo comparativo nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/384 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva estudar o comportamento socialmente responsável de estudantes de ensino médio residentes nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela, bem como verificar se há diferenças entre o comportamento socialmente responsável dos estudantes consumidores das duas cidades. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar o referencial teórico em duas abordagens: Econômica, pois nosso planeta é dotado de recursos escasso e nossos desejos de consumo de bens ultrapassam nossa capacidade de produção e Marketing, pois o estudo do comportamento do consumidor é de extrema importância para o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável, passando por marketing social e marketing verde. Um levantamento por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas foi aplicado em estudantes residentes nas duas cidades. Esta escolha deu-se por tratar-se de um público jovem e com grande facilidade de aceitar as inovações. A operacionalização desse conceito foi por meio da escala de Antil e Bennet (1979 apud BEARDEN; NETEMEYER, 1999) para avaliar o comportamento de consumo socialmente responsável (SRCB). Os entrevistados são estudantes de escolas públicas que estavam cursando o ensino médio, e obrigatoriamente residentes em uma das duas cidades. O instrumento de pesquisa foi aplicado pelo pesquisador na qual participaram como respondentes 281 estudantes. Os resultados geraram quatro fatores de influência estatisticamente significantes sobre o padrão de comportamento ambiental, batizado com os seguintes nomes: "Ações esperadas de terceiros e Percepção do problema ambiental", e "Ações escassas ou insuficientes". Aparentemente houve a verificação da passividade do padrão de respostas das duas cidades com relação a uma atitude ambiental, ou seja: os problemas são detectados, existe a percepção, são de conhecimento da população, porém ficam à espera de ações de terceiros para a solução, no máximo encontramos a neutralidade à espera de um milagre. |
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Comportamento socialmente responsável do consumidor:um estudo comparativo nas cidades de Jaguariúna e Ilha BelaComportamento do consumidorMarketing socialMarketing ecológicoA presente dissertação objetiva estudar o comportamento socialmente responsável de estudantes de ensino médio residentes nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela, bem como verificar se há diferenças entre o comportamento socialmente responsável dos estudantes consumidores das duas cidades. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar o referencial teórico em duas abordagens: Econômica, pois nosso planeta é dotado de recursos escasso e nossos desejos de consumo de bens ultrapassam nossa capacidade de produção e Marketing, pois o estudo do comportamento do consumidor é de extrema importância para o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável, passando por marketing social e marketing verde. Um levantamento por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas foi aplicado em estudantes residentes nas duas cidades. Esta escolha deu-se por tratar-se de um público jovem e com grande facilidade de aceitar as inovações. A operacionalização desse conceito foi por meio da escala de Antil e Bennet (1979 apud BEARDEN; NETEMEYER, 1999) para avaliar o comportamento de consumo socialmente responsável (SRCB). Os entrevistados são estudantes de escolas públicas que estavam cursando o ensino médio, e obrigatoriamente residentes em uma das duas cidades. O instrumento de pesquisa foi aplicado pelo pesquisador na qual participaram como respondentes 281 estudantes. Os resultados geraram quatro fatores de influência estatisticamente significantes sobre o padrão de comportamento ambiental, batizado com os seguintes nomes: "Ações esperadas de terceiros e Percepção do problema ambiental", e "Ações escassas ou insuficientes". Aparentemente houve a verificação da passividade do padrão de respostas das duas cidades com relação a uma atitude ambiental, ou seja: os problemas são detectados, existe a percepção, são de conhecimento da população, porém ficam à espera de ações de terceiros para a solução, no máximo encontramos a neutralidade à espera de um milagre.This dissertation aims to study the socially responsible behavior of students in high school living in the cities of Jaguariúna and Ilha Bela, and see if there are differences between the socially responsible behavior of students consumers of two cities. To meet this goal, we tried to organize the theoretical framework of two approaches, economic, because our planet is blessed with scarce resources and our desire for cosnumption of ggods beyond our capacity of production and marketing, as the study of consumer behavior is extremely important for economic growth with sustainable development, through social marketing and green students living in two cities. This choice was made because it is young audience and with great facility to accept the innovations. A accept this concept was by the scale of Antil and Bennett (1979 apud BEARDEN; NETEMEYER, 1990 to evaluate the performance of socially responsible consumption (SRCB). The respondents are students in public schools who were attending high school, and necessarily living in one of two cities. The researcher in which 281 students as respondents applied the research instrument. The results generated four statistically significant factors of influence on the standard of environmental performance, baptized with the following names: "Actions expected of others and perception of the environmental problem", "costs involved", "Commitment to the consequences of pollution" and "Actions poor or inadequate". Apparently there was to check the passivity of the pattern of responses of two cities with respect to an environmental attitude, that is, problems are parties, there is a perception, be aware of the population, but are waiting for actions of third parties for the solutions, maximum neutrality are waiting for a miracle.Centro Universitário FEI, São PauloStrehlau, SuzaneXimenes, R. T.2019-03-20T13:58:11Z2019-03-20T13:58:11Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXIMENES, R. T. <b> Comportamento socialmente responsável do consumidor: </b> um estudo comparativo nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/0000354f.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/384porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:52:40Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:52:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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