A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Klissia Lacerda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3537
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_18dd98eaa8153ed31c04beea4f10a2b3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3537
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gomes, Klissia LacerdaVieira, Diego MotaGOMES, Klissia Lacerda. A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. 2011. 102 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3537Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.O marketing ambiental corrobora o conceito de responsabilidade ambiental organizacional, pressupondo todos os esforços empresariais e produtivos a fim de alcançar uma sociedade sustentável. Desse modo, a sua atuação tem se fortalecido substancialmente nas últimas décadas. Entretanto, no âmbito acadêmico, poucos são os estudos que visam explorar a influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor, sendo verificadas, para tanto, a consciência ecológica, as intenções de compra de produtos ecologicamente embalados e as atitudes referentes ao consumo ecologicamente correto da amostragem. A pesquisa se divide em duas etapas. Na primeira, foram realizadas 12 entrevistas qualitativas do tipo semi-estruturada e, na segunda, foram coletados 383 questionários válidos para a análise quantitativa. O estudo teve como referência a pesquisa realizada por Bedante (2004), sendo reutilizados os instrumentos de coleta propostos pelo autor. Para alcançar os objetivos do estudo, os resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa foram analisados, tendo como finalidades a verificação da influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor e a melhor compreensão do consumo ecologicamente correto. Os resultados da pesquisa apontam pouca interferência do marketing ambiental na decisão de compra da amostra. Constatou-se que, embora a consciência ambiental e as intenções de compra de produtos ecologicamente embalados sejam favoráveis ao âmbito ecológico, os participantes ainda não consideram, com intensidade, os atributos ecológicos dos produtos em suas escolhas de compra. Dessa forma, as estratégias do marketing ambiental devem ser reforçadas e ampliadas, de modo que o consumidor obtenha mais informações sobre os produtos verdes, percebendo, assim, os seus benefícios e influenciando em suas decisões de compra.Submitted by Gabriela Botelho (gabrielabotelho@bce.unb.br) on 2012-05-15T19:06:01Z No. of bitstreams: 1 2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf: 1013062 bytes, checksum: 068740045f415bdde0c1ec38ba043eaa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-05-22T12:11:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf: 1013062 bytes, checksum: 068740045f415bdde0c1ec38ba043eaa (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-22T12:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf: 1013062 bytes, checksum: 068740045f415bdde0c1ec38ba043eaa (MD5)Comportamento do consumidorMarketing ecológicoA influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-05-22T12:11:12Z2012-05-22T12:11:12Z2012-05-22T12:11:12Z2011-12-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf2011_KlissiaLacerdaGomes.pdfapplication/pdf1013062http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/1/2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf068740045f415bdde0c1ec38ba043eaaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/5/license.txtc08bc33a3934c86c207a8f12f5f10771MD55TEXT2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf.txt2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf.txttext/plain176617http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/6/2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf.txt39b1e5d8cf20547ffae121c26f495f71MD5610483/35372012-08-23 00:05:39.124oai:bdm.unb.br:10483/3537TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEdhYnJpZWxhICBCb3RlbGhvIChnYWJyaWVsYWJvdGVsaG9AYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAxMi0wNS0xNVQxOTowNjowMVogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiByZXBvc2l0b3Jpb0BiY2UudW5iLmJyIG91IDMzMDctMjQxMS4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:05:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
title A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
spellingShingle A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
Gomes, Klissia Lacerda
Comportamento do consumidor
Marketing ecológico
title_short A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
title_full A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
title_fullStr A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
title_full_unstemmed A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
title_sort A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
author Gomes, Klissia Lacerda
author_facet Gomes, Klissia Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Klissia Lacerda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing ecológico
topic Comportamento do consumidor
Marketing ecológico
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-22T12:11:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-22T12:11:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-22T12:11:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Klissia Lacerda. A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. 2011. 102 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3537
identifier_str_mv GOMES, Klissia Lacerda. A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. 2011. 102 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/1/2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3537/6/2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 068740045f415bdde0c1ec38ba043eaa
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
c08bc33a3934c86c207a8f12f5f10771
39b1e5d8cf20547ffae121c26f495f71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907762533367808