Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, J. M.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/251
Resumo: A necessidade humana de criar conexões e relações sociais com outros indivíduos é um dos fatores que contribui para que as pessoas atribuam características, intenções e inteligência a agentes não humanos como bens de consumo, também chamados produtos antropomorfizados, capazes de transmitir afeto e influenciar o comportamento humano de consumo. Esse tipo de produto vem sendo amplamente desenvolvido pelas empresas de bens de consumo para que possam tanto criar laços afetivos com seus consumidores quanto despertar um senso de maior eficácia aos produtos. O propósito deste estudo é verificar se o tipo de decisão (intuitiva vs. deliberativa) está relacionado ao tipo de produto escolhido (antropomorfizado vs. não antropomorfizado). Com base na teoria do processamento duplo e em estudos anteriores que verificaram a relação entre produtos antropomorfizados e emoções, a hipótese principal deste estudo é que um produto antropomorfizado tem maior probabilidade de ser preferido quando consumidores tomam decisões intuitivas, mesmo sendo inferior em seus atributos técnicos, enquanto que um produto não antropomorfizado superior em atributos técnicos será preferido quando os consumidores tomarem decisões deliberativas. O estudo também busca identificar se a condição de decisão intuitiva e deliberativa de produtos antropomorfizados é moderada pela posse do produto. Para atingir tais objetivos de pesquisa foram realizados um levantamento de dados do tipo survey e um experimento, que puderam confirmar a hipótese de pesquisa quando a escolha é feita em uma condição de não posse do produto.
id FEI_f5af3e8b2dc9e7416051401adcfa5459
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/251
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizadosBens de consumoClientes LealdadeEscolha de marcaA necessidade humana de criar conexões e relações sociais com outros indivíduos é um dos fatores que contribui para que as pessoas atribuam características, intenções e inteligência a agentes não humanos como bens de consumo, também chamados produtos antropomorfizados, capazes de transmitir afeto e influenciar o comportamento humano de consumo. Esse tipo de produto vem sendo amplamente desenvolvido pelas empresas de bens de consumo para que possam tanto criar laços afetivos com seus consumidores quanto despertar um senso de maior eficácia aos produtos. O propósito deste estudo é verificar se o tipo de decisão (intuitiva vs. deliberativa) está relacionado ao tipo de produto escolhido (antropomorfizado vs. não antropomorfizado). Com base na teoria do processamento duplo e em estudos anteriores que verificaram a relação entre produtos antropomorfizados e emoções, a hipótese principal deste estudo é que um produto antropomorfizado tem maior probabilidade de ser preferido quando consumidores tomam decisões intuitivas, mesmo sendo inferior em seus atributos técnicos, enquanto que um produto não antropomorfizado superior em atributos técnicos será preferido quando os consumidores tomarem decisões deliberativas. O estudo também busca identificar se a condição de decisão intuitiva e deliberativa de produtos antropomorfizados é moderada pela posse do produto. Para atingir tais objetivos de pesquisa foram realizados um levantamento de dados do tipo survey e um experimento, que puderam confirmar a hipótese de pesquisa quando a escolha é feita em uma condição de não posse do produto.The human need to create connections and social relations with others is one of the factors that contribute to people assign characteristics, intentions and intelligence to non-human agents as consumer goods, also called anthropomorphized products which are able to convey affection and to influence human consumption behavior. This type of product has been widely developed by consumer goods companies which intend to create emotional bonds with consumers and awakening a sense of efficiency for the products. The purpose of this study is to examine if the type of decision (intuitive vs. deliberative) is related to the type of product chosen (anthropomorphized vs. not anthropomorphized). Based on the dual processing theory and previous studies that examined the relationship between anthropomorphized products and emotions, the main hypothesis of this study is that an anthropomorphized product is more likely to be preferred when consumers make intuitive decisions, even though it is inferior in technical attributes, while a non anthropomorphized product that is superior in technical attributes will be preferred when consumers make deliberative decisions. The study also seeks to identify if the condition of intuitive and deliberative decision anthropomorphized products is moderate by the product possession. To achieve these research objectives were conducted a survey and two experiments that could confirm the research hypothesis when the choice is made in a product non-possession conditionCentro Universitário FEI, São PauloHernandez, José Mauro da CostaBatista, J. M.2019-03-15T17:44:47Z2019-03-15T17:44:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, J. M. <b> Deliberação versus intuição: </b> o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015. Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/0000351b.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/251porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:47:21Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:47:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
title Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
spellingShingle Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
Batista, J. M.
Bens de consumo
Clientes Lealdade
Escolha de marca
title_short Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
title_full Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
title_fullStr Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
title_full_unstemmed Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
title_sort Deliberação versus intuição: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
author Batista, J. M.
author_facet Batista, J. M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernandez, José Mauro da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, J. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Bens de consumo
Clientes Lealdade
Escolha de marca
topic Bens de consumo
Clientes Lealdade
Escolha de marca
description A necessidade humana de criar conexões e relações sociais com outros indivíduos é um dos fatores que contribui para que as pessoas atribuam características, intenções e inteligência a agentes não humanos como bens de consumo, também chamados produtos antropomorfizados, capazes de transmitir afeto e influenciar o comportamento humano de consumo. Esse tipo de produto vem sendo amplamente desenvolvido pelas empresas de bens de consumo para que possam tanto criar laços afetivos com seus consumidores quanto despertar um senso de maior eficácia aos produtos. O propósito deste estudo é verificar se o tipo de decisão (intuitiva vs. deliberativa) está relacionado ao tipo de produto escolhido (antropomorfizado vs. não antropomorfizado). Com base na teoria do processamento duplo e em estudos anteriores que verificaram a relação entre produtos antropomorfizados e emoções, a hipótese principal deste estudo é que um produto antropomorfizado tem maior probabilidade de ser preferido quando consumidores tomam decisões intuitivas, mesmo sendo inferior em seus atributos técnicos, enquanto que um produto não antropomorfizado superior em atributos técnicos será preferido quando os consumidores tomarem decisões deliberativas. O estudo também busca identificar se a condição de decisão intuitiva e deliberativa de produtos antropomorfizados é moderada pela posse do produto. Para atingir tais objetivos de pesquisa foram realizados um levantamento de dados do tipo survey e um experimento, que puderam confirmar a hipótese de pesquisa quando a escolha é feita em uma condição de não posse do produto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-03-15T17:44:47Z
2019-03-15T17:44:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, J. M. <b> Deliberação versus intuição: </b> o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015. Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/0000351b.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/251
identifier_str_mv BATISTA, J. M. <b> Deliberação versus intuição: </b> o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015. Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/0000351b.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225177314099200