O discurso da psicologia sobre a educação da infância pobre em Minas Gerais (1925-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Paula Cristina David
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100093
Resumo: Este artigo traz à tona a influência discurso da psicologia sobre a educação da infância pobre em Minas Gerais durante a década de 1920. Para isso, investiga as publicações da Revista do Ensino, periódico mineiro responsável por formar e informar professores que atuavam nas escolas públicas do estado naquele período. As análises apontam que o discurso da psicologia produziu diversas relações de poder, efeitos de verdade e de saber sobre a educação da infância dentro do espaço escolar, sobretudo a partir do momento em que defendia uma escolarização diferenciada para esses alunos.
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