O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Valle Dávila,Ignacio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010
Resumo: Este artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967).
id FGV-10_7bdd459eecb021c2b2fa227424c83b8b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21862013000100010
network_acronym_str FGV-10
network_name_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericanonovidadecinemas novoscinema independentepolítica dos autoresrevoluçãoEste artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967).Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessDel Valle Dávila,Ignaciopor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21862013000100010Revistahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rehONGhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2013-08-20T00:00Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
title O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
spellingShingle O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
Del Valle Dávila,Ignacio
novidade
cinemas novos
cinema independente
política dos autores
revolução
title_short O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
title_full O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
title_fullStr O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
title_full_unstemmed O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
title_sort O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
author Del Valle Dávila,Ignacio
author_facet Del Valle Dávila,Ignacio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Valle Dávila,Ignacio
dc.subject.por.fl_str_mv novidade
cinemas novos
cinema independente
política dos autores
revolução
topic novidade
cinemas novos
cinema independente
política dos autores
revolução
description Este artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013
reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
collection Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br
_version_ 1754115873268826112