O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010 |
Resumo: | Este artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967). |
id |
FGV-10_7bdd459eecb021c2b2fa227424c83b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21862013000100010 |
network_acronym_str |
FGV-10 |
network_name_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericanonovidadecinemas novoscinema independentepolítica dos autoresrevoluçãoEste artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967).Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessDel Valle Dávila,Ignaciopor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21862013000100010Revistahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rehONGhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2013-08-20T00:00Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
title |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
spellingShingle |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano Del Valle Dávila,Ignacio novidade cinemas novos cinema independente política dos autores revolução |
title_short |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
title_full |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
title_fullStr |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
title_full_unstemmed |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
title_sort |
O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano |
author |
Del Valle Dávila,Ignacio |
author_facet |
Del Valle Dávila,Ignacio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Valle Dávila,Ignacio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
novidade cinemas novos cinema independente política dos autores revolução |
topic |
novidade cinemas novos cinema independente política dos autores revolução |
description |
Este artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europeus, com foco no viés revolucionário que adquire o termo "novo" na América Latina. Por fim, o conceito é estudado utilizando como fonte as declarações e os debates públicos dos festivais do Sodre, em Montevidéu (1958), Sestri Levante (1962 e 1963) e Viña del Mar (1967). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013 reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
collection |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br |
_version_ |
1754115873268826112 |