APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICOLINI,CRISTIANO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MEDEIROS,KÊNIA ÉRICA GUSMÃO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862021000200281
Resumo: RESUMO A pandemia do coronavírus provocou mudanças em diferentes segmentos sociais. No campo educacional, as escolas suspenderam atividades em cumprimento às orientações sanitárias e vários problemas surgiram quando implantaram o ensino remoto emergencial (ERE). Pensando nisso, foi proposto um Grupo de Reflexão Docente (GRD) na ocasião do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de História. O presente texto sistematiza as discussões realizadas nesse GRD, envolvendo narrativas de diferentes Regiões do Brasil. Os relatos são apresentados a partir de três eixos, conduzindo a reflexões sobre o impacto da pandemia e do ensino remoto sobre o ensino de história.
id FGV-10_a78eb7bd258a055bb6a7d3d9700ca728
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21862021000200281
network_acronym_str FGV-10
network_name_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIACoronavírusPandemiaEnsino de HistóriaConsciência HistóricaRESUMO A pandemia do coronavírus provocou mudanças em diferentes segmentos sociais. No campo educacional, as escolas suspenderam atividades em cumprimento às orientações sanitárias e vários problemas surgiram quando implantaram o ensino remoto emergencial (ERE). Pensando nisso, foi proposto um Grupo de Reflexão Docente (GRD) na ocasião do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de História. O presente texto sistematiza as discussões realizadas nesse GRD, envolvendo narrativas de diferentes Regiões do Brasil. Os relatos são apresentados a partir de três eixos, conduzindo a reflexões sobre o impacto da pandemia e do ensino remoto sobre o ensino de história.Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas2021-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862021000200281Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.34 n.73 2021reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/s2178-149420210204info:eu-repo/semantics/openAccessNICOLINI,CRISTIANOMEDEIROS,KÊNIA ÉRICA GUSMÃOpor2021-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21862021000200281Revistahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rehONGhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2021-05-27T00:00Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
NICOLINI,CRISTIANO
Coronavírus
Pandemia
Ensino de História
Consciência Histórica
title_short APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
author NICOLINI,CRISTIANO
author_facet NICOLINI,CRISTIANO
MEDEIROS,KÊNIA ÉRICA GUSMÃO
author_role author
author2 MEDEIROS,KÊNIA ÉRICA GUSMÃO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NICOLINI,CRISTIANO
MEDEIROS,KÊNIA ÉRICA GUSMÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Coronavírus
Pandemia
Ensino de História
Consciência Histórica
topic Coronavírus
Pandemia
Ensino de História
Consciência Histórica
description RESUMO A pandemia do coronavírus provocou mudanças em diferentes segmentos sociais. No campo educacional, as escolas suspenderam atividades em cumprimento às orientações sanitárias e vários problemas surgiram quando implantaram o ensino remoto emergencial (ERE). Pensando nisso, foi proposto um Grupo de Reflexão Docente (GRD) na ocasião do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de História. O presente texto sistematiza as discussões realizadas nesse GRD, envolvendo narrativas de diferentes Regiões do Brasil. Os relatos são apresentados a partir de três eixos, conduzindo a reflexões sobre o impacto da pandemia e do ensino remoto sobre o ensino de história.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862021000200281
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862021000200281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s2178-149420210204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.34 n.73 2021
reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
collection Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br
_version_ 1754115873973469184