Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Júnia Sales
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292
Resumo: Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História.
id FGV-10_cb3e54cf41a8ffa610002c5bc2b416dc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1292
network_acronym_str FGV-10
network_name_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História.Editora FGV2008-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 21-43Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 21-432178-14940103-2186reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292/713Pereira, Júnia Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-14T20:57:14Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1292Revistahttps://periodicos.fgv.br/rehONGhttps://periodicos.fgv.br/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2024-03-06T13:01:24.149403Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
title Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
spellingShingle Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
Pereira, Júnia Sales
title_short Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
title_full Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
title_fullStr Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
title_full_unstemmed Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
title_sort Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
author Pereira, Júnia Sales
author_facet Pereira, Júnia Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Júnia Sales
description Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292
url https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292/713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FGV
publisher.none.fl_str_mv Editora FGV
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 21-43
Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 21-43
2178-1494
0103-2186
reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
collection Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br
_version_ 1798942524400730112