Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292 |
Resumo: | Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História. |
id |
FGV-10_cb3e54cf41a8ffa610002c5bc2b416dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1292 |
network_acronym_str |
FGV-10 |
network_name_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História.Editora FGV2008-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 21-43Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 21-432178-14940103-2186reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292/713Pereira, Júnia Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-14T20:57:14Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1292Revistahttps://periodicos.fgv.br/rehONGhttps://periodicos.fgv.br/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2024-03-06T13:01:24.149403Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
title |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
spellingShingle |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 Pereira, Júnia Sales |
title_short |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
title_full |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
title_fullStr |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
title_full_unstemmed |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
title_sort |
Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-lei 10.639 |
author |
Pereira, Júnia Sales |
author_facet |
Pereira, Júnia Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Júnia Sales |
description |
Este artigo promove reflexões sobre desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional pós-lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana e uma educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e diretrizes correlatas, identifica impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de História. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292 |
url |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1292/713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 21-43 Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 21-43 2178-1494 0103-2186 reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
collection |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br |
_version_ |
1798942524400730112 |