O processo de criação de empresas por mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482003000200007 |
Resumo: | Existe, atualmente, um número significativo de pesquisas sobre o empreendedorismo feminino. No conjunto, esses estudos exploram aspectos ligados ao perfil geral e gerencial das mulheres. A análise da criação de empresas por mulheres é abordada nessas pesquisas, porém de maneira superficial, pois o enfoque principal, em geral, recai sobre o perfil delas ou de suas empresas. Quando se procura entender a criação de empresas e suas implicações, envolvendo os motivos e outros fatores que contribuíram para a decisão de iniciar a empresa, tais como a forma e obtenção de recursos, não há muitas informações disponíveis. Considerando o impacto deste processo no rumo da organização, o propósito deste estudo é o de investigar o processo de criação de empresas por mulheres, em diferentes localidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada com mulheres empreendedoras no Brasil, Canadá e França. Em cada localidade, foram selecionadas 30 mulheres que iniciaram suas empresas, num total de 90 empreendedoras. Nos resultados, discute-se o processo de criação de empresas, a partir das razões para iniciar os negócios, os fatores antecedentes à empresa e, finalmente, sobre as formas de criação, ou seja, as origens do capital inicial e constituição jurídica. A razão predominante para criar a empresa foi a realização pessoal, seguida da visão de oportunidade de mercado e insatisfação no emprego. Predominou um tempo prévio de experiência profissional de 9 anos, em média, e a existência de pais como modelos de empreendedores para 41% dos casos. A sociedade foi a forma predominante e a origem do capital inicial foi proveniente de economias pessoais, com exceção das empresas da França que fizeram parte do estudo. |
id |
FGV-11_de1f17e73492ff27a331be51f319b295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482003000200007 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de criação de empresas por mulheresempreendedorismocriação de empresasmulher empreendedoraabertura de empresasgêneroExiste, atualmente, um número significativo de pesquisas sobre o empreendedorismo feminino. No conjunto, esses estudos exploram aspectos ligados ao perfil geral e gerencial das mulheres. A análise da criação de empresas por mulheres é abordada nessas pesquisas, porém de maneira superficial, pois o enfoque principal, em geral, recai sobre o perfil delas ou de suas empresas. Quando se procura entender a criação de empresas e suas implicações, envolvendo os motivos e outros fatores que contribuíram para a decisão de iniciar a empresa, tais como a forma e obtenção de recursos, não há muitas informações disponíveis. Considerando o impacto deste processo no rumo da organização, o propósito deste estudo é o de investigar o processo de criação de empresas por mulheres, em diferentes localidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada com mulheres empreendedoras no Brasil, Canadá e França. Em cada localidade, foram selecionadas 30 mulheres que iniciaram suas empresas, num total de 90 empreendedoras. Nos resultados, discute-se o processo de criação de empresas, a partir das razões para iniciar os negócios, os fatores antecedentes à empresa e, finalmente, sobre as formas de criação, ou seja, as origens do capital inicial e constituição jurídica. A razão predominante para criar a empresa foi a realização pessoal, seguida da visão de oportunidade de mercado e insatisfação no emprego. Predominou um tempo prévio de experiência profissional de 9 anos, em média, e a existência de pais como modelos de empreendedores para 41% dos casos. A sociedade foi a forma predominante e a origem do capital inicial foi proveniente de economias pessoais, com exceção das empresas da França que fizeram parte do estudo.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482003000200007RAE eletrônica v.2 n.2 2003reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482003000200007info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Hilka VierSt-Cyr,LouiseMione,AnneAlves,Marcia Cristina Moitapor2007-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482003000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2007-12-12T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de criação de empresas por mulheres |
title |
O processo de criação de empresas por mulheres |
spellingShingle |
O processo de criação de empresas por mulheres Machado,Hilka Vier empreendedorismo criação de empresas mulher empreendedora abertura de empresas gênero |
title_short |
O processo de criação de empresas por mulheres |
title_full |
O processo de criação de empresas por mulheres |
title_fullStr |
O processo de criação de empresas por mulheres |
title_full_unstemmed |
O processo de criação de empresas por mulheres |
title_sort |
O processo de criação de empresas por mulheres |
author |
Machado,Hilka Vier |
author_facet |
Machado,Hilka Vier St-Cyr,Louise Mione,Anne Alves,Marcia Cristina Moita |
author_role |
author |
author2 |
St-Cyr,Louise Mione,Anne Alves,Marcia Cristina Moita |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Hilka Vier St-Cyr,Louise Mione,Anne Alves,Marcia Cristina Moita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo criação de empresas mulher empreendedora abertura de empresas gênero |
topic |
empreendedorismo criação de empresas mulher empreendedora abertura de empresas gênero |
description |
Existe, atualmente, um número significativo de pesquisas sobre o empreendedorismo feminino. No conjunto, esses estudos exploram aspectos ligados ao perfil geral e gerencial das mulheres. A análise da criação de empresas por mulheres é abordada nessas pesquisas, porém de maneira superficial, pois o enfoque principal, em geral, recai sobre o perfil delas ou de suas empresas. Quando se procura entender a criação de empresas e suas implicações, envolvendo os motivos e outros fatores que contribuíram para a decisão de iniciar a empresa, tais como a forma e obtenção de recursos, não há muitas informações disponíveis. Considerando o impacto deste processo no rumo da organização, o propósito deste estudo é o de investigar o processo de criação de empresas por mulheres, em diferentes localidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada com mulheres empreendedoras no Brasil, Canadá e França. Em cada localidade, foram selecionadas 30 mulheres que iniciaram suas empresas, num total de 90 empreendedoras. Nos resultados, discute-se o processo de criação de empresas, a partir das razões para iniciar os negócios, os fatores antecedentes à empresa e, finalmente, sobre as formas de criação, ou seja, as origens do capital inicial e constituição jurídica. A razão predominante para criar a empresa foi a realização pessoal, seguida da visão de oportunidade de mercado e insatisfação no emprego. Predominou um tempo prévio de experiência profissional de 9 anos, em média, e a existência de pais como modelos de empreendedores para 41% dos casos. A sociedade foi a forma predominante e a origem do capital inicial foi proveniente de economias pessoais, com exceção das empresas da França que fizeram parte do estudo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482003000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482003000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482003000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.2 n.2 2003 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821103658729472 |