O processo de criação de empresas por mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Hilka Vier
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: St-Cyr,Louise, Mione,Anne, Alves,Marcia Cristina Moita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482003000200007
Resumo: Existe, atualmente, um número significativo de pesquisas sobre o empreendedorismo feminino. No conjunto, esses estudos exploram aspectos ligados ao perfil geral e gerencial das mulheres. A análise da criação de empresas por mulheres é abordada nessas pesquisas, porém de maneira superficial, pois o enfoque principal, em geral, recai sobre o perfil delas ou de suas empresas. Quando se procura entender a criação de empresas e suas implicações, envolvendo os motivos e outros fatores que contribuíram para a decisão de iniciar a empresa, tais como a forma e obtenção de recursos, não há muitas informações disponíveis. Considerando o impacto deste processo no rumo da organização, o propósito deste estudo é o de investigar o processo de criação de empresas por mulheres, em diferentes localidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada com mulheres empreendedoras no Brasil, Canadá e França. Em cada localidade, foram selecionadas 30 mulheres que iniciaram suas empresas, num total de 90 empreendedoras. Nos resultados, discute-se o processo de criação de empresas, a partir das razões para iniciar os negócios, os fatores antecedentes à empresa e, finalmente, sobre as formas de criação, ou seja, as origens do capital inicial e constituição jurídica. A razão predominante para criar a empresa foi a realização pessoal, seguida da visão de oportunidade de mercado e insatisfação no emprego. Predominou um tempo prévio de experiência profissional de 9 anos, em média, e a existência de pais como modelos de empreendedores para 41% dos casos. A sociedade foi a forma predominante e a origem do capital inicial foi proveniente de economias pessoais, com exceção das empresas da França que fizeram parte do estudo.
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