Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Naimar Mendanha
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração Pública
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028
Resumo: A palavra desenvolvimento expressa, genericamente, uma mudança social inovadora. De um modo geral, esse tipo de mudança requer a difusão rápida e contínua de atitudes, valores, comportamentos e tecnologias modernas, através de progressos gradativos nos quais os indivíduos desempenham papéis críticos. Nesse sentido, uma nova orientação relacionada ao problema de modernização e desenvolvimento vem sendo formulada no País, desde o começo dos anos 60. A sistemática, aplicada às organizações do setor público, tem colhido alguns frutos. As instituições serviriam de veículos para a criação, difusão e perpetuação de elementos e mecanismos inovadores, criados para induzir mudanças que levariam o País a mais rapidamente atingir maiores níveis de desenvolvimento. Todo o esforço de modernização, reforma ou desburocratização administrativa revelará resultados positivos duráveis, caso as modificações preconizadas se cristalizem profundamente no seio da administração pública brasileira. Para tanto, toma-se necessário que se obtenha o maior consenso possível a respeito da linha metodológica a ser seguida, das prioridades eleitas e de como se pretende implantá-las. Caso sejam definidos esses vetores de ação estratégica, tornar-se-á mais proveitosa a ação dos agentes de mudança.
id FGV-4_5c7a10f69e7fe7eaa4b51aaaac2ddf2c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/12028
network_acronym_str FGV-4
network_name_str Revista de Administração Pública
repository_id_str
spelling Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian caseModernización administrativa y estrategias de cambio: algunas reflexiones sobre el caso brasileñoModernização administrativa e estratégias de mudança: algumas reflexões sobre o caso brasileiro A palavra desenvolvimento expressa, genericamente, uma mudança social inovadora. De um modo geral, esse tipo de mudança requer a difusão rápida e contínua de atitudes, valores, comportamentos e tecnologias modernas, através de progressos gradativos nos quais os indivíduos desempenham papéis críticos. Nesse sentido, uma nova orientação relacionada ao problema de modernização e desenvolvimento vem sendo formulada no País, desde o começo dos anos 60. A sistemática, aplicada às organizações do setor público, tem colhido alguns frutos. As instituições serviriam de veículos para a criação, difusão e perpetuação de elementos e mecanismos inovadores, criados para induzir mudanças que levariam o País a mais rapidamente atingir maiores níveis de desenvolvimento. Todo o esforço de modernização, reforma ou desburocratização administrativa revelará resultados positivos duráveis, caso as modificações preconizadas se cristalizem profundamente no seio da administração pública brasileira. Para tanto, toma-se necessário que se obtenha o maior consenso possível a respeito da linha metodológica a ser seguida, das prioridades eleitas e de como se pretende implantá-las. Caso sejam definidos esses vetores de ação estratégica, tornar-se-á mais proveitosa a ação dos agentes de mudança. Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)1981-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028Brazilian Journal of Public Administration; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 190Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 190Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 1901982-31340034-7612reponame:Revista de Administração Públicainstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028/10948Ramos, Naimar Mendanhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-17T19:26:35Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/12028Revistahttps://ebape.fgv.br/publicacoes/rapONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rap@fgv.br1982-31340034-7612opendoar:2014-12-17T19:26:35Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
Modernización administrativa y estrategias de cambio: algunas reflexiones sobre el caso brasileño
Modernização administrativa e estratégias de mudança: algumas reflexões sobre o caso brasileiro
title Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
spellingShingle Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
Ramos, Naimar Mendanha
title_short Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
title_full Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
title_fullStr Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
title_full_unstemmed Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
title_sort Administrative modernization and change strategies: some reflections on the Brazilian case
author Ramos, Naimar Mendanha
author_facet Ramos, Naimar Mendanha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Naimar Mendanha
description A palavra desenvolvimento expressa, genericamente, uma mudança social inovadora. De um modo geral, esse tipo de mudança requer a difusão rápida e contínua de atitudes, valores, comportamentos e tecnologias modernas, através de progressos gradativos nos quais os indivíduos desempenham papéis críticos. Nesse sentido, uma nova orientação relacionada ao problema de modernização e desenvolvimento vem sendo formulada no País, desde o começo dos anos 60. A sistemática, aplicada às organizações do setor público, tem colhido alguns frutos. As instituições serviriam de veículos para a criação, difusão e perpetuação de elementos e mecanismos inovadores, criados para induzir mudanças que levariam o País a mais rapidamente atingir maiores níveis de desenvolvimento. Todo o esforço de modernização, reforma ou desburocratização administrativa revelará resultados positivos duráveis, caso as modificações preconizadas se cristalizem profundamente no seio da administração pública brasileira. Para tanto, toma-se necessário que se obtenha o maior consenso possível a respeito da linha metodológica a ser seguida, das prioridades eleitas e de como se pretende implantá-las. Caso sejam definidos esses vetores de ação estratégica, tornar-se-á mais proveitosa a ação dos agentes de mudança.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028
url https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028/10948
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Administration; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 190
Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 190
Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 168 a 190
1982-3134
0034-7612
reponame:Revista de Administração Pública
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração Pública
collection Revista de Administração Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rap@fgv.br
_version_ 1798943771304394752