State companies as an instrument of development policies of the state

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storck, Véra Sueli
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração Pública
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029
Resumo: Este trabalho apresenta as principais conclusões obtidas no âmbito da pesquisa "As empresas públicas como instrumentos de execução das políticas setoriais de desenvolvimento: o caso da Corlac". O estudo buscou identificar o papel desempenhado pela Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos - Corlac - no desenvolvimento das principais condições que hoje caracterizam o setor de leite e derivados no Rio Grande do Sul. Nessa mesma medida, buscou retomar e discutir algumas explicações correntes sobre tal papel, para colocar a questão de forma a ser analisada objetivamente, possibilitando sua avaliação em face dos planos de desenvolvimento estadual. Para atingir tais objetivos, partiu-se da explicação teórica que vincula a intervenção do estado no domínio econômico às posições segundo as quais a ele incumbe o papel de dinamizador da economia, mediante a regulação do processo de acumulação privada de capital, visando, com isso, à redução dos impactos das crises cíclicas a que as economias de mercado estão sujeitas. Tentou-se, depois, identificar o modo pelo qual a Corlac, enquanto instrumento do estado, exerce essa função dinamizadora em relação aos produtores de leite (tambeiros). Por fim, e com base no referencial teórico adotado, tentou-se especificar o papel desempenhado pela Corlac e o tipo de desenvolvimento que essa empresa fomenta com sua atuação.
id FGV-4_aa13cd7d17271ec409ba6e1c07eeb156
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/12029
network_acronym_str FGV-4
network_name_str Revista de Administração Pública
repository_id_str
spelling State companies as an instrument of development policies of the stateLas empresas estatales como instrumento de las políticas de desarrollo del EstadoAs empresas estatais como instrumento das políticas de desenvolvimento do estadoEste trabalho apresenta as principais conclusões obtidas no âmbito da pesquisa "As empresas públicas como instrumentos de execução das políticas setoriais de desenvolvimento: o caso da Corlac". O estudo buscou identificar o papel desempenhado pela Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos - Corlac - no desenvolvimento das principais condições que hoje caracterizam o setor de leite e derivados no Rio Grande do Sul. Nessa mesma medida, buscou retomar e discutir algumas explicações correntes sobre tal papel, para colocar a questão de forma a ser analisada objetivamente, possibilitando sua avaliação em face dos planos de desenvolvimento estadual. Para atingir tais objetivos, partiu-se da explicação teórica que vincula a intervenção do estado no domínio econômico às posições segundo as quais a ele incumbe o papel de dinamizador da economia, mediante a regulação do processo de acumulação privada de capital, visando, com isso, à redução dos impactos das crises cíclicas a que as economias de mercado estão sujeitas. Tentou-se, depois, identificar o modo pelo qual a Corlac, enquanto instrumento do estado, exerce essa função dinamizadora em relação aos produtores de leite (tambeiros). Por fim, e com base no referencial teórico adotado, tentou-se especificar o papel desempenhado pela Corlac e o tipo de desenvolvimento que essa empresa fomenta com sua atuação. Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)1981-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029Brazilian Journal of Public Administration; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 212Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 212Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 2121982-31340034-7612reponame:Revista de Administração Públicainstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029/10949Storck, Véra Sueliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-17T19:26:35Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/12029Revistahttps://ebape.fgv.br/publicacoes/rapONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rap@fgv.br1982-31340034-7612opendoar:2014-12-17T19:26:35Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv State companies as an instrument of development policies of the state
Las empresas estatales como instrumento de las políticas de desarrollo del Estado
As empresas estatais como instrumento das políticas de desenvolvimento do estado
title State companies as an instrument of development policies of the state
spellingShingle State companies as an instrument of development policies of the state
Storck, Véra Sueli
title_short State companies as an instrument of development policies of the state
title_full State companies as an instrument of development policies of the state
title_fullStr State companies as an instrument of development policies of the state
title_full_unstemmed State companies as an instrument of development policies of the state
title_sort State companies as an instrument of development policies of the state
author Storck, Véra Sueli
author_facet Storck, Véra Sueli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Storck, Véra Sueli
description Este trabalho apresenta as principais conclusões obtidas no âmbito da pesquisa "As empresas públicas como instrumentos de execução das políticas setoriais de desenvolvimento: o caso da Corlac". O estudo buscou identificar o papel desempenhado pela Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos - Corlac - no desenvolvimento das principais condições que hoje caracterizam o setor de leite e derivados no Rio Grande do Sul. Nessa mesma medida, buscou retomar e discutir algumas explicações correntes sobre tal papel, para colocar a questão de forma a ser analisada objetivamente, possibilitando sua avaliação em face dos planos de desenvolvimento estadual. Para atingir tais objetivos, partiu-se da explicação teórica que vincula a intervenção do estado no domínio econômico às posições segundo as quais a ele incumbe o papel de dinamizador da economia, mediante a regulação do processo de acumulação privada de capital, visando, com isso, à redução dos impactos das crises cíclicas a que as economias de mercado estão sujeitas. Tentou-se, depois, identificar o modo pelo qual a Corlac, enquanto instrumento do estado, exerce essa função dinamizadora em relação aos produtores de leite (tambeiros). Por fim, e com base no referencial teórico adotado, tentou-se especificar o papel desempenhado pela Corlac e o tipo de desenvolvimento que essa empresa fomenta com sua atuação.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029
url https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12029/10949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Administration; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 212
Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 212
Revista de Administração Pública; v. 15 Edição Extra (1981); 191 a 212
1982-3134
0034-7612
reponame:Revista de Administração Pública
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração Pública
collection Revista de Administração Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rap@fgv.br
_version_ 1798943771306491904