O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888 |
Resumo: | Different steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development. |
id |
FGV-7_537ed4bf267ff45e4362b6e089e49f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37888 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercadoO hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercadoHospital administrationhospital marketingAdministração hospitalarmarketing do hospitalDifferent steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development.Os autores examinam os diferentes momentos que envolvem a preparação e a posterior atividade do hospital, que precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para que possa ser bem-sucedido. Na fase de planejamento, importa desenvolver adequada pesquisa de mercado, para delinear um projeto que responda às necessidades e às expectativas assistenciais. A seguir, deve ser desenvolvido o estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento, com base em elementos realistas, para não permitir falsas conclusões. Só então se passa ao desenvolvimento dos projetos arquitetônico, de instalações, organizacionais e de informática, chegando-se à construção do hospital. Já antes de sua inauguração, deve ter início o trabalho de divulgação, no seio do público-alvo, do novo empreendimento assistencial, marcando o começo de um esforço mercadológico ininterrupto, destinado à conquista do mercado e à expansão do segmento conquistado.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 39 No. 1 (1999): janeiro-março; 84-97RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 39 Núm. 1 (1999): janeiro-março; 84-97RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 39 n. 1 (1999): janeiro-março; 84-972178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888/36638Gonçalves, Ernesto LimaAché, Carlos Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:56:11Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37888Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:32.487419Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
title |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
spellingShingle |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado Gonçalves, Ernesto Lima Hospital administration hospital marketing Administração hospitalar marketing do hospital |
title_short |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
title_full |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
title_fullStr |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
title_full_unstemmed |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
title_sort |
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado |
author |
Gonçalves, Ernesto Lima |
author_facet |
Gonçalves, Ernesto Lima Aché, Carlos Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Aché, Carlos Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ernesto Lima Aché, Carlos Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospital administration hospital marketing Administração hospitalar marketing do hospital |
topic |
Hospital administration hospital marketing Administração hospitalar marketing do hospital |
description |
Different steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888/36638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 39 No. 1 (1999): janeiro-março; 84-97 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 39 Núm. 1 (1999): janeiro-março; 84-97 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 39 n. 1 (1999): janeiro-março; 84-97 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1798943137777844224 |