O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ernesto Lima
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Aché, Carlos Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888
Resumo: Different steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development.
id FGV-7_537ed4bf267ff45e4362b6e089e49f3c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37888
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercadoO hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercadoHospital administrationhospital marketingAdministração hospitalarmarketing do hospitalDifferent steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development.Os autores examinam os diferentes momentos que envolvem a preparação e a posterior atividade do hospital, que precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para que possa ser bem-sucedido. Na fase de planejamento, importa desenvolver adequada pesquisa de mercado, para delinear um projeto que responda às necessidades e às expectativas assistenciais. A seguir, deve ser desenvolvido o estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento, com base em elementos realistas, para não permitir falsas conclusões. Só então se passa ao desenvolvimento dos projetos arquitetônico, de instalações, organizacionais e de informática, chegando-se à construção do hospital. Já antes de sua inauguração, deve ter início o trabalho de divulgação, no seio do público-alvo, do novo empreendimento assistencial, marcando o começo de um esforço mercadológico ininterrupto, destinado à conquista do mercado e à expansão do segmento conquistado.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 39 No. 1 (1999): janeiro-março; 84-97RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 39 Núm. 1 (1999): janeiro-março; 84-97RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 39 n. 1 (1999): janeiro-março; 84-972178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888/36638Gonçalves, Ernesto LimaAché, Carlos Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:56:11Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37888Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:32.487419Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
title O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
spellingShingle O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
Gonçalves, Ernesto Lima
Hospital administration
hospital marketing
Administração hospitalar
marketing do hospital
title_short O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
title_full O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
title_fullStr O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
title_full_unstemmed O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
title_sort O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
author Gonçalves, Ernesto Lima
author_facet Gonçalves, Ernesto Lima
Aché, Carlos Augusto
author_role author
author2 Aché, Carlos Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ernesto Lima
Aché, Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Hospital administration
hospital marketing
Administração hospitalar
marketing do hospital
topic Hospital administration
hospital marketing
Administração hospitalar
marketing do hospital
description Different steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37888/36638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 39 No. 1 (1999): janeiro-março; 84-97
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 39 Núm. 1 (1999): janeiro-março; 84-97
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 39 n. 1 (1999): janeiro-março; 84-97
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943137777844224