QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Fábio de Souza
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034
Resumo: Business specialists have given full attention to the customers' needs and delighting them for the business success. On the other hand, very few practical and tested methodologies have been presented to the Brazilian managers. World-class companies have been applying regularly the Quality Function Deployment - QFD to satisfy successfully the customers' needs and improving sales and market share at same time. Besides, other benefits come up applying QFD method Iike reducing costs and the lead time spent on product development, more effective benchmarking processes, efficient team work, real concurrent development and better interfunctional communication. This paper ends up giving a conceptual explanation how QFD works and comments about its implementation.
id FGV-7_aa80680eb8dbe0c419f556d87c64192b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38034
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do clienteQFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do clienteQFD - Quality Function Deployment"customer voice"product and service developmentteam workcompetitive advantageprocessesinterfunctional communicationQFD - Desdobramento da Função Qualidade"voz do cliente"desenvolvimento de produtos e serviçostrabalho em equipevantagem competitivaprocessoscomunicação interfuncionalBusiness specialists have given full attention to the customers' needs and delighting them for the business success. On the other hand, very few practical and tested methodologies have been presented to the Brazilian managers. World-class companies have been applying regularly the Quality Function Deployment - QFD to satisfy successfully the customers' needs and improving sales and market share at same time. Besides, other benefits come up applying QFD method Iike reducing costs and the lead time spent on product development, more effective benchmarking processes, efficient team work, real concurrent development and better interfunctional communication. This paper ends up giving a conceptual explanation how QFD works and comments about its implementation.Muito tem se falado sobre a importância para a empresa de focar o cliente e atender às suas necessidades, porém pouco se fez para mostrar como chegar a isso de forma eficiente. Empresas de porte mundial têm usado o Desdobramento da Função Qualidade - QFD (do inglês Quality Function Deployment para atender aos seus clientes, com sucesso em vendas e market share. A aplicação do QFD traz ainda outros benefícios, como redução no tempo e custo de desenvolvimento de produtos, maior eficiência nos processos de benchmarking, trabalho em equipes, desenvolvimento simultâneo e melhora na comunicação interdepartamental. O artigo apresenta uma explicação conceitual do funcionamento do QFD e comentários sobre a implantação do método na empresa.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1997-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 37 No. 2 (1997): abril-junho; 47-55RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 37 Núm. 2 (1997): abril-junho; 47-55RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 37 n. 2 (1997): abril-junho; 47-552178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034/36783Abreu, Fábio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:59:18Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38034Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:59:18Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
title QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
spellingShingle QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
Abreu, Fábio de Souza
QFD - Quality Function Deployment
"customer voice"
product and service development
team work
competitive advantage
processes
interfunctional communication
QFD - Desdobramento da Função Qualidade
"voz do cliente"
desenvolvimento de produtos e serviços
trabalho em equipe
vantagem competitiva
processos
comunicação interfuncional
title_short QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
title_full QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
title_fullStr QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
title_full_unstemmed QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
title_sort QFD - Desdobramento da função qualidade - Estruturando a satisfação do cliente
author Abreu, Fábio de Souza
author_facet Abreu, Fábio de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Fábio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv QFD - Quality Function Deployment
"customer voice"
product and service development
team work
competitive advantage
processes
interfunctional communication
QFD - Desdobramento da Função Qualidade
"voz do cliente"
desenvolvimento de produtos e serviços
trabalho em equipe
vantagem competitiva
processos
comunicação interfuncional
topic QFD - Quality Function Deployment
"customer voice"
product and service development
team work
competitive advantage
processes
interfunctional communication
QFD - Desdobramento da Função Qualidade
"voz do cliente"
desenvolvimento de produtos e serviços
trabalho em equipe
vantagem competitiva
processos
comunicação interfuncional
description Business specialists have given full attention to the customers' needs and delighting them for the business success. On the other hand, very few practical and tested methodologies have been presented to the Brazilian managers. World-class companies have been applying regularly the Quality Function Deployment - QFD to satisfy successfully the customers' needs and improving sales and market share at same time. Besides, other benefits come up applying QFD method Iike reducing costs and the lead time spent on product development, more effective benchmarking processes, efficient team work, real concurrent development and better interfunctional communication. This paper ends up giving a conceptual explanation how QFD works and comments about its implementation.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38034/36783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 37 No. 2 (1997): abril-junho; 47-55
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 37 Núm. 2 (1997): abril-junho; 47-55
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 37 n. 2 (1997): abril-junho; 47-55
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160822104489984